Controle Financeiro

Guia: Imposto de Renda - como declarar seus rendimentos

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 2 mins de leitura

Imposto de renda

Quando Caetano Veloso cantou “um filho de leão, raio da manhã arrastando meu olhar como um ímã, meu coração é o sol, pai de toda cor quando ele lhe doura a pele ao léu”, em 1977, com sua despretensão característica, não deve ter passado pela sua cabeça que o bichinho suave e encantador da música viraria símbolo de uma campanha de marketing voltada à arrecadação de impostos em 1979.

Pois é, essa história de prestar contas ao Leão começou ainda durante a Ditadura Militar. O felino, já reconhecido como Rei da Selva, foi escolhido por representar um animal justo, leal, forte – pois não ataca sem avisar –, e manso, porém não bobo. A ideia era mostrar à população que o governo não seria condescendente com a sonegação. A propaganda deu certo e, apesar de não ser mais usado pela Receita Federal, o Leão segue sendo o símbolo do Imposto de Renda. Hoje, porém, muitos acreditam que o animal represente a fome cada vez maior do governo em abocanhar o dinheiro do contribuinte.

Com ou sem o leão, o que não se pode esquecer é que está na hora de acertar as contas com o governo. O período para enviar a declaração começa neste 6 de março e segue até 31 de abril para pessoas físicas e 30 de junho para pessoas jurídicas. Os programas já estão disponíveis no site da Receita Federal. Neste ano, a novidade é a opção pelo uso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Neste guia, você vai encontrar as informações necessárias para fazer a sua declaração e dicas de como não errar na hora de preencher os formulários. E preste atenção, não é somente a pessoa física que tem que declarar os ganhos e gastos de 2013. Se você tem uma empresa, o governo também precisa saber sobre o seu patrimônio.

Confira os itens deste guia:

– O que é o Imposto de Renda?

– Afinal, para que serve o IR?

– Quem deve declarar o IR?

– Como devo me preparar para declarar o Imposto de Renda?

– Esta é a minha primeira declaração. O que devo fazer?

– Como fazer a declaração do IR da empresa

Acesse, faça o download e veja como podemos ajudá-lo.

Leia também