Legaltech Brasil: 6 startups para ficar de olho em 2019

Você está acompanhando as inovações jurídicas no cenário das legaltechs no Brasil? Descubra 6 startups e as principais tendências da área.

Você está acompanhando as inovações jurídicas no cenário das legaltechs no Brasil?

Esqueça os tempos de burocracia e papelada, pois a tecnologia já chegou ao Direito e está transformando os escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

O mérito é das startups que criam soluções de ponta para auxiliar na busca de dados, gestão de documentos, gestão jurídica, processos tributários e muito mais.

Os jovens advogados já contam com inúmeras ferramentas sempre à mão para facilitar seu trabalho, e aos poucos os setores mais tradicionais estão aderindo às soluções digitais.

Assim, as legaltechs estão cumprindo sua missão de reduzir custos, aumentar a produtividade e promover transparência, além de desafogar o poder judiciário.

Selecionamos as principais startups que estão fazendo história nesse segmento, para você ficar por dentro e se preparar para o futuro dos serviços jurídicos.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

O que são legaltechs

Legaltechs, ou lawtechs, são startups que usam a tecnologia para criar soluções sob medida para o setor jurídico.

O termo legaltech deriva da combinação de legal (jurídico) e technology (tecnologia), representando o encontro do Direito com a tecnologia.

Em um setor normalmente associado a burocracia e ineficiência, essas empresas estão conduzindo uma verdadeira revolução no trabalho dos advogados e atuação do poder judiciário.

A Associação Brasileira de Lawtechs & Legaltechs (AB2L) já conta com 388 associados e 50 grupos locais e comitês para seu ecossistema.

As startups do segmento estão distribuídas nas seguintes categorias:

  • Analytics e jurimetria: plataformas de análise e compilação de dados e jurimetria (estatística aplicada ao direito)
  • Automação e gestão de documentos: softwares de automação de documentos jurídicos e gestão de contratos e processos
  • Compliance: soluções para cumprimento de normas legais e políticas para atividades da instituição
  • Conteúdo jurídico, educação e consultoria: portais de informação, legislação, notícias e consultoria em geral
  • Extração e monitoramento de dados públicos: gestão de publicações, andamentos processuais e legislação
  • Gestão de escritórios: soluções para gestão de escritórios e áreas jurídicas
  • Redes de profissionais: redes de conexão para encontrar profissionais de direito
  • Regtech: soluções para problemas de regulamentação
  • Resolução de conflitos online: mediação, arbitragem e negociação em processos judiciais 100% online
  • Taxtech: tecnologias para questões tributárias.

Como vemos, há inúmeras possibilidades para otimizar a área jurídica por meio da tecnologia.

Não à toa, a Legaltech Brasil reúne poderosos agentes de mudança, capazes de ampliar o alcance e desburocratizar o mercado jurídico.

6 legaltechs do Brasil para ficar de olho

O cenário jurídico brasileiro já conta com inúmeras legaltechs, despontando entre as principais startups mundiais do segmento.

Vamos conhecer algumas das mais promissoras.

Jusbrasil

A Jusbrasil é uma rede social que conecta pessoas a advogados para fazer valer o direito à justiça.

A missão da empresa é oferecer informação jurídica de qualidade para todos compreendam seus direitos e deveres, além de facilitar o acesso aos advogados.

No site, qualquer pessoa pode buscar por artigos jurídicos, legislações e diários oficiais e se cadastrar para obter orientação de um profissional.

Legal Insights

A Legal Insights é uma startup focada em inteligência jurídica que utiliza dados para embasar a tomada de decisão.

Dedicada a soluções que otimizam a gestão jurídica, a empresa auxilia o advogado a gerar mais valor para o seu negócio.

Além disso, seus serviços também incluem consultoria personalizada para entender e gerenciar as informações com excelência.

Taxcel

Na categoria de taxtechs, a Taxcel se destaca pela ferramenta capaz de extrair informações dos arquivos de SPED e organizados os dados no Excel e Power BI.

A inovação é essencial para profissionais que trabalham com arquivos fiscais digitais, pois descomplica a apuração tributária e garante a prestação de contas eficiente.

Sem Processo

A Sem Processo é uma plataforma do segmento de resolução de conflitos que ajuda advogados e empresas a celebrarem mais acordos.

A solução oferece uma gestão completa da negociação por meio de um chat, viabilizando acordos sem intermediários e audiências.

Contraktor

A Contraktor é uma startup inovadora que viabiliza a gestão de contratos em nuvem, por meio de uma plataforma repleta de funcionalidades.

Organizar contratos manualmente pode ser uma tarefa extenuante e burocrática, por isso a plataforma foi criada para acelerar o processo de formalização, assinatura e gestão dos documentos.

Lawvision

A Lawvision criou a primeira plataforma de Business Analytics para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

Sua solução captura dados do sistema da empresa e organiza dashboards simples e amigáveis, facilitando a geração de relatórios e informação de apoio à decisão.

Basicamente, o sistema cruza informações essenciais sobre advogados, processos e clientes, oferecendo dados precisos e insights valiosos.

O que esperar das legaltechs no futuro

As legaltechs explodiram em 2018 no mundo todo, com um crescimento recorde de 713% nos investimentos.

Os dados são do relatório Legal Tech Startup Landscape, da Tracxn, que revelou o salto de US$ 233 milhões em 2017 para mais de US$ 1,6 bilhões em apenas um ano.

A explicação para esse fenômeno, nas palavras do colunista da Forbes Valentin Pivovarov, é o aumento da demanda pela chamada e-Discovery.

Vamos conhecer essa e outras tendências para o futuro.

e-Discovery

A tendência e-discovery, ou electronic discovery, pode ser traduzida como descoberta eletrônica, e diz respeito à localização de informações e dados digitais com finalidade judicial.

Várias startups já se dedicam a criar esses bancos de dados para investigações e informações jurídicas, que facilitam a vida de advogados, departamentos jurídicos, empresas e pessoas físicas em geral.

Inteligência de dados

A inteligência de dados sempre aparece nas tendências tecnológicas em todos os segmentos, e tem um papel central na Legaltech Brasil.

A coleta e análise de dados pode ser usada para otimizar a gestão jurídica, agilizar a busca por informações processuais e gerar estatísticas fundamentais para o trabalho dos advogados.

Robôs advogados

Os robôs advogados são sistemas de busca e análise de dados que usam a inteligência artificial para facilitar a pesquisa jurídica.

Um dos exemplos atuais é o ROSS, um assistente virtual construído a partir do Watson da IBM, que usa o Processamento de Linguagem Natural (PLN) para encontrar as melhores respostas para dúvidas jurídicas.

Computação em nuvem

Com uma infinidade de documentos e processos, é natural que as legaltechs busquem na computação em nuvem a solução para garantir o acesso à informação em tempo real.

Assim, as startups jurídicas oferecem soluções digitais com infraestrutura confiável e espaço de sobra.

Essas são apenas algumas das tendências que vão ditar o caminho das legaltechs no Brasil, com o horizonte comum de simplificar o trabalho jurídico e ampliar o acesso à justiça.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercialGostou das dicas deste artigo?

Deixe um comentário e compartilhe em suas redes sociais.

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>