Conseguir um espaço de destaque no mercado tem se tornado cada vez mais difícil e, para driblar a concorrência, é preciso mais do que conhecimentos técnicos. A imagem do profissional é um aspecto que deve ser considerado de extrema importância e, por isso, trabalhado de forma correta, visando destacar suas habilidades para garantir seu reconhecimento.
Por isso, o marketing pessoal é visto como matéria obrigatória para aqueles que queiram se manter e crescer na área em que atuam.
Muitos costumam ter receios quanto a essa prática por acreditarem que ela corresponde a uma vaidade pessoal. Mas essa ideia está completamente equivocada e é preciso ter em mente que humildade e anonimato são conceitos diferentes. O marketing pessoal consiste em um conjunto de técnicas que visam destacar habilidades e competências, fazendo com que o profissional seja notado e reconhecido. Afinal, quem não é visto não é lembrado e o mais importante é garantir que o seu perfil seja sempre associado a uma imagem positiva.
3 direções de marketing pessoal
Essa estratégia trabalha exatamente nesse aspecto, estimulando a mudança de atitudes e ações que podem prejudicar essa construção. Para isso, o marketing pessoal deve ser desenvolvido em três direções principais:
- Desenvolvimento intelectual: conhecimento técnico e constante atualização;
- Cuidados visuais: cuidado com a aparência e adaptação ao ambiente de trabalho;
- Participação social: contato com outros profissionais.
Por que fazer marketing pessoal?
A verdade é que todos os profissionais, inclusive os de manutenção de computadores e suporte de TI, precisam dele. Durante muito tempo, as pessoas que trabalhavam nessa área eram associadas automaticamente aos nerds que ficavam enclausurados em suas salas, monitorando informações e consertando computadores. O fato é que este perfil nem sempre é visto com bons olhos, pois cria uma barreira entre os departamentos e um distanciamento com os clientes.
Acabar com essa distância é muito importante não só para empresa, mas também, e principalmente, para o profissional em si, seja ele funcionário de uma empresa, seja ele autônomo. Por isso, é imprescindível causar uma boa impressão entre as pessoas e conseguir melhores oportunidades na busca pelo sucesso.
Trace já seu plano de marketing pessoal! Para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos um infográfico com dicas fundamentais para seu sucesso. Confira e deixe um comentário sobre o que achou do nosso material.