Gestão do Negócio

Aprenda o que é logística, como funciona, principais tipos e veja 5 dicas de planejamento

Gabriel Manes Gabriel Manes | Atualizado em: 23/01/2024 | 13 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • A logística é a área responsável pelo planejamento e execução do armazenamento e da distribuição de produtos;
  • É importante prestar atenção a esse processo, para que o produto chegue ao destino de forma rápida e eficiente, melhorando a experiência do cliente;
  • Centralizar suas funções de estoque, logística, financeiro e vendas em um único sistema com a Conta Azul Pro. Conheça!

Experimente grátis a Conta Azul!

A logística é um processo operacional de uma empresa, sendo responsável por toda a movimentação, armazenamento, transporte e entrega.

Sua função é garantir que os produtos ou serviços passem por todas as etapas necessárias dentro da organização e cheguem até o cliente no prazo e condições ideais.

Para isso, é preciso ter uma boa gestão de estoque, controlar as entregas, cuidar do armazenamento, entre outras funções que começam na entrada das matérias-primas ou mercadorias e só terminam quando o consumidor recebe o que comprou.

E para facilitar sua vida, criamos um guia completo sobre logística. 

Navegue pelos tópicos abaixo:

Siga a leitura e aprenda a planejar e controlar sua logística com excelência.

Homem e mulher conversando ao lado de uma van cheia de pacotes para entrega

O que é logística?

Logística é o processo que cuida do planejamento, execução e distribuição de produtos ou matéria prima, principalmente no que diz respeito ao transporte e armazenamento.

O objetivo da logística é garantir que o produto chegue até o cliente da forma mais rápida, eficiente e econômica possível, desde o ponto de origem até o ponto de consumo.

Para isso, as empresas precisam ter um bom planejamento de logística e uma gestão eficaz da cadeia de suprimentos (supply chain), que começa no armazenamento da matéria-prima ou mercadorias e termina na entrega do produto ao consumidor final.

Na prática, isso significa controlar o estoque adequadamente, cuidar do armazenamento e organizar o transporte para cumprir os prazos de entrega.

Dependendo do porte e segmento da empresa, esse processo pode ser mais simples ou envolver uma rede logística mais complexa.

Um pequeno e-commerce, por exemplo, pode manter um estoque reduzido e utilizar os serviços logísticos dos Correios.

Já uma indústria precisa de uma grande infraestrutura que pode envolver caminhões, aviões, armazéns, centros de distribuição e diversas operadoras para garantir a movimentação e entrega dos produtos e materiais.

Leia mais: Saiba tudo sobre controle de estoque

Como funciona a logística?

A gestão logística pode ser dividida em dois tipos de atividades:

  • Principais: transporte, gestão de estoque e processamento de pedidos
  • Secundárias: armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, compras, gestão de produtos e sistema de gestão.

Além disso, a cadeia logística também pode ser organizada em três principais fases:

  • Suprimentos: gestão da matéria-prima e suprimentos para indústrias, incluindo o processo de pedido aos fornecedores, transporte, armazenagem e distribuição
  • Produção: controle dos SKUs (códigos de estoque dos produtos), fluxo de materiais, abastecimento e distribuição inicial do produto
  • Distribuição: gerenciamento dos pedidos dos clientes e meios de distribuição, incluindo a gestão do estoque, armazenagem e entrega.

Em qualquer tipo de negócio, existe um processo de compra de produtos ou materiais, produção ou armazenagem e entrega do produto final ao cliente — com exceção das empresas de serviços, que pulam a etapa de produção e entregam experiências/atividades em vez de bens.

Veja também: Como calcular frete, reduzir custos e atrair mais clientes

Qual a importância da logística nas empresas?

A logística é um ponto-chave para o sucesso das empresas, pois garante sua eficiência operacional e a satisfação dos clientes com a entrega dos produtos ou serviços.

Afinal, essa área é responsável por toda a movimentação e armazenagem dos materiais e mercadorias, que afetam diretamente a capacidade produtiva do negócio e seu desempenho na distribuição.

Uma boa gestão logística reduz custos operacionais, mantém os preços acessíveis para os clientes, evita desperdícios, agiliza entregas, aumenta a produtividade da empresa e proporciona uma importante vantagem competitiva.

Hoje, com a tendência omnichannel, as empresas precisam integrar seus canais de venda e distribuição online e offline se quiserem se destacar no mercado.

Além disso, os consumidores querem entregas cada vez mais rápidas e diversas opções para receber ou retirar seus produtos — o que exige uma logística integrada e automatizada.

o que é logística

6 principais tipos de logística

Existem vários tipos de logística que atendem a diferentes necessidades das empresas.

Conheça os mais utilizados no mercado.

1. Logística de abastecimento

A logística de abastecimento, ou logística inbound, é voltada para os suprimentos, mercadorias e matérias-primas necessárias garantir os recursos da empresa.

Sua função é planejar e gerenciais os materiais para que estejam sempre disponíveis conforme a demanda, além de controlar seu armazenamento e transporte.

Dessa forma, o responsável da área deve manter o relacionamento com os fornecedores, controlar o fluxo de materiais e cuidar do recebimento e descarga na empresa, por exemplo.

2. Logística de produção

A logística de produção é utilizada em indústrias para gerenciar o processo de conversão da matéria-prima em produto final.

O responsável pela área deve coordenar todas as etapas da fabricação e montagem, garantindo que os postos de trabalho fiquem abastecidos e que os materiais sejam movimentados e armazenados da forma correta.

Além disso, a área envolve o planejamento de produção para evitar desperdícios e sobras de mercadoria.

3. Logística de distribuição

A logística de distribuição, ou logística outbound, é a área responsável pelo planejamento das entregas.

O profissional do setor cuida da saída de produtos para centros de distribuição, pontos de venda ou consumidores finais, cumprindo funções como criação de rotas de entrega, gestão de transportadoras, contratação de motoristas e rastreamento de entregas.

Também é papel da distribuição controlar a reposição do estoque, observar prazos de validade e supervisionar a carga e descarga.

4. Logística reversa

A logística reversa tem como principal função planejar o retorno de materiais e produtos à empresa, encaminhando o recolhimento pós-venda ou pós-consumo.

Algumas empresas são obrigadas por lei a implementar políticas de logística reversa para recolher embalagens e resíduos de seus produtos, como os fabricantes de agrotóxicos, pneus, óleos e eletroeletrônicos.

Em outros casos, a gestão é voltada ao fluxo de trocas e devoluções de produtos, como ocorre no e-commerce quando o cliente desiste da compra ou recebe um item com defeito.

Para saber mais, confira também nosso artigo que aborda a logística reversa — do conceito à prática de uma pequena empresa.

5. Logística de terceira parte (3PL)

A logística de terceira parte, do inglês Third Party Logistics (3PL), é um modelo terceirizado utilizado por empresas de e-commerce.

Nesse caso, a empresa contrata um provedor 3PL para cuidar de todo o processo de pedido do consumidor, transporte, entrega, troca e devolução.

Esses fornecedores já possuem uma infraestrutura logística com vários processos automatizados, deixando apenas a supervisão por conta da empresa contratante.

Quando a organização é responsável por toda a logística, usamos o termo “1PL”, e quanto contrata uma transportadora para cuidar das entregas, o sistema é chamado de “2PL”.

6. Logística de quarta parte (4PL)

Na logística de quarta parte, do inglês Fourth Party Logistics (4PL), a empresa também terceiriza todo o processo logístico, mas há um grau superior de otimização.

Os provedores 4PL também são chamados de Lead Logistics Partners (LLP), pois oferecem um serviço de alto nível que inclui a gestão de outros 3PLs com um único ponto de contato.

Por isso, esse tipo de logística é mais indicado para grandes empresas que precisam cuidar de uma cadeia de suprimentos complexa.

Há ainda a logística de quinta parte (5PL), que oferece soluções inovadoras e utiliza tecnologias avançadas como inteligência artificial, automação, blockchain e dispositivos de identificação por radiofrequência (RFID) para agregar valor à cadeia de suprimentos.

dicas de logistica

Leia mais: Como lidar com a troca e devolução de produtos em lojas?

5 dicas para planejar sua logística e ganhar mais eficiência

Se você quer ter uma logística eficiente, entregas rápidas e estoque sempre em dia, precisa de um bom planejamento e controle nessa área.

Siga nossas dicas para melhorar sua performance.

1. Aposte na integração

A primeira regra para um planejamento de logística eficiente é organizar a casa para que todas as informações estejam interligadas.

É a chamada logística integrada, que conecta todos os setores e processos por meio da tecnologia para tornar a gestão da cadeia de suprimentos mais estratégica.

Para atender às novas demandas do mercado, as empresas têm adotado sistemas de gestão inteligente e substituído ferramentas tradicionais como TMS (Transportation Managament System) e WMS (Ware house Management System) por soluções integradas.

Na hora de escolher a plataforma que será utilizada, dê preferência a um sistema hospedado na nuvem, que permite o acesso aos dados da empresa a qualquer hora e lugar.

2. Invista na gestão inteligente do estoque

A gestão inteligente do estoque passa pela definição do que estocar e quanto estocar — a decisão que inicia o ciclo da cadeia logística.

Afinal, quanto a empresa precisa manter no estoque? Em que momento deve ser feita a compra? Como os materiais devem ser armazenados para manter sua integridade? Onde serão estocados?

Essas e outras questões são essenciais para um controle de estoque preciso e equilibrado, que deve atingir os seguintes objetivos:

  • Reduzir a necessidade de fornecimento de materiais
  • Garantir o recebimento de produtos de melhor qualidade
  • Reduzir os estoques até que estejam plenamente alinhados à demanda
  • Garantir a disponibilidade de produtos sempre que necessário
  • Prever e projetar a demanda.

Quando você gera o estoque de forma inteligente, consegue fazer o planejamento das provisões necessárias (tanto de materiais quanto de recursos), além de desenvolver novas fontes de fornecimento, compras e respectivos controles.

Para melhorar sua organização, experimente baixar nossa planilha de controle de estoque gratuita.

3. Fique atento às embalagens

Uma logística eficiente passa pela atenção especial ao armazenamento e às embalagens em que os produtos são acondicionados.

É importante ter cuidado com este ponto porque nenhum cliente gosta de receber sua compra em uma embalagem rasgada, aberta ou que não é adequada para manter as condições do produto.

Para uma logística perfeita, é importante testar os materiais usados pela empresa em condições extremas para evitar perdas, avarias e devoluções.

4. Cumpra os prazos

Um planejamento de logística adequado preza pelo cumprimento dos prazos, que é um dos fatores críticos de sucesso junto a distribuidores, revendedores e clientes.

Por isso, é importante ter uma margem de segurança na hora de informar a data de entrega para os clientes, já que imprevistos podem surgir no meio do caminho.

Independentemente do prazo de entrega oferecido pela concorrência, você só pode prometer aquilo que consegue cumprir — a regra número um do serviço de qualidade.

Se as entregas forem pontuais e os clientes ficarem satisfeitos, a reputação da sua empresa no mercado será inabalável.

5. Saiba escolher seus parceiros

Grande parte das empresas opta por contratar empresas terceirizadas para realizar suas entregas — as famosas 3PL.

Este é um ponto bastante sensível, já que, como responsável pela venda, você também deve responder por eventuais problemas por parte do seu fornecedor (como atraso na entrega, mau atendimento do entregador, dificuldades de rastreamento do produto, etc.).

Até então, os Correios são a principal empresa de entrega do país, mas é possível optar ainda por transportadoras privadas e provedores logísticos especializados.

Nessa hora, é importante comparar os preços, pois um frete mais barato para o cliente pode ser um grande diferencial em relação à concorrência.

Quanto mais opções de entrega e retirada (PAC e Sedex, transportadora, retirada na loja, entrega expressa, etc.) você oferecer para o cliente, melhor.

E lembre-se: independentemente do fornecedor escolhido, você deve monitorar o desempenho dele de perto para garantir a satisfação dos seus clientes.

Otimize sua logística com a Conta Azul

Como vimos, é essencial manter sua logística integrada com outras áreas da empresa e gerenciar os processos por meio da tecnologia.

Agora imagine poder centralizar suas funções de estoque, logística, financeiro, vendas e produtos/serviços em um único sistema.

É o que a Conta Azul oferece, com sua plataforma 100% online que possui os seguintes recursos:

  • Relatório de giro de estoque para avaliar a gestão de inventário e alcançar o equilíbrio com o ritmo de vendas
  • Controle de compras com lançamento automático no estoque e organização dos pedidos junto a fornecedores
  • Cadastro de transportadoras e emissão de nota fiscal de entrada e saída para agilizar a gestão do transporte de produtos
  • Controle de inventário sempre atualizado e integrado às compras, vendas e ao financeiro, permitindo baixas conforme os pedidos são confirmados e enviados.

Você também pode utilizar a Conta Azul para acompanhar seu fluxo de caixa, emitir notas fiscais de vendas, fazer conciliação bancária, controlar o comercial, organizar orçamentos e contratos, gerar relatórios para tomada de decisão e muito mais.

Tudo isso com direito à integração com seu contador, que terá acesso a todas as informações para manter seu negócio em dia e orientar sua gestão.

Centralize a gestão da sua empresa em um só lugar e otimize os processos do dia a dia com a Conta Azul Pro. Experimente grátis!

Leia mais:

Leia também