Sobre o que estamos falando?
-
A planilha de fluxo de caixa ajuda o empreendedor a organizar as movimentações financeiras
-
Os modelos mais utilizados pelos donos de negócio são o diário e o mensal;
-
Desenvolvemos um modelo de planilha de fluxo de caixa mensal e outro diário, totalmente gratuitos, para ajudar gestores como você. Siga a leitura para baixar o seu!
Você já pagou multas porque esqueceu de pagar uma conta da empresa? Se perdeu no extrato bancário? Ou então, cobrou o cliente errado e ficou numa saia justa? Se sim, uma planilha de fluxo de caixa pode ajudar.
Afinal, esses desafios são comuns em empresas onde o financeiro não está muito organizado. Porém, colocar ordem neste setor não é tão simples assim. Muitas vezes o gestor e/ou dono do negócio é o responsável por diversas atividades, que vão desde fazer as compras até atender os clientes.
Uma planilha de fluxo de caixa facilita a organização financeira empresarial. Com este documento, é possível separar os lançamentos, o que agiliza bastante o próximo passo: contratar uma boa plataforma de gestão.
Continue lendo para entender melhor como as nossas planilhas de fluxo de caixa diário e mensal Excel prontas grátis podem ajudar no seu dia a dia. Baixe o seu modelo grátis!
Confira os tópicos:
-
Importância das planilhas de controle de caixa diário e mensal
-
Planilha de fluxo de caixa diário Excel pronta: baixe grátis
-
Planilha de fluxo de caixa: 4 sinais de que está na hora de ir além
-
Como migrar da planilha de fluxo de caixa para um sistema de gestão?
O que é uma planilha de fluxo de caixa?
A planilha de fluxo de caixa mensal ou diária é um documento feito em Excel onde constam as entradas e saídas de dinheiro de uma empresa. Nela, deve-se inserir tudo o que for movimentado — ou seja, as receitas e os custos fixos e variáveis.
Esse controle é importante porque o fluxo de caixa é um processo em que o gestor e/ou dono do negócio acompanha as entradas e saídas de capital da empresa.
Porém, não se trata de um mero controle do saldo bancário. Isso porque o fluxo de caixa inclui a projeção (de vendas e contas a pagar e receber) para os meses seguintes.
A partir disso, é possível antecipar a necessidade futura de algum investimento e pensar em um caminho assertivo para colocá-lo em prática.
O objetivo principal da planilha de fluxo de caixa diária ou para qualquer período é justamente auxiliar nestes cálculos e facilitar o acompanhamento do saldo operacional do negócio.
Vídeo: Fluxo de caixa, entenda e domine
Confira no vídeo o resumo do que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar você no dia a dia de sua empresa.
Tipos de fluxo de caixa
O seu produto ou serviço pode ser o melhor do mercado, mas, sem saúde financeira, o negócio não irá prosperar.
E para manter o financeiro da empresa equilibrado, é importante conhecer os tipos de fluxo de caixa. Os principais são:
-
Operacional, que auxilia na gestão das entradas e saídas relacionadas à operação do seu negócio;
-
Direto, que considera as receitas e despesas em seus valores brutos, ou seja, sem os descontos devidos;
-
Indireto, baseado na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
-
Projetado, sendo uma estimativa da condição financeira da empresa;
-
Livre, que contém o saldo positivo da empresa, após o pagamento de todas as suas obrigações;
-
Descontado, que propõe uma estimativa da situação financeira da empresa, considerando alguns descontos e os riscos para possíveis investidores;
-
Para investimentos, que analisa se aqueles realizados na empresa estão ou não trazendo retorno.
Todos esses tipos podem ser aplicados ao fluxo de caixa mensal, diário ou anual — conforme a sua necessidade. Para otimizar esse processo e descomplicar sua gestão financeira empresarial, você pode usar o modelo de planilha de fluxo de caixa gratuito que disponibilizamos ou um sistema ERP online.
Importância das planilhas de controle de caixa diário e mensal
Quando se está começando a controlar o fluxo de caixa, a planilha ajuda o empreendedor a dar os primeiros passos na gestão financeira da empresa.
Afinal, com ela, é possível acompanhar com mais clareza as contas a pagar e a receber e controlar prazos de pagamento e recebimento. Além disso, realizar projeções financeiras, que podem ajudar nas tomadas de decisões futuras ao fazer o controle financeiro empresarial.
Assim, as finanças ficam mais organizadas e você sabe de onde vem - e para onde vão - todos os valores. Para isso, é importante que os dados sejam atualizados no mínimo diária ou mensalmente, para não se perder nos recebimentos e nas saídas.
Planilha de fluxo de caixa diário Excel pronta: baixe grátis
Se na sua empresa ocorrem muitas transações, o ideal é realizar o controle com esta planilha de fluxo de caixa diário. Isso é fundamental para acompanhar a real situação financeira da empresa.
Uma dica é somar os valores de transações semelhantes antes de inserir a informação no documento. Assim, a planilha de fluxo de caixa diário Excel não fica muito longa e complexa, o que pode dificultar a visualização e interpretação dos dados.
Clique no banner abaixo e preencha o formulário para baixar a nossa planilha de fluxo de caixa diário Excel pronta grátis:
Planilha de fluxo de caixa mensal: download gratuito
O fluxo de caixa mensal traz informações que permitem ao gestor gerar outros documentos financeiros importantes, como o balanço patrimonial e a demonstração de resultados.
O nosso modelo de planilha de fluxo de caixa mensal é muito indicado para empresas com volume de vendas menores por dia, como no caso das consultorias e desenvolvedoras de sistemas. Contudo, trata-se de um recurso importante para todos os negócios.
Afinal, por meio dela, você consegue ter uma visão geral do que aconteceu durante o mês, facilitando a tomada de decisões e até mesmo a previsibilidade financeira para o mês seguinte.
Baixe nossa planilha de fluxo de caixa mensal Excel pronta grátis:
Planilha de fluxo de caixa: 4 sinais de que está na hora de ir além
Quer aprender como fazer fluxo de caixa mensal ou diário com mais eficiência? Pois saiba que, embora a planilha ajude muito o empreendedor, à medida que a empresa cresce, outras estratégias de controle precisam ser adotadas.
Veja alguns sinais de que é preciso dar um passo à frente no que diz respeito à gestão financeira:
1. Gastando tempo demais
Está demorando muito para realizar uma tarefa no financeiro? Se alguma atividade consome mais de 60 minutos do dia, eis um forte indicativo de que a ferramenta que você está usando precisa ser substituída.
2. Poucas mãos para o operacional
Em empresas menores, geralmente o empreendedor desempenha muitas atividades. E, quanto mais tempo a atualização da planilha levar, menos atenção ele poderá dar a outras tarefas importantes.
3. Baixa produtividade
Quanto mais tempo os funcionários gastam em uma tarefa operacional, menos disponíveis estão para contribuir com outras atividades essenciais para a empresa. Se isso está acontecendo, é importante repensar a ferramenta que você usa!
4. Erros no controle do caixa
Quando os erros no fluxo acontecem mais de três vezes por ano, ou mais vezes por mês, é hora de rever o controle. Isso ocorre porque, quanto menos automatizada for uma tarefa, mais chances há de que alguma falha seja cometida no registro dos valores.
Como migrar da planilha de fluxo de caixa para um sistema de gestão?
O processo de migração da planilha para um sistema de gestão (ERP) é muito importante para a sua organização financeira. Porém, quando os dados estão devidamente organizados, fica muito simples fazer essa transição e os riscos de erros são menores.
Acompanhe o passo a passo:
-
Comece analisando a situação atual do setor financeiro da empresa, identificando, principalmente, quais são os processos que levam mais tempo;
-
Depois, considere quanto pode investir, em termos de dinheiro e tempo, em um sistema de gestão integrada (ERP online);
-
Inicie a busca por fornecedores, sempre considerando a realidade da empresa. Lembre-se que o melhor sistema ERP será aquele que atender a todas as suas necessidades;
-
Verifique como funciona o suporte do fornecedor. Afinal, mesmo após a implantação, dúvidas podem aparecer e, quando não resolvidas a tempo, podem prejudicar o dia a dia do negócio;
-
Analise também como é o treinamento oferecido pelo fornecedor, pois a equipe precisa estar bem preparada para operar o sistema de gestão financeira.
Por fim, prepare uma cópia de todos os dados do financeiro da empresa. Eles devem ficar guardados até que a migração seja finalizada.
Saiba, no entanto, que uma planilha de fluxo de caixa diário ou mensal é só o começo. Para ter uma gestão financeira de empresas robusta, inteligente e otimizada, você precisa dar um passo a mais.
Esse avanço é contar com o controle financeiro online. Para você entender melhor esse processo, desenvolvemos um material com os principais benefícios de monitorar o financeiro com apoio da tecnologia. Clique aqui e confira agora!