Inauguração de loja: como organizar um lançamento de sucesso

 

Inauguração de loja: como organizar um lançamento de sucesso

Quando o assunto é o comércio, as primeiras impressões carregam um grande peso no processo de conquista e fidelização da clientela. Esse é um fator fundamental principalmente para quem está estreando um negócio e, consequentemente, se verá diante de clientes novos e que talvez já tenham alguma preferência pela concorrência. Então, mais do mesmo não é uma opção, pois é preciso apostar em muita criatividade a fim de causar um impacto real, tanto nas suas vendas quanto na movimentação dos consumidores. A inauguração de loja é o melhor momento para começar esse planejamento.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

As inaugurações, principalmente nas aberturas de locais e pontos de venda, costumam ter como principal atrativo a sensação de exclusividade que vem acompanhada das cerimônias de lançamento. Por isso, vale lembrar que um evento de inauguração é um investimento e, assim, nada mais natural do que esperar um retorno satisfatório. E esse é um processo que envolve desde a preparação e a organização do local físico até o planejamento das ações envolvidas antes, durante e depois da sua estreia no mercado.

Começando pelo evento, é necessário ficar bem claro que é nesse momento que a sua loja vai ser apresentada. Dessa forma, a sua organização deve ter como base de planejamento destacar qual é o diferencial e os objetivos da sua marca. Vai inaugurar uma loja de roupas? Por que não organizar um desfile com as peças e marcas exclusivas do seu portfólio? Assim, você dá um gostinho das composições e tendências que só o seu negócio pode ajudar a montar. Inauguração de uma cafeteria? Uma boa pedida pode ser convidar algum profissional de culinária ou de confeitaria para preparar doces e canapés in loco. Com essas ações, o seu negócio pode mostrar a técnica e o profissionalismo envolvido na sua marca logo no primeiro contato.

A decoração também é um item importante, mas vale ter atenção: hoje, muitas lojas já possuem um cuidado extremo com as composições interna e externa dos ambientes. Então, se você já investiu na elaboração de um ambiente bonito e aconchegante, aposte em exibi-lo ao natural. Também é relevante definir se o evento será aberto ou com lista limitada de convidados, que podem ser selecionados de acordo com o interesse da loja.

Ao organizar um evento aberto, seu negócio mostra uma postura democrática que pode ajudar numa percepção positiva por parte dos clientes. Por outro lado, se a escolha for por uma lista de convidados, você contribui para criar uma atmosfera de exclusividade na inauguração. A sua escolha vai depender do seu modelo de negócio e da sua intenção como dono da loja.

Relacionamento e marketing: os pilares da inauguração de loja

Sabemos que um evento de inauguração de loja é sempre um grande momento, mas o dono do negócio não pode se dar ao luxo de apostar todas as fichas no lançamento sem se planejar para o futuro. Por isso, o relacionamento com o cliente deve ser pensado de modo a render frutos também a longo prazo. Vale aproveitar o momento para captar dados dos convidados, principalmente e-mail, número de telefone e data de aniversário, para já criar uma proximidade e uma base de contatos para comunicações posteriores.

É com base nessa coleta de dados inicial que o seu negócio pode investir no marketing de relacionamento, enviando e-mails para parabenizar pelos aniversários, oferecendo descontos, avisando sobre lançamentos, enfim, customizando o atendimento e o contato com os clientes.  Para isso, ter a loja cheia no dia da inauguração ajuda bastante no planejamento de ações em massa. Assim, uma ótima forma de aumentar o fluxo de pessoas no evento é identificar alguns influenciadores relacionados à sua área e convidá-los para a inauguração. Eles podem promover o negócio em suas plataformas, aumentando o interesse pela sua marca antes mesmo dela entrar no mercado.

A diversidade de estratégias é grande. Outra alternativa é investir em peças personalizadas e criativas, como camisetas, bonés e souvenirs que levem a sua logo e informações de contato, pois são uma boa forma de criar a sensação de um merchandising especial e único para o evento. É uma opção, por exemplo, com um retorno muito melhor do que a criação de promoções de lançamento. Afinal, seu novo cliente ainda não conhece os seus preços, e pode preferir esperar para ver se consegue comprar por um valor semelhante em outro momento.

Como organizar as campanhas e se preparar para o grande dia

Antes mesmo do dia da inauguração, você pode medir a temperatura em relação à expectativa dos consumidores da sua região com o evento. Isso, é claro, se você veicular uma campanha para que a sua loja já se torne conhecida no bairro ou cidade onde irá abrir com certa antecedência. Hoje, as redes sociais acabam ganhando a preferência dos donos de negócios na hora de organizar uma campanha de lançamento, tanto pela facilidade na segmentação do público quanto pela possibilidade em controlar de forma mais certeira o retorno do investimento.

Contudo, enviar e distribuir folders e convites personalizados nas proximidades do local da loja também são boas táticas para atrair clientes e medir a empolgação com o seu evento. Forme parceria com os lojistas da região, deixando material de divulgação em seus estabelecimentos e oferecendo aos clientes dos parceiros vantagens de compra de produtos ou serviços. Esse canal passa a ser um divulgador e indicador do seu negócio. Na pior das hipóteses, você terá criado uma ótima política de boa vizinhança e de relacionamento com esses lojistas.

Vale lembrar, ainda, que o principal objetivo de uma inauguração de loja é conquistar clientes. Embora ainda tímido, o aquecimento da economia tende a deixar o mercado cada vez mais competitivo e, por isso, investir em clientes fiéis é uma forma de garantir bons resultados o ano inteiro. E, principalmente no evento de inauguração, apostar em processos eficientes, rápidos e dinâmicos são fundamentais para evitar atritos durante o momento de compra dos consumidores.

Isso faz com que a imagem do negócio seja positiva e, com isso, as chances de retorno aumentem. Sendo assim, antes de dar o pontapé inicial no seu evento, confira duas vezes se todos os sistemas de vendas estão preparados para atender o público no dia da inauguração, evitando filas, problemas com cartões ou com emissão de nota fiscal.

Guia: Controle Financeiro para Lojas Físicas e Virtuais  Como analisar os números para tomar as melhores decisões no dia a dia Baixe agora

Dito isso, é importante lembrar também que a loja precisará lidar com a gestão financeira. Para isso, você pode contar sempre com a ContaAzul. Com a nossa plataforma de gestão, você mantém organizadas as entradas e saídas de dinheiro e o fluxo de caixa, além de emitir a nota fiscal ao consumidor eletrônica (NFC-e).

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente novidades e dicas sobre financeiro, nota fiscal e gestão selecionadas pela ContaAzul.

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online   para você organizar sua empresa   <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>