Gestão do Negócio

Como a integração Conta Azul e Hotmart ajudou a gestão da Health Solution

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 22/01/2024 | 11 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • A Hotmart é uma plataforma voltada para a venda, distribuição e consumo de infoprodutos e serviços digitais, como cursos online e e-books;
  • A integração Conta Azul e Hotmart surgiu para facilitar o dia a dia de pessoas e empresas que trabalham com produtos e serviços digitais; 
  • Ela permite que as vendas feitas na Hotmart sejam registradas automaticamente no ERP, otimizando também tarefas como emissão de cobranças e notas fiscais. Conheça!

Experimente grátis a Conta Azul!

A venda de produtos e serviços digitais vem crescendo muito nos últimos anos – o que representa muita competitividade no mercado. Além de produzir os conteúdos, o empreendedor deste ramo pode também ser o responsável por outras tarefas como gestão da empresa, divulgação dos produtos e gerenciamento das vendas.

Nesse cenário, é preciso buscar alternativas que facilitem o dia a dia do infoprodutor e liberem tempo para que ele possa investir no core do negócio – a criação de conteúdo – e se diferenciar de seus concorrentes. E foi para isso que surgiu a integração Conta Azul e Hotmart: otimizar o trabalho de quem trabalha com infoprodutos.

A Health Solution, empresa de consultoria e treinamento, é um exemplo de como essa parceria pode mudar a rotina de uma empresa e até ajudá-la a ter mais conhecimento sobre o próprio negócio, resultando em um planejamento e tomadas de decisões mais assertivas.

Siga os tópicos e acompanhe essa história inspiradora!

Integração Conta Azul e Hotmart: quais são os benefícios

Vender produtos digitais não significa apenas fazer a produção do conteúdo. Gerenciar as vendas, ficar de olho nos recebimentos e emitir notas fiscais são tarefas que também fazem parte da rotina de um infoprodutor. Isso sem falar na gestão financeira e do negócio como um todo.

A integração entre Conta Azul e Hotmart tem como objetivo justamente simplificar a rotina de pessoas e empresas que produzem materiais como cursos online, videoaulas e e-books. O foco principal é eliminar tarefas manuais e demoradas, evitando os erros e a perda de tempo com processos que podem ser automatizados. 

Além dessa facilidade, a Conta Azul Pro tem diversos outras vantagens para a gestão financeira do negócio como um todo. Assim, você tem mais tempo para focar na criação e divulgação de seus infoprodutos e não precisa se preocupar com as rotinas financeiras.

Entre os benefícios de contar com essa parceria poderosa, estão:

  • Conciliação das vendas: ao serem concluídas na Hotmart, elas são automaticamente registradas na Conta Azul Pro;
  • Monitoramento das vendas em tempo real;
  • Vendas sincronizadas com rotinas fiscais e contábeis;
  • Emissão simplificada de nota fiscal e boleto;
  • Controle dos recebimentos;
  • Lembrete de vencimento enviado automaticamente para o seu cliente;
  • Relatórios detalhados emitidos com poucos cliques;

Integração com o contador.

Uma empresa que experimentou essa transformação na rotina foi a Health Solution, de Fortaleza, no Ceará. Eles atuam no setor de consultoria e treinamento para negócios da área da saúde e utilizam a Hotmart para oferecer conteúdos como cursos e e-books.

Um pouco da história da Health Solution

Quando a Health Solution “abriu as portas”, o objetivo era ajudar os profissionais da área da saúde a organizarem os seus processos administrativos. Assim, na visão dos donos da empresa, eles conseguiriam melhores resultados em termos de lucros e satisfação dos pacientes.

Esse foco se mantém até hoje e o negócio se tornou uma referência em estratégias e resultados na saúde. Para chegar nesse patamar, a Health Solution precisou da ajuda da tecnologia. Isso porque estava difícil fazer um controle financeiro eficiente e uma gestão das vendas online que não levasse tanto tempo e retrabalho.

Na época, boa parte da gestão e organização financeira empresarial eram feitas de forma manual, por meio de planilhas. Algo que não permitia uma visualização real das finanças internas – que estavam crescendo. Percebendo a necessidade de mudança, Eliane Saraiva, gestora administrativa, iniciou uma busca por soluções que automatizassem este processo.

Antes da Conta Azul, o nosso controle era muito Excel, muitos números, muitas planilhas. As vendas foram aumentando, assim como o fluxo de movimentações financeiras e contábeis, e chega um momento que você pensa: ‘É muita planilha, muito número, como eu vou me organizar?’. Em reuniões, começamos a falar sobre os sistemas e pensamos: ‘Por que a gente não coloca um sistema para nos auxiliar?’”, conta Eliane.

Ela já conhecia a Conta Azul de outras empresas em que trabalhou, então rapidamente conseguiu identificar que esse era o melhor ERP online para suprir as necessidades da empresa. Após conhecer a plataforma e fazer o teste grátis, eles contrataram a Conta Azul Pro e começaram a usar no dia a dia da empresa. 

E foi assim que se iniciou um novo capítulo na história do negócio.

gif-hotmart

Como a integração Conta Azul e Hotmart mudou a rotina da Health Solution

Umdos pontos mais destacados por Eliane como um facilitador da rotina de trabalho foi a integração da Conta Azul Pro com a Hotmart. Antes de descobrir essa funcionalidade, ela gastava muito tempo inserindo dados manualmente. 

“Facilitou demais a minha vida! Antigamente, eu pegava a planilha, baixava e importava para dentro da Conta Azul Pro. Hoje não: para toda venda que acontece no Hotmart, já é gerado um registro de conta a receber, e eu já posso enviar uma nota fiscal e até um boleto para o meu cliente. E o melhor é que ele manda um lembrete para o cliente sobre o vencimento”. 

Com a integração, a empresa não precisou contratar outra pessoa só para fazer esse trabalho e conseguiu liberar a gestora administrativa para focar em outras tarefas. “Diariamente tinha essa rotina de perder uma ou duas horas fazendo isso e depois conferindo se estava tudo certo. A Conta Azul me ajudou a mudar essa história de perder tempo”, conclui Eliane. 

Health Solution: antes e depois da Conta Azul Pro

A conciliação bancária foi outra funcionalidade que veio para otimizar a organização financeira da empresa, conforme Eliane. 

“A gente não tinha um valor tão real, porque usávamos o Excel, que é mais passível de erro, e fazíamos as baixas manualmente. Hoje, o que foi pago no dia anterior já está automaticamente baixado na Conta Azul, e eu posso puxar um relatório que vai me mostrar o valor certinho, o que está no sistema bate com o extrato”.

Já na área de controle de vendas, o grande ganho foi conseguir ter fácil acesso aos números de desempenho, o que contribuiu muito para a estratégia e tomada de decisões. 

“Conseguimos saber como estão as nossas vendas, o que estamos vendendo mais, o que a gente tem que trabalhar mais pra vender, além de fazer comparativos de como foi nosso ano passado e como foi esse, e assim saber como a gente pode melhorar”, conta Eliane.

Eliane também afirma que a emissão facilitada de relatórios trouxe muita economia de tempo e uma visão mais clara sobre a situação financeira da Health Solution.

“Antes, eu passava uma semana montando relatórios para apresentar nas reuniões de diretoria. Hoje, a Conta Azul me dá essas informações em dois cliques e mostra em gráficos também como estão os resultados”.

A seguir, mostramos um “antes e depois” para entendermos melhor as transformações que aconteceram na empresa após a implantação do ERP online da Conta Azul.

Antes da Conta Azul ProDepois da Conta Azul Pro
A gestão financeira era realizada por meio de planilhas. Essa tarefa manual consumia tempo e esforço.O controle financeiro é automatizado. Todos os lançamentos, movimentações e obrigações são registrados com rapidez, eficiência e precisão.
A conciliação bancária demandava muita atenção dos gestores, pois era feita manualmente.Todas as movimentações realizadas pelas instituições bancárias estão integradas com o ERP online da Conta Azul. Os gestores acompanham as informações em tempo real.
Era difícil preparar relatórios de resultados financeiros para serem apresentados nas reuniões de gestores.Com apenas alguns cliques, são emitidos relatórios completos e simples de serem estudados nas reuniões gerenciais.
Não havia integração entre a Hotmart e a Conta Azul Pro.Os dados gerados pelas Hotmart são integrados e visualizados no ERP online.
Não existia uma visão real sobre a gestão financeira da empresa.Os gestores têm um panorama completo sobre o controle das finanças do negócio.

Integre as movimentações bancárias e otimize a organização financeira com a Conta Azul Pro

Como mostrou a jornada da Health Solution, contar com a ajuda de uma solução tecnológica faz muita diferença para a gestão de uma empresa. Ao automatizar os processos, eles conseguiram diminuir os erros e o retrabalho, além de ter uma visão clara sobre a situação financeira do negócio.

No processo de implantação, Eliane destacou como dois pontos fortes: a facilidade de mexer na plataforma e o suporte oferecido pela Conta Azul. No início, ela conseguiu aprender a usar o ERP por meio de uma série de materiais, como vídeos e artigos, que ficam disponíveis no site de treinamentos e na central de ajuda.  

“Nós tivemos um horizonte de informações assim que a gente fez a assinatura. Recebemos um e-mail com orientações e passo a passo de como criar contas, manusear as contas a pagar e a receber, como fazer um lançamento e como excluir. O suporte de vídeos é perfeito. Pouquíssimas vezes eu tive que ligar para vocês com alguma dúvida, mas nessas poucas vezes fui muito bem atendida, com muita agilidade”.

Com a Conta Azul Pro, a organização financeira atinge um nível de excelência. Nosso ERP online disponibiliza todos os recursos necessários para que o gestor ou empreendedor acompanhe os gastos e realize previsões financeiras em tempo real.

Com essa quantidade de informações, é possível entender o cenário das finanças, identificar problemas, resolvê-los e elaborar ações orçamentárias preventivas. Todas essas possibilidades estão disponíveis para empresas de qualquer porte e segmento.

Dessa forma, esses negócios centralizam tudo em uma única plataforma completa. Dentre outras funcionalidades, podemos apontar:

  • Contas a pagar e a receber;
  • Gestão de cobranças;
  • Controle de vendas e integração com o financeiro;
  • Fluxo de caixa;
  • DRE Gerencial;
  • Integração com o contador;
  • Relatórios gerenciais completos.

E para oferecer mobilidade e praticidade, também disponibilizamos o app Conta Azul de Bolso. De qualquer lugar, o empreendedor pode acompanhar as vendas, o fluxo de caixa e estoque, e até gerar e enviar orçamentos pelo celular.

Quer ter resultados positivos como os da Health Solution? Então teste grátis a Conta Azul Pro e veja os benefícios na prática!

Leia mais

Leia também