Gestão do Negócio

[Infográfico] Gestão por resultados: sua empresa em direção ao sucesso

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 2 mins de leitura | ← voltar

Gestão por resultados

Alcançar as metas e conquistar os resultados almejados é o princípio que rege toda empresa, independentemente do seu porte, não é verdade? E para conseguir isso, todas as atividades são planejadas e executadas de forma que a mantenha no caminho certo, proporcionando crescimento e um bom retorno no mercado.

Nesse processo, é essencial que os donos de negócio consigam ter uma visão ampla da empresa para gerenciá-la da melhor forma, considerando a realidade e o contexto no qual está inserida. É considerando esses pontos que a gestão por resultados tem se tornado cada vez mais presente na rotina corporativa.

Ao contrário do que acontece no formato tradicional de gestão, em que o foco está no planejamento e no acompanhamento dos processos, a gestão por resultados, como o próprio nome já sugere, é direcionada para os resultados do empreendimento. A ideia é, portanto, enfatizar os objetivos, de modo que cada processo seja acompanhado para que os resultados estabelecidos como meta sejam alcançados. Tudo isso, claro, tendo como base os valores corporativos para que as ações estejam sempre alinhadas com o perfil do seu negócio.

A partir dessas características, a gestão por resultados proporciona diversas vantagens para quem a implementa, dentre as quais podemos destacar: melhora na comunicação interna, maior engajamento das equipes nos projetos e resultados consistentes. Esses fatores são elementos fundamentais para garantir que toda a empresa esteja alinhada e as equipes trabalhem juntas para obter os objetivos almejados. Isso é possível porque neste tipo de gestão os colaboradores se sentem mais motivados com os projetos, já que percebem a importância que têm para o crescimento da equipe em si e da empresa como um todo.

Como implementar a gestão por resultados na sua empresa

Se administrar corretamente é essencial para a sobrevivência do negócio, umagestão por resultadosvai impulsionar ainda mais o crescimento dele. Afinal, embora os processos em si sejam importantes no desenvolvimento de uma empresa, eles não são os principais elementos nesse sentido, mas sim os resultados obtidos por meio deles. Prova disso é que de nada adianta se preocupar com os mínimos detalhes das tarefas de um projeto ou pensá-los de forma individual, por exemplo, se isso está prejudicando os resultados finais. É preciso se adaptar e buscar soluções conjuntas para alcançá-los. Este deve ser o foco.

Para ajudá-lo a entender melhor sobre este tema e aprender como implementar a gestão por resultados na sua rotina, preparamos um infográfico com um passo a passo completo para você levar esse método para seu dia a dia. Confira!

Gestão por resultados

Leia também