[Modelo] Diagnóstico para pequenas empresas

Confira um modelo de diagnóstico empresarial

Que tal parar um pouco e pensar no seu negócio? Como empreendedor, você nem precisaria ser convidado para essa reflexão, mas a gente sabe que muitas vezes a falta de tempo em pequenas empresas acaba adiando autoavaliações como essa. Se esse é o caso, um modelo de diagnóstico empresarial rápido de aplicar pode ajudar você.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

Por que realizar um diagnóstico empresarial

Ao iniciar as atividades, o gestor elabora uma estratégia em seu planejamento do negócio. Mas ao longo dessa jornada empreendedora, é preciso revisitar e adequar esse plano. A razão é simples de entender: nem tudo acontece conforme o previsto.

Ainda que execute à risca e com bons resultados as ações que planejou, uma empresa está sujeita a variáveis externas difíceis de controlar. A crise é sempre exemplo. Por mais que o empreendedor espere por um cenário adverso, raramente se prepara para longos períodos de retração econômica, aumento na inflação e queda no consumo, que resultam em maiores gastos e menores receitas.

Mas o instrumento não é válido apenas para momentos negativos. Se o diagnóstico empresarial revelar resultados satisfatórios, abre-se o caminho para a tomada de decisões importantes, cujo objetivo será o crescimento e expansão dos negócios.

Não se pode negar, contudo, que garantir a sobrevivência da empresa é uma das principais razões para realizar uma avaliação desse tipo. Se ela é feita com certa frequência, aumentam as chances de problemas graves serem identificados de forma precoce. E tal qual acontece quando uma doença é detectada, quanto antes isso ocorrer, maior é a probabilidade de o tratamento dar certo.

Entre os potenciais problemas de gestão, um diagnóstico empresarial pode revelar que:

  • O faturamento vai bem, mas o lucro, não
  • Falhas nos processos comprometem a produtividade
  • As ações de pós-venda e fidelização são insuficientes
  • Há perda de mercado para a concorrência
  • Os gastos estão próximos ou até superando as despesas
  • Há uma rotatividade muito alta entre os colaboradores
  • Pedidos de orçamentos não são respondidos
  • Há desorganização e perdas no estoque
  • Máquinas e equipamentos encontram-se defasados

Esses são só alguns exemplos de situações evidenciadas a partir de um diagnóstico e que demandam ajustes e correções. Ao aplicar o método na sua empresa, tenha a certeza de que, para cada erro identificado, há pelo menos uma causa e uma solução.

Como fazer o diagnóstico na empresa

As ferramentas úteis para o diagnóstico empresarial são diversas. Uma delas você certamente já usa no dia a dia. Estamos falando do fluxo de caixa, que se bem elaborado pode dizer muito sobre a saúde financeira do negócio, indicando, por exemplo, se é hora de realizar investimentos ou de buscar empréstimo para quitar débitos.

Um brainstorming (tempestade de ideias) com sua equipe também pode ser útil não apenas para identificar oportunidades de melhorias, como descobrir novas soluções para os problemas. Diferentes técnicas podem ser utilizadas para fomentar o debate entre os colaboradores.

Uma boa forma de diagnosticar o potencial da empresa perante o mercado se dá através da Análise SWOT, que em português foi rebatizada como FOFA, sigla para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. A ideia central é identificar os pontos fortes e fracos do negócio, propondo melhorias e qualificando processos para tornar-se mais competitivo.

Outra opção, a partir dos problemas identificados, é estabelecer uma ordem de resposta a eles. Qual é o mais urgente? E o mais grave? A Matriz GUT e outras ferramentas de priorização de tarefas ajudam nesse sentido.

Perceba com esses exemplos que metodologias não faltam, com dinâmicas e complexidades diferentes. Se preferir, pode elaborar o próprio diagnóstico, ou seja, fazer a si mesmo perguntas de avaliação sobre o passado, o presente e o futuro da empresa. Para chegar até aqui, ocorreu tudo dentro do planejado? Estou onde quero, motivado e feliz com os resultados? No longo prazo, o que espero? São exemplos de questões dentro da reflexão proposta.

Embora qualquer movimento de diagnóstico seja melhor do que nenhum, essa é uma forma subjetiva de buscar soluções, já que exigirá respostas imparciais e não contará com uma visão de fora, nem mesmo para a proposição de um questionário padrão. Se a sua intenção for essa, o modelo de diagnóstico empresarial a seguir será bastante útil.

Modelo de diagnóstico empresarial

No livro Business Diagnostics, os autores Rich Mimick, Mike Thompson e Terry Rachwalski propõe que o diagnóstico empresarial seja focado em 12 áreas principais. São elas:

  1. Ambiente externo
  2. Concorrentes
  3. Saúde financeira
  4. Posição no mercado
  5. Atração de clientes
  6. Operações
  7. Situação dos funcionários
  8. Tecnologia
  9. Foco estratégico
  10. Liderança
  11. Partes interessadas
  12. Inovação

A ideia de um modelo de diagnóstico empresarial, na avaliação dos autores, se justifica porque donos de pequenos negócios raramente têm tempo e disposição para participarem de cursos e buscarem atualização em competências de gestão.

A obra, bastante popular entre empreendedores americanos, se completa com uma ferramenta de diagnóstico online que fornece uma avaliação rápida do negócio. Trata-se de um teste, no qual é preciso qualificar a empresa de acordo com indicadores de desempenho.

A ferramenta está disponível apenas na língua inglesa, o que exige certo domínio do idioma para compreender os resultados. Mas não desanime: com base nas 12 premissas elencadas no livro Business Diagnostics, desenvolvemos um modelo de diagnóstico empresarial fácil, intuitivo e bastante rápido de aplicar.

Funciona assim: para cada uma das áreas, há uma afirmação que corresponde à realidade da empresa. Você deve responder se concorda ou discorda dela, atribuindo notas que vão de 1 a 7 - quanto mais alta a nota, maior é a sua concordância.

Complete o diagnóstico abaixo.

 

Não deixe o diagnóstico para depois

Abordamos neste artigo a importância de um diagnóstico empresarial para identificar em que momento o seu negócio se encontra. Esperamos que tenha ficado clara a necessidade de realizar essa avaliação, pois sem conhecer a realidade fica difícil definir estratégias.

Aproveite as dicas deste artigo, procure mais informações sobre as metodologias sugeridas, aplique o modelo em sua empresa e busque soluções. Tenha certeza de que, independentemente do cenário, há maior chance de sucesso no seu enfrentamento quando há planejamento, organização e acesso a informações sobre seu próprio negócio.

Se você também tem uma dica sobre diagnóstico em empresas, deixe seu comentário!

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>