Marketing

Marketing para MPE: como anunciar online e offline?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 4 mins de leitura

Marketing para PMEs: como anunciar online e offline?

Muita gente quer empreender, mas muitos não sabem que uma boa ideia e capital em mãos não são tudo para construir o sucesso do negócio. É preciso saber comunicar os valores e diferenciais da empresa, mostrar aos possíveis clientes a que você veio e porque vale a pena usar o seu serviço e não o da concorrência.

Mas como fazer isso? Divulgando sua marca com estratégias de marketing adequadas às PMEs.

Nem sempre o pequeno empreendedor conhece conceitos sobre marketing. Se você está nesse time, temos uma boa notícia: promover seus serviços, tanto na internet como fora dela, pode ser barato, fácil e bem eficiente.

Para ajudá-lo, preparamos uma lista com cinco tipos de anúncios que você deve usar, online ou offline, e como eles podem impactar positivamente suas vendas. Com um orçamento controlado, você vai ver os resultados.

Confira abaixo:

Divulgação na internet

Anúncios no Facebook

O Facebook possui atualmente mais de um bilhão de usuários ativos e é, seguramente, a maior rede social do mundo. Isso significa que você dispõe de uma base muito grande de possíveis clientes se souber usar as ferramentas de criação de anúncios, o Facebook Ads.

Através do Facebook Ads você pode criar anúncios segmentados de acordo com o seu público, determinando sexo, faixa de idade, local e até interesses em comum. Apesar de ser uma ferramenta de anúncio, o Facebook Ads funciona melhor para a geração de likes e propagação de conteúdo. Assim, é fundamental montar uma estratégia mais completa de marketing ao seu utilizar a ferramenta.

Posicionamento em pesquisas orgânicas

Estar no topo das buscas do Google, Bing e até Yahoo! nas palavras-chave relevantes para o seu negócio é importante para captar novos clientes. O problema é que, para chegar ao topo, as estratégias de SEO são lentas e demoradas, além de competitivas.

Por outro lado, todos esses serviços permitem que você pague por anúncios que colocarão seu site no topo das pesquisas. Para que essa estratégia seja bem-sucedida você precisa acertar na escolha das palavras-chave e no lance que está disposto a pagar. O objetivo aqui é gerar mais vendas através de uma landing page ou mesmo um link direto até o seu site.

Divulgação local

Parcerias com outras empresas

Fazer parcerias com outras empresas é um bom indício de que as coisas começam a dar certo para o seu negócio. Isso ocorre porque, em geral, esse tipo de acordo precisa ser vantajoso para os dois lados.

Encontre empresas que ofereçam serviços que complementem o seu e convide-as para oferecer uma solução mais completa aos clientes. Ainda que você tenha que dividir sua margem, é provável que o aumento no número de clientes compense e que a estratégia se torne lucrativa rapidamente.

Tenha cuidado apenas em criar um acordo saudável e que seja possível rompê-lo de maneira amigável caso uma das partes não esteja mais interessada.

Anúncios através de clientes satisfeitos

Poucas estratégias de marketing são tão eficientes quanto clientes satisfeitos falando bem dos seus produtos ou serviços. Isso se deve ao nível de confiança entre as pessoas: um amigo seu, por exemplo, não dará uma dica errada sobre uma empresa para você. O segredo aqui é como incentivar esse tipo de anúncio sem romper a relação com o seu cliente.

Uma boa estratégia é criar um plano de fidelização para os seus clientes que incentive que eles tragam novos clientes oferecendo descontos ou prêmios. Com o tempo, você criará uma rede de indicações que ajudará sua empresa a manter um bom número de clientes fiéis.

Faça a conexão entre offline e online

Muitas vezes sua estratégia de marketing online precisa estar alinhada com sua estratégia offline. Isso significa que uma ação pode começar fora da internet mas levar o usuário para o seu site. Para isso, há várias tecnologias para ajudá-lo, como QRCode, SMSs, NFCs e outras. Tirar proveito dessas ferramentas para criar uma estratégia mais completa pode ser o segredo para o marketing de pequenas e médias empresas alcançar o número esperado de clientes. Levando, assim, o negócio ao sucesso tão desejado.

Além disso, você pode oferecer benefícios para quem acompanha sua empresa nas redes sociais, oferecendo descontos especiais. 

Saiba mais sobre como a ContaAzul realiza esse tipo de ação.

Qual dos anúncios você já usa? Conta pra gente ali nos comentários!

 

 

Leia também