Marketing

Marketing para empreendedores: por onde começar?

Gabriel Manes Gabriel Manes | Atualizado em: 26/01/2024 | 10 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Entender os conceitos de marketing para empreendedores é fundamental para o crescimento dos negócios; 

  • Afinal, o gestor precisa saber o básico de cada assunto para poder administrar e avaliar o desempenho da empresa;

  • Para ajudar o dono do negócio a estruturar o marketing da empresa, preparamos algumas dicas que vão impactar positivamente os seus resultados. Confira!

Experimente grátis a Conta Azul!

Para que uma empresa possa crescer e se desenvolver, todo dono de negócio deve entender sobre marketing para empreendedores. Mesmo que não seja sua área, montar estratégias eficientes para divulgar os produtos e serviços é essencial para alcançar o sucesso.

Pense em um Maestro. Ele não precisa, necessariamente, saber tocar todos os instrumentos. No entanto, sem conhecer o mínimo sobre o funcionamento de cada um, não terá como coordenar a orquestra. 

Da mesma forma, o empreendedor deve compreender tudo que engloba o marketing do negócio, a gestão financeira, os processos administrativos e operacionais. 

Para ajudar você na estruturação do setor de marketing da sua empresa, preparamos dicas e conceitos básicos sobre o assunto. Continue a leitura para saber mais!

Duas mulheres escrevem em post its colados em quatro folhas de papel distribuídas em cima e uma mesa

Marketing para empreendedores: por que é importante?

Quem não é visto, não é lembrado. O marketing para empreendedores é essencial se você deseja que seu negócio prospere. Ele é o alicerce fundamental para que o público e potenciais clientes conheçam sua empresa. Afinal, se as pessoas não souberem que sua marca existe, como poderão sequer considerar comprar dela?

O marketing é, portanto, indispensável para o sucesso de qualquer negócio. É um pilar que se une ao controle financeiro, ao setor de operações e a outros aspectos, mantendo a empresa em pleno funcionamento.

Perguntas essenciais para quem está começando no marketing para empresas

Existem certas estratégias de marketing para empreendedores que você deve entender para controlar esse setor de maneira assertiva. Isso significa aproveitar da melhor forma os seus recursos para conquistar os resultados esperados.

Para isso, vamos responder algumas perguntas importantes, que servirão, inclusive, para começar no marketing digital do zero. Confira: 

Com quem você está falando? 

Identificar o público-alvo e as personas são os primeiros passos, principalmente para o  marketing digital para empresas.

O primeiro conceito (público-alvo) se refere aos grupos que o seu negócio atinge: gênero, faixa etária, classe social, gostos e regiões. Esses aspectos são importantes para identificar quais recursos você vai precisar e onde deve investir para atrair mais pessoas e oferecer um atendimento personalizado. 

O segundo (persona) é a personificação dos clientes. Você cria personagens que representam essas pessoas e suas características, como nome, idade, estado civil e preferências. 

O que eles querem?

Quando você sabe quem são essas pessoas, fica mais fácil alcançá-las. E não estamos falando apenas de personalizar o produto ou o serviço — por mais que isso seja importante. É a possibilidade de moldar o formato do negócio, adequar preços e, principalmente, adequar seu marketing.

Aliás, essa informação é muito importante no marketing digital para empreendedores. Afinal, qualquer estratégia precisa ser direcionada para garantir a gestão financeira e, o mais importante: evitar o desperdício de dinheiro.

Inclusive, essa é uma das dicas mais importantes de marketing para pequenas empresas. Conhecer bem o seu público e sua persona permitirá otimizar os investimentos — e quem está começando não tem muitos recursos para se arriscar com tantos testes. 

Por que escolhem minha empresa? 

Entender a resposta dessa pergunta levará a entender melhor seu público-alvo ou persona. E existem duas formas de responder, sendo uma para empresas novas e outra para as que já estão em andamento.

Quem está começando pode se basear em dados e pesquisas de mercado. O objetivo é analisar o que seu público está consumindo e por que tomam essas decisões de compra, assim como do que elas sentem falta nos seus concorrentes.

Se o seu negócio já está ativo, você tem um atalho para essas informações. Olhe para quem já compra da sua empresa e analise o que essas pessoas têm em comum.

Para onde estamos indo?

Agora é hora de pensar na sua empresa como um todo. Que caminho ela está tomando administrativamente? É o que você desejava? Alguns podem achar que isso não tem nada a ver com conhecimento de marketing digital para o empreendedor, mas está tudo conectado.

Acontece que o marketing de uma empresa é guiado pelo posicionamento da marca, ou seja, como a sua empresa se posiciona no mercado. Como ela é vista e como você deseja que as pessoas olhem para sua empresa? 

Diante disso, defina os seus objetivos de curto, médio e longo prazo, além das metas diárias, mensais e anuais para alcançar seus resultados. 

Funil de vendas e jornada de compras: entenda os conceitos e como se relacionam

A jornada de compras é uma forma de esquematizar todos os passos que uma pessoa percorre até chegar na sua empresa e fechar um negócio. Na verdade, hoje em dia já se tem a intenção de influenciar também no que ele fará depois — torná-lo um cliente recorrente e/ou advogado de marca.

Já o funil de vendas é uma ferramenta de jornada de compras. Nele, você imagina essa jornada passando por 3 estágios: topo, meio e fundo.

No topo, que é a parte mais ampla, encontram-se os potenciais clientes que ainda não conhecem sua empresa.

No meio, estão aqueles que já sabem da existência da sua empresa e reconhecem que o que você oferece pode ser útil para eles, embora ainda considerem outras opções.

Por fim, no fundo do funil, estão aqueles clientes qualificados, que estão prontos para fechar negócio ou já fizeram a compra. Nesse estágio, o objetivo é conquistá-los como clientes recorrentes e defensores da marca.

Leia também: Captação de leads: descubra como atrair e engajar usuários

Estratégias de marketing que você pode usar na sua empresa

4 estratégias de marketing essenciais a serem usadas em uma empresa. Você pode apostar em todas elas ou selecionar as que mais fazem sentido para o seu negócio. Confira:  

Antes de tudo, construa sua persona

Como dissemos nas dicas de marketing anteriores deste texto, persona é a personificação do seu público-alvo. Se tratam de personagens que representam de forma mais específica quem são seus clientes em potencial. Você cria essas personas a partir do público-alvo, separando em categorias.

Um negócio pode ter uma ou várias — só não se esqueça que quem vende para todo mundo não vende para ninguém. Essas personas, então, terão nome, idade, hábitos de consumo, estado civil e outras características — é comum também atribuir fotos a ela.

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

Inbound Marketing é uma estratégia voltada para a atração do público de forma orgânica. Uma de suas ferramentas é o Marketing de Conteúdo, que envolve a criação de conteúdos em canais como sites e blogs. Eles devem não apenas falar sobre sua marca, como também tirar dúvidas e educar o público sobre o assunto.  

Redes Sociais

Redes sociais são poderosas ferramentas de marketing, capazes de conectar diferentes mídias digitais ao mundo off-line e impulsionar seu negócio. Por exemplo, restaurantes podem oferecer experiências instagramáveis (que o público vai querer fotografar e postar no Instagram).

Saiba mais sobre o assunto: Redes sociais para empresas: quais são, como gerenciar e principais vantagens

Tráfego pago

Essa estratégia envolve pagar por anúncios para direcionar visitantes ao seu site, rede social ou WhatsApp. Para isso, há plataformas específicas, como Google Ads e Facebook Ads. A ideia é garantir que seu público enxergue sua marca: e melhor, na hora certa.

Para colocar essa estratégia em prática, é importante contratar um profissional especializado e selecionar uma verba conforme suas possibilidades. 

Homem mexe em notebook que está à frente dele e, ao fundo, aparece um vidro com vários post its coloridos grudados.

5 dicas de marketing para empreendedores

Agora que você já entendeu qual a importância do marketing para empresas, confira  

5 dicas fundamentais para otimizar as suas estratégias. 

1. Defina os seus objetivos com o marketing de forma geral

Definir objetivos é fundamental para orientar as estratégias de marketing. Se o objetivo é alcançar mais clientes rapidamente, o tráfego pago é uma opção. Para obter maior reconhecimento, utilizar estratégias de ativação e divulgação, como degustações, amostras grátis e até panfletos podem ser interessantes. 

Planeje campanhas alinhadas ao seu foco para obter resultados mais efetivos.

2. Monitore e analise seus resultados

É essencial monitorar e analisar os resultados das suas estratégias de marketing. Analise quantas pessoas estão interagindo com sua marca nas redes sociais, quantos novos clientes uma ativação em determinada data comemorativa atraiu, quanto você gastou em relação ao planejado. 

Algumas métricas nas redes sociais (quantidades de curtidas, comentários e compartilhamentos) dão uma visão geral da interação das pessoas com sua empresa na internet. Dessa forma, poderá fazer ajustes necessários para alcançar os melhores resultados. 

3. Faça parcerias estratégicas

Essa é uma excelente maneira de expandir a visibilidade da sua empresa. Busque empresas ou influenciadores que atinjam o seu público-alvo e estabeleça colaborações que beneficiem ambas as partes. O marketing de influência, em especial, é poderoso em aumentar o alcance e o reconhecimento de uma marca.

4. Contrate profissionais especializados

Saber quem contratar é fundamental para impulsionar o seu setor de marketing. Considere ter pelo menos os seguintes profissionais:

  • Analista de marketing, para cuidar do setor de forma geral, interagir com os demais profissionais e organizar as ações online e offline;
  • Designer gráfico, para produzir todos os materiais para divulgação, como cardápios, catálogos e postagens para as redes sociais;
  • Social media, para gerenciar as suas redes sociais. 

Eles serão responsáveis por criar estratégias, produzir materiais e transmitir a mensagem certa para o seu público-alvo, tanto no ambiente online quanto offline. 

Agora, caso você deseje expandir as suas ações, contrate um gestor de tráfego pago para fazer os seus anúncios online da melhor forma, e um editor de vídeo e fotógrafo, para produzir materiais de qualidade para sua divulgação online. 

5. Fique de olho nas novas tendências e tecnologias

Estar atualizado com as novas tendências e tecnologias é essencial para se manter competitivo. Acompanhe as mudanças no mercado, esteja presente nas redes sociais, experimente ferramentas novas, participe de eventos e esteja aberto a inovações que possam impulsionar suas estratégias. 

Para elevar seu marketing ao próximo nível, defina objetivos claros, analise resultados, faça parcerias estratégicas, contrate profissionais especializados e acompanhe as tendências. Essas dicas são fundamentais para alcançar um público maior, gerar reconhecimento e obter resultados efetivos.

Continue estudando e expandindo seus conhecimentos. Há muito o que se aprender no marketing para empreendedores. Inclusive, existem 10 perguntas de marketing que todo empreendedor deve saber responder. Clique no link e confira! 

Leia também