Gestão do Negócio

Imposto de Renda: a hora de acertar as contas com o Leão

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 1 mins de leitura

Imposto de renda: a hora de acertar as contas com o Leão

Hoje, no imaginário infantil, lembrar-se de um leão não é tão assustador assim. Quer animais mais fofinhos que o Alex, o leão dançarino do filme Madagascar, e Simba, o líder felino do longa O Rei Leão? Dá até vontade de chamar de “gatinho”. Mas quando a gente cresce e entende o que é um leão de verdade, nos damos conta do real significado de “acertar as contas com o Leão”, e quanto isto pode ser apavorante.

A hora de declarar o Imposto de Renda está chegando. De 6 de março até 30 de abril, todos os contribuintes brasileiros _aqueles que têm algum tipo de rendimento _ devem enviar ao governo federal as informações sobre os ganhos e gastos de 2013. E haja papel para organizar: comprovante de renda, recibo de aluguéis, notas de gastos com saúde e educação, comprovantes de compra e venda de bens entre outros.

Aqueles que são obrigados a fazer a declaração e não fazem, podem ter alguns problemas, como o cancelamento do CPF, que gera restrições na hora de fazer financiamentos ou compras parceladas, e a impossibilidade de tirar documentos como o passaporte. Além disso, o dinheiro do IR serve para o governo investir em saúde, educação, infraestrutura entre outros, e também para financiar alguns programas, como o Bolsa Família e o Fome Zero.

Fizemos um infográfico com algumas curiosidades e informações sobre o Imposto de Renda para você. Prepare-se direitinho para fazer a declaração e não perca os prazos.

Imposto de Renda: a hora de acertar as contas com o leão

Leia também