Mãe empreendedora digital e seus desafios

Sobre o que estamos falando?

  • Optar por empreender enquanto materna faz com que muitas mães topem com diversos desafios. Por isso, antes de começar um negócio, é importante se preparar para os obstáculos que possam aparecer;
  • Há diversas carreiras que a mãe empreendedora pode seguir, incluindo as digitais que são as mais indicadas para começar. Elas pedem habilidades específicas e é necessário entender em qual se encaixa;
  • Muitos dos desafios podem ser solucionados com uma plataforma de gestão integrada que simplifica todos os processos do negócio, independentemente do mercado em que ele está inserido. Conheça a Conta Azul Pro!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

A jornada da mãe empreendedora sem dúvida é um grande desafio, afinal, um filho e uma empresa exigem cuidados constantes e muita responsabilidade. É necessário conciliar horário na escola do filho com prazos, reuniões e isso se intensifica na carreira digital.

No meio de tantas tarefas é normal não saber que existem projetos de incentivo para mães, ou estar atualizada das áreas no digital que estão mais em alta. Mas fique tranquila, trouxemos algumas soluções simples, mas que farão toda diferença no seu dia a dia.

Confira neste post dicas valiosas de como conciliar a vida de mãe e empreendedora.

Como conseguir ser mãe e empreendedora digital ao mesmo tempo?

Sabemos que cuidar dos filhos demanda tempo e, ao conciliar os cuidados com o gerenciamento de um negócio digital, a rotina fica ainda mais pesada. Porém, existem 4 dicas importantes para facilitar um pouco todo esse processo. Confira!

1. Há um público que você conhece melhor do que ninguém: mães

Uma mãe empreendedora tem acesso a um público que várias marcas desejam atingir: as próprias mães. A compreensão da dor desse público ajuda você a pensar em soluções para elas, assim como ter uma comunicação empática e verdadeira.

2. Separe seu espaço de trabalho

É normal que seu filho vá do quarto dele até o seu escritório em casa para pedir atenção. Porém é necessário uma separação de ambientes para o seu rendimento. Ao separar o espaço de trabalho do ambiente descanso, você já pode notar muita diferença.

3. Não faça tudo sozinha

Delegue tudo o que puder sem afetar seus rendimentos. Conte com plataformas para ajudar na gestão da sua empresa, com organizações que prestam consultoria de apoio para mães empreendedoras, como a Mama Work it, e com toda ajuda que puder der.

4. Comece com carreiras digitais home office

Comece de onde você está. Isso mesmo! Sonhar com um enorme escritório, com ambientes adaptados para crianças e até bichos de estimação é incrível, mas pode ser difícil e não deve te travar de começar a empreender. Além disso, o home office facilita conciliar seus horários com as demandas das crianças, o que é algo muito relevante quando se tem filhos.

7 principais carreiras digitais para seguir

Conheça as 7 carreiras para se tornar uma mãe empreendedora digital. Mas lembre-se que são ideias gerais. Nada impede de você diversificar ou se especializar em tipos mais específicos ou temas pelos quais mais se interessar.

Social Media

A transformação digital é quase obrigatória para todos os empreendedores. Porém, não é toda empresa que possui condições de contratar uma grande agência de marketing para cuidar das redes sociais. 

Há uma porta de entrada para esse mercado, e para se estabelecer você precisa fazer um pouco de tudo no começo. Depois, você pode se especializar em produzir conteúdo, fazer artes gráficas, ou outra das atividades da função.

Gestora de tráfego

O investimento em marketing digital não é feito às cegas. Há alguém que garante que os anúncios cheguem para as pessoas certas, no momento certo. E se ser mãe é um trabalho minucioso para você, então se sentirá em casa administrando anúncios.

Para ingressar no ramo, busque certificações na área, o próprio Google oferece diversas de forma gratuita! 

Design gráfico

Se você tem acesso à internet e afinidade com artes, pode optar por trabalhar com design gráfico. Há sites gratuitos, como o Canva, que permitem que você comece sua jornada de designer. Com o tempo, você pode se aprimorar, estudar mais sobre a área até cobrar mais.

Cientista de dados

Monitorar dados da internet é um dos trabalhos que estão em alta. Você pode começar a estudar com cursos grátis e ir se aprimorando. Com dedicação, resiliência e conhecimento, você atingirá clientes grandes.

Produção de conteúdo

Seja com textos, vídeos ou áudios, você pode seguir uma carreira de produtora de conteúdo. É possível produzir para outros ou para si mesma, como a Cíntia Aleixo, do @possibilidades_maternas. Ela fala sobre maternidade e psicologia para mais de 30 mil seguidores.

Descubra tudo o que não te falam sobre ser um infoprodutor.

E-commerce

Ter uma loja virtual foi o que salvou muitas pessoas na pandemia. Venda de artesanatos, roupas ou outros produtos e serviços foram as principais soluções encontradas no período. Também é possível fazer dropshipping, que é a venda de terceiros sem precisar cuidar da parte logística.

Entenda o que é e como funciona o dropshipping.

Afiliadas digitais

Se como mãe empreendedora você não tem tempo para criar produtos, tente ser uma afiliada digital. É uma carreira onde você vende produtos de terceiros, geralmente digitais, e ganha uma comissão por cada venda. Geralmente, afiliados vendem infoprodutos como cursos e e-books.

Entenda sobre o mercado digital e descubra como ganhar dinheiro com infoprodutos.

Desafios da maternidade aliada ao empreendedorismo 

Só você sabe os desafios que passa sendo mãe, ainda mais quando está aliado a uma carreira de empreendedorismo. Às vezes algumas informações de quem já passou por situações como a sua, facilitariam muito o dia a dia, como:

Rotina e planejamento

Tem muita coisa para se pensar quando se é mãe ou empreendedora. Quando se é as duas coisas, os compromissos, tarefas e imprevistos aumentam. Por isso, é muito importante criar uma rotina, com flexibilidade para imprevistos.

Algumas ferramentas podem ajudar você nessa organização. Trello é um exemplo, que serve para administrar tarefas de forma otimizada. 

Descubra como fazer um planejamento anual em 7 passos.

Gestão de tempo

Sua rotina deverá ser bem planejada e o tempo é um ponto crucial nesse planejamento. O dia só tem 24 horas, então otimize a distribuição delas e conte com ferramentas que facilitem sua vida. Uma sugestão é o Google Agenda, um calendário digital multifuncional.

Trabalhar bem mais do que imaginava

Se prepare para ter jornada tripla ou quádrupla. Empreendedoras já desempenham diversas funções sozinhas, como produzir, gerir e vender. E ser mãe é um trabalho sem férias ou aposentadoria. Vai ser difícil, mas não impossível.

Abrir mão de assumir todas as tarefas

Pode ser que você não consiga fazer tudo sem ajuda, e está tudo bem. Faça o que puder e se ame por cada vitória, não importa o tamanho dela. Se puder delegar tarefas ou contar com soluções para diminuir seus pesos, faça. Todo apoio é bem-vindo neste momento.

Gestão financeira desorganizada

O sucesso virá, mas você precisa administrar bem seus recursos. Perder o controle sobre sua gestão financeira é perigoso, então use e abuse de ferramentas de organização. A Conta Azul Pro, por exemplo, controla o fluxo de caixa, cadastra clientes, e muito mais.

Não usar plataformas integradas

A Conta Azul Pro ajuda ao oferecer formas para que você, mãe empreendedora, facilite sua rotina. Ao usar uma plataforma integrada de gestão, o dia a dia do seu negócio fica bem mais ágil.

Esta ferramenta emite nota fiscal automaticamente, registra gastos e ganhos, ajuda a enxergar o panorama financeiro do seu negócio e muito mais.

E como sabemos que são muitos os desafios da maternidade e dos negócios digitais, queremos te dar segurança. 

Faça um teste grátis do ERP da Conta Azul e veja como podemos ajudar o seu dia a dia de mãe empreendedora.

Rede de apoio

Uma coisa infelizmente muito comum é a falta de rede de apoio às mães. Se não puder contar com família e amigos, procure por grupos de apoio. Nós vivemos em sociedade para ajudarmos uns aos outros.

Há vários projetos de incentivo à mães empreendedoras que podem ser a sua rede de apoio como a Mama Workit, Rede Mulher Empreendedora, B2 Mamy e Maternativa.

Projetos de incentivo para mães empreendedoras

 

Maternativa

Maternativa é uma startup que promove networking entre mulheres, oferecendo formação para mães empreendedoras, ajudando a dar visibilidade para os negócios, fornecendo consultoria e visando mostrar que transformar a realidade materna é uma questão coletiva.

B2Mamy

A B2Mamy foi a primeira empresa no Brasil focada em ajudar mães a se tornarem protagonistas das suas carreiras como empreendedoras. Ela capacita e conecta mães a uma comunidade forte e de ajuda mútua em um ecossistema de inovação e tecnologia.

Instituto Rede Mulher Empreendedora

E se existisse um network de mulheres empreendedoras, apoiando uma às outras, com uma organização por trás ajudando a todas elas em seus projetos? Esse é o Instituto Rede Mulher Empreendedora, uma instituição de apoio ao empreendedorismo feminino brasileiro.

Mama Work It

Se você sabe inglês, a Mama Work It pode ajudar muito. Trata-se de uma plataforma internacional de consultoria, apoio e conteúdos para mães empreendedoras. Como mostra o seu slogan, é para mulheres com ideias e ambição, mas sem tempo.

Entenda mais sobre o empreendedorismo feminino.

A ajuda que toda mãe empreendedora merece

A vida de uma mãe empreendedora pode ser mais ágil com bons aliados. E é isso o que nós da Conta Azul queremos ser para você: um aliado que impulsione a ascensão do seu negócio. 

Esta ajuda vem através de uma plataforma de gestão integrada, que inclui:

  • Gestão de contas a pagar e a receber;

  • Cadastro de clientes e produtos;

  • Geração facilitada de relatórios financeiros, de diferentes tipos, otimizados;

  • Integração com diversas plataformas, incluindo a Hotmart, ótimo para quem trabalha com infoprodutos;

  • Monitoramento em tempo real de vendas e estoque com direito a alertas quando seus produtos estiverem perto do fim;

  • Emissão de mais de dez tipos de notas fiscais de forma facilitada.

E muito mais! 

Otimize e facilite a sua vida como mãe empreendedora. Teste grátis agora mesmo a Conta Azul Pro!

Leia mais:

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar