Controle Financeiro

[GUIA PARA DOWNLOAD] Financeiro e vendas: entenda por que integrar esses setores

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 26/01/2024 | 3 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Fazer a integração do financeiro e vendas torna a gestão da empresa mais eficiente;

  • As funções desses setores são complementares e as atividades de um impactam no outro;

  • Baixe grátis neste conteúdo um guia completo para descomplicar essa tarefa.  

 

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Otimizar os processos faz toda a diferença na rotina de um negócio, especialmente nos setores ligados diretamente ao faturamento, como financeiro e vendas. A integração desses departamentos é a melhor forma de torná-los mais eficientes.

Imagine uma grande loja de roupas, que vende bastante, todos os dias. Devido ao alto fluxo de transações, sem um bom controle financeiro, essa empresa pode sofrer com alguns desafios. A inadimplência é um deles.

Agora, se o setor financeiro está integrado com as vendas, o gestor visualiza com clareza todas as suas contas a pagar e a receber. Ou seja, ele sabe exatamente de onde veio e aonde vai cada centavo. O mesmo também vale para quem está começando.

Sabemos que essa conexão nem sempre é simples. Para descomplicar essa tarefa, desenvolvemos um guia completo com download gratuito, em parceria com o Agendor. Continue lendo e descubra como baixar o seu! 

Guia vendas e financeiro

Como integrar financeiro e vendas ajuda na gestão da sua empresa?

O setor de vendas e o setor financeiro tem o mesmo objetivo, que é gerar lucro para o negócio. Porém, cada um realiza atividades diferentes e, ainda sim, estão conectados. 

Afinal, para ter vender bem, você precisa fazer investimentos, como comprar matéria-prima de qualidade e capacitar os vendedores. No entanto, isso só é possível se entrarem recursos no caixa, preferencialmente através das vendas. 

Veja que estamos falando de um processo cíclico e, para ser eficiente, é indispensável que o financeiro e vendas estejam conectados. Isso significa que todas as movimentações devem ser registradas em ambos setores e que as tomadas de decisões devem considerar os dois.

Dessa forma, além de melhorar a gestão financeira, a empresa continua competitiva no mercado e avançando de acordo com sua realidade.

O que evita alguns desafios, como abrir uma outra filial sem ter condições para bancar os custos fixos ou então oferecer um novo serviço que tem uma boa margem de lucro, mas uma baixa procura, por exemplo. 

Baixe grátis um guia para entender como integrar financeiro e vendas!

Agora que você sabe a importância da integração do setor de vendas com a gestão financeira, aprenda como fazer esse processo.

Elaboramos o guia “Vendas e financeiro sob controle” em parceria com o  Agendor, plataforma de CRM. Neste material, você encontrará os principais obstáculos que podem prejudicar o faturamento, o lucro de um negócio e as alternativas para contorná-los.

Além disso, entenda como a tecnologia facilita a organização das finanças para vender mais. É só clicar no banner abaixo e preencher algumas informações para ter acesso ao download: 

https://blog.contaazul.com/hubfs/Conteudo_Rico/Guias/ebook-vendas-financeiro-sob-controle-contaazul-agendor.pdf?hsLang=pt-br&_ga=2.67338833.1305625596.1677511452-1757333769.1677511452&_gl=1*102bax7*_ga*MTc1NzMzMzc2OS4xNjc3NTExNDUy*_ga_0ZF31QJEMG*MTY3NzYxODI3OC44Mi4xLjE2Nzc2MjU2NTYuNTMuMC4w

Toda forma de organizar os processos e dados é bem-vinda 

Para que a integração ocorra da melhor maneira possível, é preciso que o gestor conheça bem o negócio. Ter uma visão clara desses dois setores e acesso fácil aos dados financeiros e dos clientes também é fundamental. 

Utilizar planilhas do Excel é uma forma de organizar essas informações, principalmente se você está no início da sua jornada e ainda não tem um volume muito grande de dados para monitorar. Então, que tal aproveitar que está aprendendo como otimizar seus processos financeiros para baixar também uma planilha de vendas grátis? Clique aqui e confira! 

Leia mais

Leia também