Marketing

Modelo de planejamento de marketing

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 2 mins de leitura

Modelo de planejamento de marketing

Você está buscando um modelo de planejamento de marketing para sua empresa? Trouxemos para você neste artigo um modelo pronto para download grátis. Confira:

Como fazer um planejamento de marketing?

O planejamento de marketing de uma empresa possui sete pilares básicos, são eles:

1. Informações da empresa

Local, razão social, histórico, processo de desenvolvimento da marca da empresa etc. O planejamento de marketing sempre devem representar a marca e o conceito da empresa.

2. Produtos e serviços

QuaIs são os diferenciais do serviço? Quais são seus pontos positivos e negativos? Qual mercado que atende e em qual perfil de consumidor ele atua? Caso for um produto, pense na embalagem – é apropriada? Possuiu custos elevados para o produto? Há sazonalidade?

3. Mercado

Como ele se comporta frente ao mercado? Frente ao preço? Frente ao produto? As reações que ocorrem com as mudanças do produto ou do serviço. Onde esse mercado esta? Onde está quem os consome? E quem os fornece?

4. Consumidor

Reações com as modificações, quantidade, preço, prazo de entrega, mudanças na embalagem e qual o potencial do consumo? Renda, ele está disposto a pagar mais? Daria para aumenta o valor?

5. Preço

Pense tanto no seu preço quanto o do concorrente. É possível fazer alguma ação promocional? Com atribuição de valor ao produto, seria possível mexer no preço? O mercado está disposto a absorver?

6. Concorrência

Avalie o preço, produto, diferencial, vantagens que eles apresentam, porque o consumidor gosta dela?

7. Bônus

Quais são as ações de marketing possíveis para divulgar seu serviço ou produto? Ações que agreguem valor ao produto e serviço, mas ao cliente, benefícios que possam ser atribuídos afins de conquistar a confiança do cliente e assim o conquistar por completo.

Espero que as nossas dicas tenham ajudado a sua empresa a montar um planejamento estratégico de marketing eficaz. Até o próximo artigo!

Leia também