Cobrança e Meios de Pagamento

Maquininha de cartão para microempreendedor: como escolher?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 31/01/2024 | 7 mins de leitura

Há no mercado cada vez mais opções de maquininha de cartão para microempreendedor. Mas não é fácil encontrar a melhor alternativa para o seu negócio. Essa é uma realidade que vem de uma tendência de consumo: as pessoas recorrem cada vez menos ao dinheiro em espécie e dão preferência aos cartões na hora das compras. Afinal, eles são uma alternativa prática, ágil e segura.

Por isso, microempreendedores que possuem maquininha de cartão recebem diferentes vantagens, desde o aumento das vendas à redução da inadimplência. Sem contar que o serviço é cada vez mais acessível a quem comanda um pequeno negócio, devido à sua popularização. Oferecer essa opção de pagamento aos clientes não é mais uma condição restrita às médias e grandes empresas.

Ainda não oferece essa forma de pagamento no seu negócio? Então, neste artigo, você vai conhecer os principais benefícios das maquininhas de cartão e como escolher a opção mais adequada. Siga com a leitura e confira!

Por que adotar uma máquina de cartão?

Abaixo elencamos os seis principais motivos para adotar uma maquininha de cartão para microempreendedor. Confira:

1. O consumidor recorre a esse tipo de pagamento

Como mostram os dados, esse é o tipo de pagamento preferido dos consumidores, já que permite mais flexibilidade na compra, além de segurança e comodidade. Esse motivo já é o suficiente para que você tenha uma maquininha.

Além disso, lembre-se de que muitos clientes deixam de efetuar a compra no último momento quando descobrem que o vendedor não aceita o pagamento via cartão. Por isso, facilite sempre a vida do consumidor.

2. Você aumenta as vendas

O aumento das vendas é uma consequência direta da ampliação das formas de pagamento. O crédito, por exemplo, permite ao consumidor fazer aquisições que, sem ele, não seriam possíveis. O mesmo acontece com as compras por impulso.

Se você não tiver uma maquininha, estará perdendo oportunidades de vendas e, consequentemente, de lucrar mais no fim do mês.

3. Fica por dentro das tendências do mercado

Além dos bancos tradicionais, os consumidores têm agora outra alternativa: os bancos digitais. Essas novas empresas financeiras, que surgem a partir da tecnologia, geralmente oferecem o serviço de cartão de crédito para os clientes, com a vantagem de envolverem menos burocracias.

Ter uma maquininha de cartão é uma forma de chegar aos consumidores que utilizam esse tipo de serviço.

4. Reduz a inadimplência

Ao receber o pagamento via cartão de crédito ou débito, você elimina o risco de inadimplência. Ao contrário do pagamento com dinheiro vivo, a maquininha de cartão garante que você receberá os valores da compra efetuada pelo cliente.

No caso do débito, o dinheiro é transferido na hora diretamente da conta do consumidor. Já os pagamentos por crédito também são garantidos pela operadora do cartão, que faz o meio de campo entre você e o consumidor. A dívida que ele contrai, portanto, é paga diretamente para o banco.

5. Ganha mais segurança

Ao contrário do que acontece com grandes empresas, qualquer perda é um prejuízo significativo para o microempreendedor. A maquininha de cartão dá mais garantia de segurança em caso de perda ou roubo, pois o dinheiro já está na sua conta, e a eventualidade pode ser comunicada para a operadora.

Isso é ainda mais vantajoso se você é um profissional que se desloca para vários lugares no dia a dia. Se você trabalha só com notas, as chances de recuperar o dinheiro em caso de um roubo são praticamente nulas.

6. Evita problemas com troco

Com uma maquininha, você não precisa mais se preocupar com falta de troco. Afinal, esse também é um motivo que pode levar à desistência da compra pelo consumidor. Além disso, os riscos de perder dinheiro devido a um troco errado são eliminados, já que tudo é feito de forma digital.

Como escolher a maquininha de cartão

Na hora de escolher a maquininha de cartão, é preciso considerar que cada uma possui suas particularidades. Portanto, a escolha da melhor opção varia conforme o perfil de vendas do seu negócio, dos clientes e do seu orçamento.

Por isso, é importante conhecer todos os modelos existentes no mercado, para que você possa fazer uma escolha mais assertiva.

Depois de realizar esse mapeamento, o primeiro passo é avaliar as taxas de adesão da maquininha. Analise com cuidado qual o valor fixo que você precisará desembolsar por mês para utilizar o serviço.

Considerar os juros por vendas também é crucial. As operadoras descontam taxas por cada transação efetuada na maquininha. Então, você deve fazer uma comparação a fim de escolher a opção mais vantajosa para o seu empreendimento.

Lembre-se de que uma pequena redução nas taxas pode fazer uma grande diferença no seu orçamento, principalmente se você realizar muitas vendas por meio do serviço.

Falando em orçamento, considere o prazo para liberação do valor de vendas de cada maquininha, para assegurar um fluxo de caixa saudável.

Além disso, dê preferência para maquininhas que permitam chegar a um número maior de consumidores.Escolha aquelas que aceitem bandeiras, como Visa, Mastercard e Hipercard

Também verifique a flexibilidade do pagamento. A maquininha aceita crédito e débito? É possível efetuar compras parceladas? No fim das contas, esses fatores são decisivos na hora em que o consumidor efetua a compra.

E um dos fatores mais importantes, nem sempre lembrados, é a transparência na cobrança de taxas e na discriminação de valores. Algumas vezes, o microempreendedor nem sabe quanto está ganhando de fato por venda e quanto do faturamento escorre em cobranças pequenas, quase imperceptíveis diante de um grande volume de transações.

Venda no crédito e parcelado sem precisar de maquininha com a Conta Azul

Se você não possui uma maquininha de cartão, a solução de cobranças da Conta Azul pode te ajudar a vender no crédito e parcelado em até 12 vezes. Com apenas um clique, você envia ao cliente um link de pagamento e ele preenche os dados do cartão de crédito, que pode ser das bandeiras Visa, Mastercard, American Express, Diners Club e Elo.

A conciliação com o ERP da Conta Azul é automática, então todos os valores recebidos das suas vendas por cartão de crédito (via link) são registrados no financeiro assim que o pagamento for feito. Isso permite que você faça o controle de recebimentos de forma simplificada e tenha uma visão geral de toda a movimentação financeira.

Leia também