Gestão do Negócio

Entenda o que são a missão, a visão e os valores de uma empresa

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 01/12/2023 | 8 mins de leitura | ← voltar

missao, visao e valores: como definir

Conhecer bem a empresa é indispensável para conduzir adequadamente a gestão do negócio, garantindo a coerência e a sintonia de todas as ações corporativas. É por esta razão que o primeiro passo a ser dado no início de qualquer empreendimento é a criação de uma personalidade corporativa na qual fiquem claros a missão, a visão e os valores, quer dizer, quais são seus objetivos e em que acredita. Esses elementos correspondem a um conjunto de características e crenças com as quais a organização se identifica e a diferencia dos concorrentes, tornando-se, portanto, sua característica marcante.

 

A identidade de uma empresa apresenta duas perspectivas que podem servir como referência para sua compreensão: a cultura e a filosofia corporativa. A primeira está relacionada ao conjunto de normas, valores e referências de conduta compartilhados pelos colaboradores. Esses aspectos são geralmente influenciados pela personalidade do fundador, de pessoas-chave e dos funcionários, como também pela própria evolução e história do negócio, considerando seus êxitos e fracassos.

Paralelamente, temos a filosofia corporativa e a ela dedicamos maior atenção nesse artigo. Assim como uma pessoa vivendo em sociedade tem seus ideais, um empreendimento também precisa ter os seus. No caso empresarial, isso é representado pela missão, visão e valores, considerados os pilares de sustentação dos planejamentos realizados pela organização. Eles são importantes para todos, independentemente de seu porte, e defini-los permite uma liderança maior, além de garantir a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Como definir a missão, a visão e os valores de uma empresa

Para você entender melhor esses conceitos, vamos explicar detalhadamente cada um deles e mostrar, passo a passo, como estruturá-los. Confira!

Missão

A missão especifica o motivo de a organização existir, ou seja, qual o papel que ela desempenha na sociedade e nos negócios. Deve identificar de forma objetiva todas as propostas de valor que o empreendimento pode entregar e, por isso, não costuma ser das tarefas mais fáceis de fazer. Essa informação permite estabelecer políticas, desenvolver estratégias e concentrar recursos onde for mais adequado, de modo que a administração corporativa seja mais eficiente na direção de seus objetivos.

Em outras palavras, a missão está diretamente ligada às metas (aonde se quer chegar) e aos motivos para os quais foi criada. Na hora de elaborá-la, tenha em mente as seguintes questões:

  • O que a empresa deve fazer?
  • Para quem deve fazer?
  • Por que deve fazer?
  • Como deve fazer?
  • Onde deve fazer?
  • Qual é a responsabilidade social?

É importante ressaltar que você não precisa responder a todos os tópicos e na ordem apresentada. Tudo vai depender do que considerar mais apropriado. Além disso, a missão precisa ser flexível para acompanhar as mudanças que acontecem naturalmente na sociedade. Observe como grandes companhias estabeleceram suas missões:

Mercedes:

“Nossa missão é ser reconhecida como a maior fabricante e fornecedora mundial de veículos comerciais, automóveis, agregados, componentes e serviços. Trabalhamos para nos manter como a fornecedora número 1 de uma linha completa de veículos comerciais de alta qualidade e de serviços relacionados que excedam as expectativas do cliente. Buscamos continuamente aperfeiçoar nosso negócio de automóveis, fornecendo veículos de alta performance e confiabilidade.”

Coca Cola:

“Refrescar o mundo — em corpo, mente e espírito,

Inspirar momentos de otimismo — por meio de nossas marcas e ações,

Criar valor e fazer a diferença — onde estivermos e em tudo o que fizermos.”

Google:

“A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.”

Visão

A visão representa os objetivos em longo prazo. Nela é indicado onde a organização quer estar em alguns anos. É importante, desta forma, que você deixe claro tanto a aspiração quanto a inspiração corporativa. Complicou? Calma, vamos explicar melhor. A aspiração corresponde àquilo que sua empresa deseja alcançar, são os objetivos de forma mais direta. A inspiração, por outro lado, está relacionada a mostrar para as pessoas, seu público-alvo, por que aquilo que você almeja é tão importante a ponto de servir como inspiração para elas também.

Mas como definir, então, a visão de um empreendimento? Confira o roteiro a seguir que pode orientá-lo nessa tarefa:

  • O que a empresa quer se tornar?
  • Onde estará daqui a um tempo?
  • O que ela será?
  • Em que direção deve apontar meus esforços?
  • O que está ajudando a construir?
  • Os recursos investidos estão levando a empresa para onde?

A seguir, reunimos a visão da Unilever, PepsiCo e Embraer para ilustrar:

Unilever:

“Queremos ser uma companhia capaz de entregar aos seus consumidores produtos que promovam a melhoria dos padrões de vida. Trabalhamos para criar um futuro melhor todos os dias. Ajudamos as pessoas a se sentirem bem, bonitas e a aproveitar mais a vida com marcas e serviços que são bons para elas e para os outros. Vamos inspirar as pessoas a adotar pequenas atitudes diárias, que, somadas, podem fazer uma grande diferença para o mundo. Vamos desenvolver novas formas de fazer negócios que nos permitirão dobrar o tamanho da nossa companhia ao mesmo tempo em que reduzimos nosso impacto ambiental.”

PepsiCo:

“A responsabilidade da PepsiCo é melhorar continuamente os aspectos ambientais, sociais e econômicos das comunidades onde operamos, criando um amanhã melhor que hoje. Colocamos a nossa visão em prática por meio de programas e foco em gestão ambiental, atividades que beneficiam a sociedade e compromisso de construir valor para o acionista ao fazer da PepsiCo uma empresa verdadeiramente sustentável.”

Embraer:

“A Embraer continuará a se consolidar como uma das principais forças globais dos mercados aeronáutico e de defesa e segurança, sendo líder nos seus segmentos de atuação e reconhecida pelos níveis de excelência em sua ação empresarial.”

 

Valores

Os valores correspondem aos princípios e crenças que regem o comportamento da empresa enquanto trabalham para cumprir sua visão. São “leis” que ditam o que pode ou não ser feito durante o trabalho e definem a personalidade e a singularidade corporativa. No início, é possível que o empreendimento tenha os mesmos valores que o dono, mas, com o tempo, é normal que tome um direcionamento próprio, divergindo em alguns aspectos.

Tratam-se, portanto, de limitações éticas que seu negócio defende e pode ser representada por palavras que expressam qualidades, como compromisso, ética, confiabilidade e inovação. São guias ou critérios que orientam comportamentos, decisões e atitudes de qualquer pessoa que esteja em pleno exercício da sua função.

Para estabelecê-los, você pode considerar os seguintes aspectos:

  • Como os empregados devem se portar individualmente?
  • Como os colaboradores se relacionam entre si e com os clientes?
  • Como os clientes são tratados?
  • Como são feitos os negócios?
  • Como é a relação com a comunidade? E qual a responsabilidade frente a ela?
  • Que valores, crenças ou princípios são importantes para o que a empresa faz, para o público-alvo e para alcançar os objetivos estabelecidos?

Você pode verificar como a Tim, a Apple e a Arcor responderam a essas questões:

Tim:

“Cuidar do cliente, transparência, inovação, comprometimento e agilidade.”

Apple:

“Meio ambiente, responsabilidade dos fornecedores, inclusão e diversidade, acessibilidade, privacidade e educação.”

Arcor:

“Integridade, cultura interna de empreendedores, aproximação e compromisso com a cadeia de valor, vida equilibrada e diversidade.”

ContaAzul:

“Somos nível mundial, Entregamos experiência UAU, O caminho pode ser divertido, Somos um time.”

Qual é a missão e visão de sua empresa?

Ter uma filosofia corporativa definida é um passo importante para o crescimento corporativo e a construção de uma imagem diante da sociedade. Se você ainda não definiu a do seu empreendimento, reserve já um tempinho e pense no assunto. Isso dará o direcionamento certo para o sucesso! E se surgirem dúvidas no seu planejamento, entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudá-lo.

 

Leia também