Saiba o que é marketing de influência e descubra como escolher influenciadores

Sobre o que estamos falando?

  • O trabalho dos influenciadores digitais ajuda as empresas a se tornarem mais conhecidas e referência nas áreas que atuam; 
  • Porém, é preciso que o empreendedor tenha uma boa estratégia de marketing de influência para trabalhar com influenciers de forma assertiva; 
  • Atraia novos clientes usando as estratégias de marketing de influência influenciadores e gerencie a demanda da empresa de forma eficiente com a Conta Azul Pro, plataforma completa para gestão completa de negócios.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Divulgação é importante tanto para empresas que estão começando ou para quem já está no mercado. O melhor de tudo é que, hoje em dia, não é preciso pagar caríssimo por alguns minutos na TV sem ter a menor ideia de quantas pessoas viram a propaganda. 

Atualmente, uma das melhores formas de atrair clientes é o marketing digital, através do poder das redes sociais. Nesse contexto, uma estratégia que proporciona excelentes resultados é o marketing de influência. 

No entanto, é preciso saber como escolher os influenciadores certos para o negócio. Afinal, uma escolha errada coloca em risco a imagem da empresa perante o público, o que não é nada interessante.

Existem diversas dicas e ferramentas que auxiliam nessa busca. Reunimos as mais importantes neste conteúdo. Continue lendo e descubra como colocar em prática as estratégias de marketing de influência na sua empresa!

Acompanhe os tópicos:

O que é marketing de influência?

O marketing de influência compreende todas as estratégias para divulgação e promoção de um produto ou serviço com ajuda dos produtores de conteúdo digital

Também chamados de influencers ou influenciadores, esses profissionais, como o próprio nome já diz, contam com um público que confia e engaja no conteúdo produzido. No próximo tópico, entenda como o o marketing de influência pode ajudar a alavancar o seu negócio. 

Principais vantagens de trabalhar com o marketing de influência

Quando os influenciadores digitais contam as experiências a respeito de um produto ou serviço, transmitem mais confiança do que um anúncio, por exemplo. Isso porque, nesse caso, é uma pessoa real compartilhando opiniões e percepções

De uma forma simplificada: o trabalho de um influencer é uma versão ampliada do boca a boca, só que no mundo digital. Por isso, podemos dizer que este é um dos principais benefícios de ter um influenciador digital como parceiro. Outras vantagens são:

  • Atingir o público-alvo mais facilmente;

  • A comunicação entre cliente e marca é incentivada, já que as pessoas podem interagir com o influenciador;

  • Flexibilidade para testar vários formatos e horários de divulgação;

  • As mensagens são transmitidas diretamente e de uma forma rápida;

  • Insumos para analisar os resultados da parceria, ou seja, mensurar com mais facilidade quem realmente passou a ser cliente ou comprou novamente da sua empresa após uma ação com o influenciador. 

Além disso, o empreendedor também pode solicitar os insights, ou seja, os números da parceria ao influenciador, para analisar quantas pessoas foram alcançadas e interagiram com a publicação. 

Porém, não é qualquer influenciador que deve divulgar a marca. É necessário que essa pessoa trabalhe de uma forma organizada, tenha um bom engajamento e, o mais importante: compartilhe dos mesmos valores e princípios que a sua empresa

Para ajudar você a encontrar os influenciadores certos para a campanha, listamos algumas dicas. Continue lendo para conferir!

6 passos para escolher influenciadores certos

Os influenciadores digitais possuem grande audiência e relevância no meio digital. Por conta disso, elas são capazes de “influenciar” a tomada de decisão do público, já que a opinião dessas pessoas tem bastante autoridade. 

Prova disso é uma pesquisa divulgada no UOL, que apontou que 76% das pessoas afirmam que consumiram um produto ou serviço indicado por influenciadores. E isso acontece porque o público do influencer é engajado e compartilha dos mesmos valores que a personalidade digital. 

Veja as dicas que listamos para você escolher o influenciador digital mais adequado e tirar a sua estratégia de marketing de influência do papel! 

Passo 1: Defina o objetivo da sua campanha

Converter em vendas? Ser autoridade no segmento? Ter mais acessos no site? São diversos os objetivos de uma campanha de marketing. Por isso, é importante definir o seu, para facilitar a busca pelo influenciador. 

Passo 2: Busque influenciadores que compartilhem dos seus valores

Se a empresa vende produtos veganos, não faz sentido contratar um influenciador que promova o consumo de carnes. 

A gama de influenciadores disponíveis é gigante e isso pode gerar muitas dúvidas na hora de escolher o profissional para representar a empresa. No entanto, foque naqueles que compartilhem dos mesmos valores da sua empresa.

Para isso, analise bem o perfil do influencer, entenda como ele se posiciona e se o conteúdo que ele produz está alinhado com a mensagem que a empresa deseja transmitir. 

Passo 3: Conheça os influenciadores dos concorrentes

No marketing de influência, conhecer os influenciadores da concorrência é fundamental. Isso porque, dessa forma, você tem uma visão prática do trabalho desses profissionais.

Mas, atenção: não é possível contratar os mesmos influenciadores por cláusulas de fidelidade entre eles e os concorrentes.

Mesmo assim, você consegue identificar o estilo do influenciador, analisar o engajamento e as técnicas que ele adota.

Como escolher influenciadores para a sua promoção de fim de ano?

Passo 4: Analise a credibilidade do perfil

Ao buscar um influenciador, verifique a credibilidade e profissionalismo do perfil. Você pode fazer isso de várias maneiras, desde pesquisando na internet ou olhando comentários das publicações, até entrando em contato com empresas que já realizaram parceria com ele.

Encontrou alguma polêmica, mesmo que antiga, mas que pode prejudicar a imagem da empresa? Não arrisque. 

Passo 5: Verifique sua força de engajamento

Ter diversos seguidores não quer dizer nada hoje em dia, já que é possível pagar por eles. Pessoas que fazem isso têm taxas de engajamentos muito baixas. 

Então, ao analisar o engajamento do influenciador, não foque tanto na quantidade de seguidores e sim, em como o conteúdo dele engaja nas redes sociais. Para isso, verifique a quantidade de comentários, salvamentos, compartilhamentos e alcance das publicações em feed e em story. É possível pedir um relatório sobre isso para o próprio influenciador.

Passo 6: Fique atento às hashtags do Instagram

As hashtags (#) são ótimas ferramentas para aumentar o alcance das pesquisas por influenciadores, já que conseguem expandir o alcance do conteúdo de qualquer perfil nas redes sociais.

Os influenciadores podem não conhecer a empresa, mas eles podem estar divulgando produtos que tenham a ver com o nicho em que você atua. É aí que a hashtag entra: por meio dela, o empreendedor pode pesquisar por uma palavra-chave e encontrar essas pessoas. 

Por exemplo, se vende roupas esportivas, é só colocar a hashtag #RoupasEsportivas na aba de buscas do Instagram, que irá encontrar, além de diversos conteúdos relacionados, produtores de conteúdos desse nicho. 

4 ferramentas de pesquisa de influenciadores para você usar 

Para colocar as suas estratégias de marketing de influência em prática, é necessário encontrar um bom influenciador. Porém, mesmo que essa tarefa seja desafiadora, você não precisa passar horas do dia procurando a pessoa ideal. 

Existem diversas ferramentas que facilitam e auxiliam nessa busca. São elas:

  • Influency.me — Banco de dados pago com mais de 80 mil influenciadores digitais. Permite vários filtros para fazer a busca e analisar o desempenho do influencer ao longo do tempo, indicando os momentos em que seu alcance nas redes sociais cresceu ou diminuiu;

  • Hubble — Nessa plataforma é possível encontrar e negociar diretamente com famosos para divulgar produtos ou serviços. Se o problema é verba, você não precisa se preocupar, pois o Hubble tem diversos pacotes para pequenas, médias e grandes empresas;

  • Influence.co — Mesmo em inglês, possui contatos de influenciadores brasileiros, que podem ser encontrados pela localização. Uma vantagem é que ela possui buscas gratuitas e que você pode contratar até 30 influenciadores digitais no período de um mês;

  • BuzzSumo — Ideal para quem trabalha com produção de conteúdo, o BuzzSumo é pago e identifica influencers que podem divulgar a empresa em diferentes mídias, aumentando as chances do seu conteúdo alcançar muitas pessoas.

Com a Conta Azul Pro, você gerencia todas as áreas da empresa

Agora que você já sabe como escolher um bom influenciador digital para atrair clientes e aumentar as vendas, é importante saber como gerenciar toda essa demanda de uma forma assertiva.

A verdade é que o empreendedor precisa estar preparado para acompanhar todos os processos da empresa, de ponta a ponta, sem perder tempo. Afinal, a atenção precisa estar voltada às estratégias do negócio e não em tarefas manuais, como conferir os lançamentos no extrato bancário, um a um. 

Conte com a Conta Azul Pro para gerenciar a empresa de forma efetiva, online e, o mais importante, simplificada! 

A Conta Azul Pro é uma plataforma completa, que permite o monitoramento do estoque, vendas, compras, financeiro e contabilidade. Os principais benefícios são:

  • Monitoramento em tempo real das vendas e do estoque. Podendo até cadastrar alertas para ser notificado quando os itens atingem as quantidades mínimas;

  • Conciliação das vendas e fiscal automática;

  • Emissão de notas fiscais com poucos cliques e envio ao contador sem precisar de malotes;

  • Geração de relatórios detalhados e fáceis de entender;

  • Cadastro de clientes, fornecedores e parceiros.

E não para por aí! Com a Conta Azul, é possível vender online mesmo sem ter site. O cliente pode parcelar a compra no cartão de crédito, sem maquininha, através do Receba Fácil Cartão de Crédito (via Link). 

Com tantas facilidades, você não fica preso em tarefas burocráticas e sobra mais tempo para dedicar ao crescimento do seu negócio — incluindo encontrar o influenciador ideal.

Aproveite para experimentar a Conta Azul Pro de graça: clique aqui e comece agora! 

Leia mais

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar