Marketing

Como Fazer Inbound Marketing Com Pouco Dinheiro: Passo a Passo

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/01/2024 | 8 mins de leitura | ← voltar

Quer aprender como fazer inbound marketing com pouco dinheiro? Veja nosso guia para usar conteúdo para captar leads e vender mais.

Quer aprender como fazer inbound marketing com pouco dinheiro? Então é bom arregaçar as mangas: há muito trabalho pela frente.

Cada vez mais, as empresas buscam atrair clientes por meio do conteúdo.

Em vez de anunciar serviços, as organizações oferecem respostas para dúvidas ou problemas dos usuários.

E, assim, constroem autoridade, humanizam a marca e vendem mais.

Se você está dando seus primeiros passos nesse tipo de estratégia e quer viabilizar suas ideias com orçamento limitado, confira a seguir o nosso guia e tire todas as suas dúvidas.

Por que fazer inbound marketing?

O inbound marketing é uma das estratégias mais poderosas de captação de leads atualmente.

Segundo estudo do Hubspot, de 2018, 75% das empresas B2B e B2C já adotam o inbound marketing como sua principal abordagem de marketing.

Para isso, desenvolvem artigos, e-books, fotos, vídeos, áudio e outras mídias.

A intenção dessa estratégia é não sobrecarregar o cliente com propagandas, mas oferecer respostas para o que eles estão buscando.

Isso porque o impacto das estratégias tradicionais de marketing e publicidade é cada vez menor.

Hoje 70% dos usuários preferem conhecer uma empresa por meio de artigos em vez de anúncios pagos, conforme pesquisa da Demand Metric.

De acordo com a Content Trends 2018, investir nessa estratégia gera 2,6 vezes mais visitas e 3,7 vezes mais leads.

Um conteúdo que ajuda o consumidor dialoga diretamente com suas dores, auxilia na resolução de problemas e garante destaque nas suas decisões de compra.

Dessa forma, é possível atrair o usuário por meio de um funil de vendas (considerando diferentes inclinações para a compra, do topo, mais abrangente, para o fundo, mais direcionado).

Inbound marketing com baixo orçamento: é possível

OK, agora você já está convencido de que o inbound marketing é uma boa estratégia para atrair leads, reforçar a autoridade e vender mais.

Mas será que você tem orçamento para isso?

Sem dúvidas, tem.

A boa notícia para quem deseja fazer inbound marketing é que não há um valor mínimo para começar.

A má notícia é que, como qualquer estratégia de marketing, nada sai de graça.

No mínimo, você gastará tempo para viabilizar uma pequena operação para o blog ou para as redes sociais.

De qualquer forma, essa abordagem permite adaptações em seu planejamento e execução.

Por isso, você pode gastar mais ou menos, conforme sua disponibilidade.

E cada real gasto pode ter seu resultado mensurado, o que é essencial para garantir o melhor retorno para o seu investimento.

Então, com ferramentas gratuitas, como redes sociais, Google Analytics e uma plataforma de publicação como o WordPress, você já tem as condições básicas para fazer inbound marketing.

Ou seja, baixo orçamento não é justificativa para abrir mão de investir na atração de leads para o seu negócio.

Os resultados podem vir apenas no longo prazo, mas é preciso começar.

“Você pode não obter todos os resultados que deseja imediatamente e não pode classificar suas palavras-chave ideais, mas isso não significa que você não possa obter resultados dentro de 90, 60 e até mesmo em 30 dias” destaca Neil Patel, em seu blog, um dos mais conhecidos e respeitados profissionais de marketing.

E como dar os primeiros passos? É o que veremos a seguir.

Como fazer inbound marketing com pouco dinheiro?

Fazer inbound marketing com pouco dinheiro é desafiador, mas possível.

Nada impede que você comece um projeto do zero e com orçamento bastante limitado e atinja resultados extraordinários.

Veja passo a passo como fazer:

1. Crie um plano de inbound marketing

Um bom planejamento de marketing é essencial para o sucesso da sua estratégia.

Para isso, é possível utilizar uma planilha e ali estabelecer os principais objetivos, valores gastos em cada ação, acompanhamento mensal de resultados, entre outros.

Nesse rascunho inicial, você também precisa rabiscar as primeiras linhas das suas personas (as representações do seu público-alvo).

Essas personas são aqueles leitores nos quais você vai “mirar” o seu conteúdo.

Nessa descrição, você pode incluir faixa etária, preferências de utilização da internet, meios preferidos para compras, hábitos, formação, tipo de emprego, faixa salarial, nível de educação, principais dores em relação ao seu serviço ou produto, entre outros.

Aos poucos, você vai tornar esse planejamento mais robusto, mas pode começá-lo de forma bastante simples — apenas como referência inicial.

2. Otimize o seu site

A otimização do site, visando aos mecanismos de busca e aos usuários mobile, ajuda a garantir que seu conteúdo seja fácil de ser encontrado e navegado pelos clientes em potencial.

Para isso, reduza o peso das páginas para aumentar a velocidade de carregamento, mantenha uma boa hierarquia de informações, conte com uma plataforma que seja mobile-friendly e faça testes A/B utilizando diferentes fontes e tipografias.

Se possível, contrate um desenvolvedor web para auxiliá-lo nessa tarefa.

3. Utilize o SEO no blog

Inbound marketing requer publicações de fôlego no seu blog e, para isso, você precisa de uma plataforma rápida e confiável como o WordPress.

Além de ser uma das melhores soluções do mercado, é gratuita.

Mas é a partir da instalação do WordPress que começa o verdadeiro trabalho.

Agora você precisa construir conteúdo original e relevante, que dialogue diretamente com as dores do seu usuário e que o leve para mais perto da compra do seu produto ou serviço.

Para isso, especialmente no início, é essencial uma segmentação bastante profunda: vá direto ao ponto e se concentre apenas em um detalhe do problema, para captar a atenção da busca de um tipo de usuário específico.

Se você tem uma consultoria de finanças e quer escrever sobre CDB (Certificado de Depósito Bancário), por exemplo, deve ir um pouco além e criar conteúdo para um tipo de problema referente ao CDB.

Uma possibilidade: CDB x poupança.

Pronto, agora você tem um texto mais direcionado a um tipo de dúvida, que tende a ter melhor desempenho no Google.

Para seguir nessa jornada, vale a pena entender mais sobre SEO, a otimização para motores de busca.

4. Humanize a marca nas redes sociais

Para atingir rapidamente o seu público, as redes sociais oferecem atalhos interessantes.

Por isso, vale a pena humanizar sua marca com publicações no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e outras que sejam identificadas com o seu público-alvo.

Tente publicar apenas o que for relevante e interessante, para ganhar cada vez maior alcance orgânico e não ficar refém de impulsionamento pago.

E ao utilizar seu dinheiro em promoções, fique muito atento às métricas, para descobrir quais ações estão valendo mais a pena.

Com testes A/B, você pode aprimorar suas ações cada vez mais, ou seja, gastar menos para conquistar mais resultados.

5. Gere conteúdo relevante

Conteúdo é a palavra-chave de qualquer estratégia de inbound marketing.

É atrás de conteúdo relevante e original que os usuários chegam até o seu site.

E é por meio dele que eles voltarão.

Então, uma vez que você assume uma estratégia de inbound marketing, é preciso produzir consistentemente um ótimo conteúdo, que seja valioso para os clientes e que os ajude a resolver seus problemas.

Você pode começar com artigos semanais em seu blog e redes sociais e ir aumentando a frequência conforme suas condições e os resultados.

Mas como descobrir o que os usuários estão buscando?

Essa pergunta deve remetê-lo de volta ao passo 1: o planejamento.

Lá deve constar o resultado de uma boa pesquisa de campo e benchmarking para que você tenha uma boa percepção do conteúdo que seu público-alvo está consumindo.

Uma boa maneira de descobrir assuntos importantes para suas campanhas são as ferramentas de busca de palavras-chave, que mostram, aproximadamente, quantas buscas são realizadas por palavras e expressões ligadas ao seu nicho.

Algumas delas são Google Trends (tendências), Keyword Planner (volume mensal), SEMRush (mais funções, como investigação da concorrência).

Pronto, aí estão algumas dicas que podem levá-lo muito longe em inbound marketing.

Se você investir seu tempo e dinheiro com sabedoria, tendo como foco os nichos e as áreas certas, você verá um retorno muito maior do que imagina.

Então, não esqueça: o melhor caminho é ser paciente, ficar de olho nos seus gastos e alocar os recursos de forma inteligente, criativa e estratégica.

E você, qual será o seu próximo passo em inbound marketing? Já começou a bolar sua estratégia? Deixe um comentário.

Leia também