10 passos para montar uma loja virtual de sucesso

Sobre o que estamos falando?

  • Custos de manutenção menores, atingir mais pessoas sem precisar de tanto dinheiro e vender a qualquer dia e horário são alguns dos benefícios das vendas online;
  • Para montar uma loja virtual é preciso seguir alguns passos, como regularizar o negócio, escolher uma boa plataforma e oferecer meios de pagamento online;
  • Conte com a Conta Azul Pro para gerenciar as suas vendas online e expandir mais ainda o negócio virtual! Do controle de estoque à contabilidade, monitore tudo com poucos cliques.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Economizar com funcionários, com as contas de água, luz, aluguel e ainda alcançar muitas pessoas sem precisar gastar tanto: vender pela internet dispensa grandes investimentos. Dessa forma, seja para quem ainda está começando no mercado ou já tem uma empresa, montar uma loja virtual é uma ótima alternativa para aumentar os ganhos. 

Mas não basta apenas divulgar os produtos nas redes sociais ou em um site. É preciso organizar as etapas de montagem de uma loja online para garantir que este negócio tenha realmente estrutura para crescer. 

Ao fazer isso, o empreendedor afasta problemas com as entregas e atendimento e mantém o estoque abastecido, só para citar algumas vantagens dessa organização inicial. 

Se você está pensando em vender online, mas não sabe como começar, está no conteúdo certo. Continue lendo e confira as 10 dicas para montar uma loja virtual de sucesso!

Vale a pena montar uma loja virtual? 

Sim, vale a pena montar uma loja virtual, por uma série de motivos, a começar pelo aumento das vendas online, que seguem em crescimento acelerado desde 2020.

Para você ter uma ideia, entre janeiro e junho de 2022, as pequenas e médias empresas registram um aumento nas vendas de 20%, em comparação com o mesmo período de 2021.

Esses dados são de uma pesquisa realizada pela Nuvemshop, empresa que oferece soluções de e-commerce para micro e pequenas empresas. 

Desse total, os segmentos que saíram na frente foram: moda, acessórios, saúde e beleza. Óculos de sol, perfumes e vestidos se destacam entre os produtos mais vendidos. 

Além do aumento das vendas online, montar uma loja virtual requer menos investimentos com estrutura física e funcionários. Isso porque, por meio de um site, é possível vender para o Brasil inteiro e até para o exterior

Outra vantagem de uma loja online é a possibilidade de vender a qualquer dia ou horário, sem se limitar ao horário comercial.

No entanto, não se monta uma loja virtual do dia para a noite. É necessário se organizar e seguir alguns passos para ter uma empresa online de sucesso. Veja quais são. 

Implemente esses 10 passos para o sucesso do seu negócio virtual

 

1. Analise a concorrência, o público e precifique corretamente

Na internet, a concorrência naturalmente acaba sendo maior. Por conta disso, não deixe de fazer uma boa pesquisa dos concorrentes, a fim de avaliar os aspectos positivos e negativos. 

O público também merece atenção: estude e converse com os futuros clientes. Veja também o que os seguidores da concorrência estão falando na internet. 

Por fim, faça uma precificação assertiva. Afinal, o preço é muito relevante no momento da compra. Se você tem dificuldades com essa parte, confira um conteúdo completo sobre o tema!

2. Regularize o negócio 

Toda loja virtual precisa ser regularizada. Portanto, consulte um contador para agilizar as questões mais burocráticas da abertura da empresa, como emissão de CNPJ e nota fiscal.

Mesmo que esteja apenas começando, se o seu sonho é expandir o negócio virtual, não deixe de regularizá-lo. Ao fazer isso, é mais fácil conseguir empréstimos e financiamentos junto às instituições financeiras. 

Outro ponto importante é que uma empresa regularizada passa credibilidade ao público. 

3. Escolha a plataforma ideal 

Uma boa plataforma para uma loja online precisa, necessariamente, considerar:

  • Um layout customizável, que permita personalizar a loja conforme a identidade visual do negócio;

  • Uma excelente experiência mobile, já que muitas pessoas acessarão a loja pelo celular. 

Para isso, pesquise bastante sobre as plataformas, consulte a opinião de outras pessoas que usam ou já usaram e faça teste grátis, sempre que possível. 

A Nuvemshop, o Shopify e a Loja integrada são plataformas que oferecem soluções para lojas virtuais e ainda podem ser integrada com a Conta Azul Pro. Entenda mais sobre as integrações. 

4. Crie a loja virtual

Agora chegou a hora de preparar a vitrine para os clientes: cadastre os produtos e confira mais de uma vez as informações. Vale também testar uma venda online, para confirmar se tudo está configurado corretamente.

Não se esqueça de fazer boas fotos. E, sempre que possível, inclua vídeos. Prepare boas descrições e deixe as informações mais importantes de fácil acesso. 

5. Ofereça pagamentos online

Não faz o menor sentido vender online e aceitar apenas dinheiro em espécie como pagamento.

O pagamento é uma das etapas mais importantes do processo de venda online. Nesse sentido, considere aceitar os mais diversos meios, como cartão de crédito, débito, Pix e boleto, para aqueles clientes que não se sentem à vontade em cadastrar o cartão. 

Vale ressaltar aqui dois pontos importantes:

  • Todas as informações relacionadas às formas de pagamento devem estar claras, tanto na própria loja virtual quanto nas redes sociais;

  • A escolha assertiva de uma ferramenta para auxiliar nos recebimentos. 

Se você está nessa etapa, aproveite para conhecer o Receba Fácil da Conta Azul, que agiliza os recebimentos por Pix Cobrança, Cartão de Crédito (via link) e Boleto.

O Receba Fácil pode ser integrado ao financeiro e contabilidade por meio da Conta Azul Pro, plataforma de gestão online para empresas. 

6. Gerencie o envio dos produtos

Tão importante quanto a venda é a entrega dos produtos. Afinal, essa etapa é crucial para fortalecer a confiança com os clientes. 

O empreendedor pode tanto ter entrega própria ou contar com empresas especializadas neste processo, que cuidam da retirada até o recebimento. Outra opção é oferecer a entrega com retirada no local físico, que pode ser uma excelente alternativa para quem reside na mesma região do negócio. 

Porém, independente da escolha, é necessário garantir o prazo, a integridade das mercadorias e um preço de frete justo. Aqui, também é importante desenvolver processos efetivos de trocas e devoluções, caso isso venha acontecer. 

7. Ofereça um bom atendimento

A dica mais importante: assim como você não deixaria a loja física sem atendimento, é preciso dar atenção a esse aspecto no mundo digital

Hoje, existem inúmeras ferramentas que ajudam a diminuir a distância entre a loja e o cliente, como o próprio WhatsApp Business. 

Para facilitar o processo de atendimento, os dados de contato como telefone, e-mail, horário de atendimento devem sempre estar em local de destaque na loja e também nas redes sociais.

Oferecer uma página de “Ajuda” ou “FAQ” com os principais questionamentos dos clientes (número de contato, formas de pagamento, entrega, etc) é uma boa maneira de mostrar que você estará por perto em todas as etapas da compra.

Por fim, invista em treinamentos sobre atendimento para os colaboradores. 

8. Otimize o site para buscadores

Apesar do Google não revelar exatamente como ordena os resultados de busca, existem boas práticas que o empreendedor pode implementar para melhorar o posicionamento da loja online. No entanto, os resultados no posicionamento orgânico (SEO) não acontecem do dia para a noite.

Trata-se de uma estratégia de muito potencial na qual se deve trabalhar de forma constante. Para aproveitar essa oportunidade, sugerimos:

  • Caprichar no nome e na descrição do produto

Ao bolar um nome do seu produto, evite inserir números de controle próprios (por exemplo, Blusa Cód. 345), pois isso nada diz sobre a real característica do mesmo. Pense em algo que não seja tão geral e muito menos muito específico. 

O ideal é nomear os produtos o mais próximo possível da forma como os usuários o buscam no Google. Portanto, procure produtos semelhantes ao seu nos buscadores, veja como a concorrência nomeia os próprios produtos. 

  • Obtenha links para a sua loja online

Assim como a referência de um amigo para um produto é valiosa, o famoso “boca a boca” também tem a versão online. Uma forma poderosa de melhorar o posicionamento do site é conseguir que outras páginas criem links que levem direto a sua loja. 

Uma boa maneira de conseguir links para sua loja é buscar referências em blogs do seu ramo de atuação e fazer uma proposta de um post comercial. 

  • Evite conteúdo duplicado

Elimine páginas iguais na loja e evite copiar descrições da concorrência ou de fabricantes. Lembre-se: quanto mais original e fácil de entender o conteúdo, maiores são as chances do site aparecer na primeira posição de busca. 

9. Planeje o marketing e divulgação 

A sua loja virtual não vai atrair clientes só por estar na rede: é indispensável contar com uma boa estratégia de marketing e divulgação

Portanto:

  • Crie e alimente os perfis nas redes sociais. Instagram e Facebook são as principais, no entanto, se o público for mais jovem, também vale apostar no TikTok;

  • Faça boas fotos dos produtos e capriche nas descrições;

  • Interaja com a audiência, respondendo mensagens e comentários, o que é fundamental para gerar o engajamento; 

  • Foque em um conteúdo relevante, indo além da promoção dos produtos. Quem tem uma loja de roupas, por exemplo, pode elaborar postagens com dicas e atualizações do mundo da moda;

  • Se você tiver dinheiro em caixa, aproveite para patrocinar as publicações. Caso anunciar nas redes sociais não seja a sua expertise, consulte um profissional de gestão de tráfego pago. 

10. Fique de olho nos números

A única forma de você realmente saber se está tendo lucro ou não é analisando os números das vendas. Para isso, é indispensável contar com alguma ferramenta de gestão capaz de emitir relatórios com períodos personalizados.

Afinal, com esses dados, você pode aperfeiçoar as suas estratégias de vendas, marketing e criar promoções mais direcionadas.

Conte com uma plataforma de gestão para alavancar sua loja virtual

Uma empresa seja  ou virtual -, que nasce com processos organizados, cresce com organização. Para isso, produtos de qualidade, redes sociais impecáveis e um atendimento excelente não são suficientes. 

É preciso ter uma boa gestão, desde as compras até o envio dos documentos à contabilidade. E tentar fazer todos esses processos de forma manual aumenta o risco de erros e de retrabalho.

Sem contar que o empreendedor ficará sem tempo para pensar naquilo que mais importa: as estratégias do negócio. 

Portanto, não se arrisque à toa: conte com a Conta Azul Pro, plataforma completa, online e simples, perfeita para qualquer empresa!

A Conta Azul Pro integra todos os setores da sua loja virtual e ainda pode ser integrada com plataformas que oferecem soluções para e-commerces, como o Shopify, Loja Integrada e Nuvemshop.

Com a CA Pro, é possível:

  • Monitorar o estoque e as vendas em tempo real. E também configurar notificações para ser alertado quando cada item chegar em sua quantidade mínima;

  • Emissão descomplicada de notas fiscais. Você também não precisa enviar malotes de documentos para o contador;

  • Conciliação automática fiscal e das vendas. Com essa funcionalidade, você não precisa conferir o extrato bancário para descobrir quem pagou o quê;

  • Integração com o App Conta Azul de Bolso, para acompanhamento das vendas, estoque e financeiro da sua loja;

  • Geração de relatórios detalhados e fáceis de entender. 

Pensa que acabou?

A Conta Azul Pro também pode ser integrada com o Receba Fácil, solução que agiliza os recebimentos via:

  • Pix Cobrança, que permite a geração de cobranças com data de vencimento, multas e descontos;

  • Cartão de Crédito, via link de pagamento;

  • Boleto, onde você paga apenas após a compensação.

Acelere o crescimento da sua loja virtual com a Conta Azul Pro: clique para testar grátis todas essas facilidades, sem compromisso! 

Leia mais 

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar