Entre todas as responsabilidades que o dono de um negócio tem, existe uma que precisa de atenção especial, pois a empresa depende dela para se manter e se desenvolver.
Estamos falando da precificação de produtos e serviços. Sem saber exatamente o quanto cobrar por aquilo que você está oferecendo é praticamente impossível fazer qualquer tipo de previsão para o negócio, impedindo que se faça uma gestão financeira eficiente.
Entendemos que existem muitas dificuldades em determinar o preço adequado para produtos e serviços, principalmente quando não se sabem as variáveis que devem ser consideradas na conta.
Por isso, elaboramos um guia para auxiliar você a entender a importância da precificação para o negócio e como calcular o preço correto para que o seu caixa fique sempre no azul — sem, é claro, afastar os clientes.
No material, apresentamos em detalhes o que significa precificar e qual é a relação entre preço, rentabilidade e lucratividade.
Além disso, mostramos a diferença entre preço e valor ― pode parecer uma pegadinha, mas depois de ler o guia você vai compreender direitinho o significado dos dois conceitos — e duas formas de calcular o preço: por markup e por margem de contribuição.
Por fim, indicamos um pequeno dicionário com termos que estão diretamente relacionados à formação de preço.
O que é a precificação de produtos e serviços
No dicionário formal, precificar é definir preço. Porém, dentro do mundo dos negócios, esse termo alcançou um outro patamar, sendo visto como uma atividade estratégica. Afinal, é com os recursos provenientes dessa precificação que você vai cobrir os gastos, manter o negócio aberto e ainda ter lucro, certo?
Diante disso, no primeiro capítulo, detalhamos o significado de precificar um produto ou serviço, destacando, inclusive, as razões para ser bastante criterioso nesta tarefa, como satisfazer o consumidor e enfrentar a concorrência.
Ainda nesta primeira parte, explicamos um outro termo bem relevante para o processo, o ponto de equilíbrio, que está diretamente relacionado à rentabilidade e à lucratividade do negócio.
A diferença entre preço e valor
Na sequência, entramos numa conversa que, a princípio, pode parecer esquisita, mas você vai ver que não é: a diferença entre preço e valor. É isso mesmo. Por mais que pareçam sinônimos ― e muitas vezes os dois termos são usados com esse sentido ―, dentro da precificação de produtos e serviços eles representam aspectos diferentes na formação do preço.
Podemos dizer que o preço e o valor estão diretamente ligados à utilidade, à vontade, ao desejo e aos sonhos das pessoas.
No guia, com os exemplos e as demais explicações, fica bem claro o que cada um deles significa. O que não podemos perder de vista é que preço e valor são conceitos que estão interligados, só não podemos confundir um com o outro.
Para terminar o segundo capítulo, mostramos como o dono do negócio pode agregar valor ao seu produto ou serviço. Mas, veja bem, agregar valor não é aumentar o preço. É algo subjetivo capaz de conquistar e fidelizar os consumidores, tendo mais relação com a experiência e o atendimento às necessidades dos clientes do que com a remuneração em si.
Como calcular o preço de um produto ou serviço
Bom, não poderíamos fazer um guia sem ensinar o passo a passo de como fazer a precificação de produtos e serviços, não é mesmo? Então, o terceiro capítulo cumpre essa função.
Nele, você vai encontrar as primeiras etapas que precisam ser cumpridas para que a política de preços do seu negócio seja construída da forma adequada e também duas maneiras diferentes de calcular os preços: o markup e a margem de contribuição.
No markup, mostramos como calcular o preço de venda usando como base o custo de produção, que é tudo aquilo que foi gasto para produzir o item vendido ou fazer a prestação de um serviço.
No método da margem de contribuição, por sua vez, é usado como ponto de partida o total de vendas do produto ou o valor final cobrado pelo serviço. Os dois ajudarão você a saber se os preços estão de acordo com a realidade da sua empresa e também do mercado.
Para finalizar o nosso guia, elaboramos um pequeno dicionário de termos relacionados à precificação. Assim, sempre que surgir aquela dúvida com algum conceito, você tem um lugar de confiança para resolvê-la. E então, que tal dar uma olhada neste guia? O download é gratuito! Depois, não esqueça de contar pra gente, ali nos comentários, o que achou do conteúdo. Tenha uma boa leitura!