Gestão do Negócio

Extrato OFX e integração bancária: principais dúvidas respondidas

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 7 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • O extrato OFX (Open Financial Exchange ou Intercâmbio Financeiro Aberto) é um documento digital que serve para armazenar informações financeiras;

  • Esse formato de arquivo contém informações sobre movimentações bancárias e facilita a importação das informações para sistemas de gestão;

  • Automatizar a conciliação bancária economiza tempo e dinheiro na sua gestão financeira: a Conta Azul Pro importa arquivos OFX automaticamente, entre outras facilidades. Teste grátis!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

O formato OFX (Open Financial Exchange) é um tipo de arquivo usado para armazenar informações financeiras, geralmente utilizado pelos bancos. Dessa forma, o Extrato OFX é um extrato bancário, só que transformado neste formato.

Ele é muito importante para o seu controle financeiro, poisfacilita operações de conciliação e integração bancária e o planejamento estratégico como um todo, além de ajudar no monitoramento do fluxo de caixa. Por isso, éindispensável contar com ferramentas, como sistemas ERP online, que sejam compatíveis com OFX.

O gestor que quiser tirar todas as suas dúvidas sobre extrato bancário OFX pode contar com o texto abaixo. Continue lendo para entender a importância deste arquivo e como funcionama importação e exportação do mesmo. 

Faça uma boa leitura!

Confira os tópicos:

Extrato OFX o que é

O que é o extrato OFX?

Extrato OFX é um arquivo digital de extrato bancário no formato .ofx. Ele é usado exclusivamente para armazenar informações financeiras pelos bancos.

Na verdade, o OFX (Open Financial Exchange, ou Intercâmbio Financeiro Aberto) tem uma função bem específica, que é transportar informações sobre movimentações bancárias.

O extrato bancário OFX é extremamente seguro, não exibe senhas e nem informações sigilosas. Ele pode ser aberto por programas e plataformas específicas, como planilhas eletrônicas (Excel) e sistemas de gestão integrada (ERPs).

Não sabe o que são ERPs? Descubra aqui!

Porém, nas planilhas tipo Excel, ele é um pouco diferente. Para acessar as informações neste recurso, será necessário usá-lo em um arquivo tipo XML. Para isso, basta selecionar a opção “Todos os arquivos” quando estiver na janela Abrir e, depois de abri-lo, escolher a opção “Como uma tabela XML”. 

Pode acontecer, no entanto, do OFX conter informações adicionais, impedindo que o arquivo seja aberto corretamente no Excel. O que é mais difícil de ocorrer em um ERP online.

Falando em Excel, conheça esta planilha grátis de controle financeiro. 

Para que serve o formato OFX?

Visualizar seu extrato bancário em uma planilha não é a sua maior vantagem ou utilidade. A grande serventia dos arquivos em formato OFX é a possibilidade de importá-los em um software de controle financeiro ou gestão empresarial.

Os principais bancos do Brasil oferecem aos seus clientes a possibilidade de exportar arquivos OFX com informações sobre sua conta. A partir daí, fica muito simples, basta importá-los no programa de gestão utilizado.

Os processos que envolvem a importação de um arquivo no formato OFX são homologados pelo Sistema Financeiro Nacional. Essa importação é útil para que o dono do negócio faça a conciliação bancária.

Mas não confunda: nem todo extrato bancário é OFX. Afinal, esse é apenas um formato que facilita a administração e o compartilhamento de informações bancárias.

Controle financeiro empresarial: qual a importância e como gerenciar

O que é conciliação bancária?

Conciliação bancária é a comparação entre o saldo do controle interno da empresa e o extrato bancário. Ela serve para conferir se há harmonia entre os dois, permitindo identificar possíveis fraudes ou problemas na conta bancária.

O processo é especialmente importante em empresas que recebem muitos pagamentos a partir de cartões de crédito, débito e boletos. Antes da informatização dos escritórios e da praticidade dos softwares de gestão, essa conferência era feita manualmente.

O gestor imprimia um extrato e conferia com uma planilha na qual as saídas e entradas de dinheiro na conta eram registradas. A partir da possibilidade de importar o arquivo OFX, tudo ficou muito mais simples e várias horas são economizadas.

A integração bancária automática também é possível quando você usa plataformas completas e otimizadas. 

Em resumo: conciliação bancária é quando você bate os movimentos financeiros da empresa com o extrato bancário. Assim, o gestor descobre se há algum erro nos lançamentos, desvios financeiros e outros problemas. 

Como exportar o arquivo OFX

Cada banco tem o seu próprio sistema e conjunto de tecnologias. Para exportar um arquivo OFX, geralmente o cliente precisa acessar o internet banking e encontrar essa opção na seção de extrato bancário.

Os diferentes sistemas de internet banking mostrarão de formas distintas suas informações. No entanto, a exportação do arquivo OFX tende a ser parecida entre todos. 

Faça o seguinte:

  1. Acesse sua conta com seus dados e senha;

  2. Procure no menu de opções por “Conta corrente”

  3. Aí, você deve clicar em algo como “Saldo e extrato” e, em seguida, em “Extrato por período”;

  4. Selecione o período exato do qual você quer extrair os dados bancários;

  5. Clique para ver o extrato;

  6. Procure e clique em um botão que deve se chamar “Exportar”;

  7. Clique em confirmar e faça o download do arquivo “extrato.ofx”.

Tendo dificuldades em encontrar essa opção, entre em contato com a central de atendimento do banco. Então, certifique-se de que ele oferece a possibilidade de exportar o extrato nesse formato e peça orientação.

Veja como é fácil fazer conciliação bancária na Conta Azul Pro.

Como importar o arquivo OFX

Assim como a exportaçãodepende da arquitetura de informação e navegação do sistema de internet banking do seu banco,o processo para importar um arquivo no formato OFX para a conciliação bancária varia conforme a plataforma que você utiliza.

Em uma plataforma de gestão integrada como a Conta Azul Pro, você consegue facilmente importar o extrato bancário em OFX para a conciliação bancária. Intuitiva e simples, é desenvolvida especialmente para quem não tem tempo a perder.

Ele permite controlar vendas, estoque e emitir nota fiscal, entre muitas outras funções. Com a Conta Azul, é possível economizar até 20 horas por mês na tarefa da conciliação bancária, por exemplo.

Extrato OFX o que é

 

Ganhe ainda mais tempo com a conciliação bancária automática

Importar um arquivo em formato OFX na sua plataforma de gestão facilita muito a sua conciliação bancária e o controle financeiro no geral. Isso porque, com um ERP online, você gasta menos tempo do que se tivesse que comparar as movimentações manualmente. 

A Conta Azul PRO, disponível para clientes dos principais bancos do país, é a tecnologia que você precisa para otimizar a conciliação bancária e outros processos financeiros! 

Assim, o dono do negócio não precisa acessar o internet banking, exportar e depois importar o arquivo. Tudo é feito no próprio ambiente da Conta Azul Pro.

Automatize também sua emissão de relatórios, seu fluxo de caixa, seu controle financeiro, sua gestão de estoque e, principalmente, envio de dados para o contador. Assim, ele recebe seus documentos em tempo real sem perder uma informação sequer.

A Conta Azul Pro possui muitos benefícios e um deles é que seu teste é grátis. Faça agora!

Leia mais

 

Leia também