Gestão de Pessoas

Baixe grátis um modelo de organograma empresarial

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 3 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Um organograma empresarial é importante para definir a hierarquia dentro de uma empresa;
  • Por meio dele, fica claro quais são os cargos dos colaboradores e quem responde a quem;
  • Para ajudar você nessa missão, disponibilizamos um modelo de organograma empresarial para download gratuito.

Experimente grátis a Conta Azul!

A gestão de pessoas pode ser um assunto complicado para quem tem muito conhecimento em finanças e administração, mas pouca experiência em organizar os recursos humanos de uma empresa.

Fazer um organograma empresarial é o primeiro passo para estruturar esse setor. Com ele, você deixa claro quais são os níveis hierárquicos e responsabilidades de cada colaborador dentro da empresa.

Siga a leitura para entender o que é essa representação gráfica e como fazer um do zero. Também disponibilizamos um modelo de organograma empresarial pronto, para ajudar você nessa missão. Tenha uma boa leitura!

Imagem mostra pessoa de roupa social tocando em uma tela que contém um organograma empresarial

O que é organograma empresarial

A quem os funcionários devem reportar suas dificuldades, preocupações e a quem eles devem prestar conta em relação aos seus afazes profissionais? Um organograma empresarial define os níveis hierárquicos dos colaboradores, organizando quem responde à quem dentro da organização.

Representado de maneira gráfica, o organograma mostra a disposição de cargos de uma forma clara e objetiva. Quem fica nas caixas mais baixas, está no nível mais baixo hierarquicamente e, por consequência, quem assume os níveis mais altos está mais acima no gráfico.

Como montar um organograma empresarial

Todo organograma é montado com caixas, e cada caixa é composta pelos cargos da empresa. Lembre-se que um organograma nunca representa pessoas, mas sim cargos. Ou seja, mesmos se houver dez pessoas na sua equipe de vendas, apenas uma caixa representará todos estes cargos de vendas. Já as linhas no organograma representam e separam os níveis hierárquicos dentro da empresa. 

Vamos a um passo a passo de como fazer o organograma de uma empresa:

1º Passo: Separe as funções exercidas por todos os funcionários da sua empresa;

2º Passo: Indique quem está no comando de cada equipe. Separar os níveis hierárquicos por cor pode facilitar a visualização dos dados de seu organograma.

3º Passo: Oficialize este documento dentro da sua empresa junto ao setor administrativo e seus funcionários. Se possível, imprima o modelo de organograma empresarial e deixe colado em um local visível para seus gerentes e funcionários. Lembre-se de destacar para sua equipe que este modelo não é uma ferramenta para controlar e amarrar a empresa, mas sim para fortalecer a gestão de pessoas e o fluxo dos processos dentro da sua organização.

Baixe grátis um modelo de organograma empresarial

Para ajudar você a estruturar os cargos da sua empresa, criamos esse modelo de organograma empresarial para download grátis.

Para ter acesso ao material, basta clicar na imagem abaixo e preencher o formulário.

banner com link para download de modelo de organograma empresarial

Leia também