Vendas

[Infográfico] Gerencie seus canais de pós-venda da melhor maneira

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 2 mins de leitura | ← voltar

Gerencie seus canais de pós-venda da melhor maneira

Conquistar um cliente é algo bem complexo, que exige uma estratégia bem definida e táticas efetivas. Manter o relacionamento com essas pessoas é outra tarefa primordial e que também merece muita atenção. O trabalho de fidelização é tão importante quanto o de atração. Por isso, é essencial contar com diferentes canais de pós-venda e garantir que todos funcionem perfeitamente, dando opções e assegurando que algum representante da marca possa ser encontrado.

No pós-venda, é importante também ter alternativas de comunicação alinhadas com a era digital, indo além das tradicionais opções. O mercado disponibiliza algumas ferramentas online amplamente difundidas e acessadas pelas pessoas. Hoje, é difícil encontrar alguém que não tenha uma conta no Facebook e no Twitter ou que não utilize e-mail e WhatsApp. Além disso, existem também chats, aplicativos, sites e blogs, todos com grande capacidade de alcance. Se os clientes estão lá, as empresas precisam seguir a tendência e fazer uso das diferentes tecnologias.

Canais de pós-venda: como usar

Mas não basta somente ter esses canais, é importante utilizá-los de fato, mantendo eles atualizados e sempre com alguém disponível para interagir com os clientes. Divulgar no cartão ou no próprio site que a empresa tem uma página no Facebook e não acessá-la com frequência não adianta nada, não é mesmo? Se o cliente entrar lá, deixar uma mensagem e não for respondido, a experiência dele será bem ruim e isso prejudicará a imagem da marca.

O mesmo vale para o e-mail ou o telefone, por exemplo. Se as pessoas procurarem sua empresa nesses canais, precisam ser atendidas com agilidade e eficiência.

Pensando nisso e com a intenção de ajudar você a manter seus diferentes canais de venda eficientes, preparamos um infográfico com as definições das funções de várias ferramentas, além de dicas de como melhor gerenciar as informações geradas por esses meios. Confira nosso material e, se ficar alguma dúvida, fique à vontade para nos procurar e esclarecer todos os pontos.

Leia também