Guia sobre impostos e regimes tributários na prática

post-blog.png

Se há uma coisa que o dono de um negócio sabe desde o momento em que resolve abrir as portas da sua empresa é que terá que pagar várias taxas ao governo. Mas nem sempre é fácil ficar 100% regular, com todos os tributos pagos. Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), divulgada em março de 2017, 86% das empresas brasileiras ativas têm pendências fiscais e tributárias. Por isso que saber como funcionam impostos e regimes tributários é tão importante para manter um empreendimento ativo.

Emita Notas Fiscais de sua empresa dentro de um sistema de gestão para evitar erros

Para ajudar você na tarefa de aprender mais sobre essas questões, desenvolvemos o guia “Impostos e regimes tributários na prática”, em parceria com o consultor tributário Leandro Markus, da MG Soluções Contábeis. O material começa com uma explicação simples e direta sobre o que são os impostos e por que as empresas são obrigadas a pagá-los. Para você ter uma ideia, hoje, o Brasil tem 92 impostos, taxas e contribuições.

Na sequência, entramos na parte dos regimes tributários. É por meio da escolha deles que você vai saber a quantidade e o valor dos tributos que vai pagar ao governo. Junto a este assunto, também mostramos como fazer um planejamento tributário, ferramenta essencial para que o seu negócio consiga reduzir o valor do impostos dentro da legalidade. Aliás, cumprir a lei é premissa básica e deve ser o primeiro ponto a ser analisado no planejamento, antes mesmo de pensar em economia.

No terceiro capítulo, detalhamos os principais impostos pagos pelas empresas optantes do Simples Nacional, regime em que se encaixam a maioria dos pequenos negócios. Nele, você verá quais são as alíquotas do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), da Contribuição Previdenciária Patronal (CPP) e do Imposto Sobre Serviços (ISS).

Depois, explicamos como reduzir os impostos de forma legal, prática conhecida como elisão fiscal. Nela, é possível diminuir a carga tributária usando de artifícios legais, como a troca de regime tributário, ou de benefícios fiscais regionais e setoriais, como a Lei de Inovação Tecnológica. Ah, e fique atento que ao longo dos capítulos sempre lembramos uma dica fundamental para fazer a gestão dos impostos corretamente: conte sempre com o auxílio de um contador, pois ele é especialista no assunto e não deixará sua empresa cair na ilegalidade.

Para finalizar o guia, falamos de quatro temas recentes da área tributária: a substituição tributária, o crédito e a reforma da Cofins, o ressarcimento do ICMS-ST e o cadastro de produtos. Afinal, são assuntos que ainda geram bastante dúvidas aos donos de negócios.

Aproveite bastante o conteúdo! E para ver outros materiais que vão ajudar na gestão da sua empresa, acesse nosso blog e a Universidade ContaAzul.

Guia: Impostos e regimes tributários na prática  Veja a importância de pagar os impostos corretamente, como reduzi-los e como  fazer o planejamento tributário para sua pequena empresa Baixe agora

 

Faça agora a gestão financeira do seu negócio em um único lugar