[Infográfico] Saiba como substituir o emissor gratuito de NF-e

Saiba como substituir o emissor gratuito de NF-e

emissor gratuito de NF-e da Sefaz-SP (Secretaria de Fazenda de São Paulo) foi descontinuado e passou a ser atualizado pela Sefaz do Maranhão e pelo Sebrae-SP. Foram muitas idas e vindas e os problemas têm sido frequentes para quem depende desse software para emitir suas notas fiscais de mercadorias. Entenda o começo desse processo, que aconteceu em 2016. 

Emita Notas Fiscais de sua empresa dentro de um sistema de gestão para evitar erros

Segundo a Sefaz-SP, a medida foi motivada pelo fato de que o sistema vem sendo usado tão procurado pelos usuários. Outras soluções para emitir NF-e vinham sendo acessadas pelas empresas. Porém, milhares de pequenas empresas ainda dependem da solução, seja como emissor principal, seja para casos específicos (exceções ou casos raros).

A decisão foi anunciada em abril de 2016 com data inicial de descontinuidade em janeiro de 2017. O aviso antecipado teve como objetivo preparar os donos de negócio que ainda utilizavam o emissor gratuito de NF-e buscarem novas possibilidades. Porém, na prática, o que se viu foi uma sequência de adiamentos e falta de informação para quem dependia dele.

O aplicativo gratuito era disponibilizado desde 2006 e foi desenvolvido para apoiar a migração para o padrão eletrônico das notas fiscais. O programa da Sefaz de São Paulo era conhecido por ser pouco recomendado para empresas que tiram um volume elevado de notas, pois exige redigitação de cada campo, nota por nota, o que acabava dando muito trabalho para quem realizava esta tarefa.

Existem muitas alternativas, algumas simples e gratuitas que funcionam como o programa para emitir nota fiscal eletronica grátis, o novoemissor.com, desenvolvido pela ContaAzul.

A melhor alternativa ao emissor, porém, é o ContaAzul. Entre suas funcionalidades, faz a emissão de nota fiscal. Para apresentar a você as vantagens de utilizar o sistema e mostrar a diferença para o sistema da Sefaz, preparamos um infográfico com informações que vão ajudar na hora da escolha.

O ContaAzul torna-se uma das soluções mais completas para emitir NF-e e NFS-e por ter o módulo de faturamento e cobrança como parte de um sistema integrado de gestão e controle financeiro. Como o sistema é on-line, todo processo é documentado e permanece acessível na nuvem, com segurança e alta disponibilidade.

Por outro lado, o emissor gratuito da Sefaz-SP obriga o usuário a salvar as notas no computador, pois permite um backup de apenas 30 dias. Além disso, pela necessidade de baixar o programa, o acesso pode ser feito apenas por um computador, diferente do ContaAzul, que é acessível de qualquer lugar e 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Confira o infográfico e tenha mais informações sobre o funcionamento do nosso sistema de emissão de nota fiscal.

Infográfico - Fim do emissor gratuito de NF-e  Veja como substituir o emissor da Sefaz-SP pelo ContaAzul e todas as vantagens  que um sistema online oferece Baixar agora

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?