Gestão do Negócio

Como inserir sócios no seu negócio e se dar bem com isso

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 5 mins de leitura

Como inserir sócios no seu negócio e se dar bem com isso

Se você está pensando em adicionar sócios a sua empresa saiba que esta pode ser uma ótima oportunidade para expandir seus negócios. Fazer com que uma empresa seja uma sociedade é uma boa estratégia para aumentar o lucro e diversificar a base de ativos. E não são apenas os benefícios financeiros que a adição de um sócio pode garantir aos seus negócios.

Inserir sócios na sua empresa é como estar em um relacionamento, por isso, considerações e avaliações devem ser tomadas. Faça pesquisas para realizar decisões sábias e ter certeza da viabilidade desta parceira para sua empresa, garantindo assim o sucesso contínuo dos seus negócios.

Criando uma parceria de negócios

Em uma sociedade de negócios, cada sócio se compromete fornecendo habilidades, especialidades e esforços em troca de uma porção, decidida por acordo, de lucros da empresa.

Parcerias de negócios aproveitam as múltiplas habilidades, conhecimentos e recursos – inclusive dinheiro – que os diferentes sócios trazem com eles para a companhia. O lado positivo é que as parcerias são bastante fáceis de montar e administrar – tudo o que você realmente precisa é de um acordo escrito, que terá suas complexidades dependendo de cada negócio.

Certifique-se, no entanto, de ter um advogado para dar uma olhada no seu acordo de parceria antes de assiná-lo. Isto porque os parceiros têm uma participação acionária legalmente reconhecida, cada um é um agente para a parceria e podem contratar funcionários, emprestar dinheiro e operar o negócio. Os lucros são tributados como rendimento pessoal, e pelo lado negativo os sócios são pessoalmente responsáveis pelas dívidas e impostos.

O que eu devo considerar antes de adicionar um sócio?

Donos de empresas às vezes se antecipam ao oferecerem uma sociedade. Uma avaliação criteriosa de todos os fatos é fundamental já que agora você terá alguém para considerar, consultar e tomar decisões com você. Se o temperamento e estilo de negócios do seu futuro sócio não forem compatíveis com o seu, a sociedade pode trazer mais problemas do que benefícios. Antes de tomar a decisão de inserir sócios na sua empresa algumas perguntas devem ser feitas.

  • Qual o valor que o seu sócio irá trazer para seus negócios?
  • Como você definirá as divisões de responsabilidades?
  • Existe confiança mutua entre você e o seu futuro sócio?
  • O seu negócio tem condições de manter um novo empregado de nível sócio?

Após responder estas perguntas e avaliar a viabilidade de seu novo sócio é hora de considerar alguns aspectos quantificáveis do seu futuro parceiro. Estabelecer um período experimental em que metas tangíveis seriam definidas para o futuro sócio é essencial.

Tudo deve ser documentado e compartilhado para que todos tenham um diálogo sobre as prospecções desta parceria. Isto lhe dará informações adicionais para medir as contribuições do seu sócio e a habilidade que ele tem em cumprir o que foi proposto.

Depois de avaliar cuidadosamente as qualidades de seu novo sócio será hora de fechar o negócio. Um acordo de sociedade detalhando responsabilidades, direitos, obrigações e ações deve ser formulado. Isso garante tanto para a empresa quanto para os sócios proteção e direitos legais.

 4 Benefícios de fazer uma parceria de negócios

1. Capital

Dependendo da natureza do negócio, os parceiros irão financiá-lo com capital de arranque. Isto significa que quanto mais parceiros existe, mais dinheiro eles podem colocar no negócio, o que permitirá uma melhor flexibilidade e maior potencial de crescimento. Isso também significa maior lucro potencial.

2. Flexibilidade

Uma parceria de negócios é geralmente mais fácil de gerenciar e executar. Uma sociedade é menos rigorosa do que companhias, em termos das leis que regem a formação e porque os sócios têm a voz em como a empresa é gerida (sem interferência dos acionistas). É muito mais flexível em termos de gestão, desde que todos os sócios tenham um diálogo em comum.

3. Responsabilidades compartilhadas

Os sócios podem compartilhar a responsabilidade do funcionamento do negócio. Isto irá permitir-lhes aproveitar o máximo de suas habilidades. Ao invés de dividir a gestão e ter uma parte igual de cada tarefa do negócio, eles podem muito bem dividir o trabalho de acordo com suas habilidades. Portanto, se um dos parceiros é bom com números, ele pode lidar com a manutenção de impostos e contas, enquanto o outro parceiro pode ter afinidade com vendas e, dessa forma, ser a principal pessoa de vendas para o negócio.

4. Tomada de decisões

Sócios compartilham a tomada de decisões e podem ajudar uns aos outros quando precisam. Mais parceiros significa mais cérebros que podem contribuir em ideias de negócios e ajudar a pensar em resoluções dos problemas que a empresa encontrar.

Como você pôde ver, existem muitas vantagens em adicionar sócios aos seus negócios e ter benefícios não apenas financeiros com isso. Basta avaliar as condições e necessidades de sua empresa para saber se vale a pena.

Dúvidas e sugestões? Comente!

Leia também