Experiência do Cliente

[Guia] Saiba como atender bem os clientes e fidelizá-los

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 26/01/2024 | 2 mins de leitura | ← voltar

[Guia] Saiba como atender bem os clientes e fidelizá-los

Atender bem os clientes é algo essencial para qualquer empresa. No atual contexto, porém, essa preocupação ganhou novos contornos. Isso porque o tempo das respostas genéricas e da preocupação voltada apenas aos produtos e serviços ficou no passado. Hoje, é fundamental ficar de olho nos novos comportamentos dos consumidores. A grande maioria das pessoas quer adquirir ou contratar uma experiência única, algo diferenciado e personalizado. 

A função básica de qualquer empresa, então, é conhecer bem seu consumidor. Saiba quais são suas preferências, o que ele mais busca, o histórico com sua marca, enfim, tente entender o que faz ele procurar seus produtos ou serviços. Todas essas informações são valiosas para a tarefa de fidelizar os clientes, pois, dessa forma, é possível melhorar a comunicação com o público-alvo, aumentando as chances de acerto e fortalecendo o relacionamento. 

O atendimento tem relação direta com a experiência que o cliente tem com sua empresa. A interação com as pessoas será a porta de entrada para o seu negócio, ou de saída, caso o diálogo seja conduzido com grosseria, erros e atrasos. Então, não adianta oferecer o melhor produto ou serviço e não saber se relacionar bem com o público que você lutou tanto para conquistar. 

A preocupação com o atendimento deve começar já nos primeiros contatos, na fase de prospecção do cliente, e seguir durante a conversa para o fechamento da venda. Afinal, causar uma boa primeira impressão é fundamental. Assim, a pessoa já guarda uma boa imagem da marca e se sente à vontade para continuar a negociação. 

Para ajudar você a entender melhor o assunto e aprimorar a forma de lidar com seus clientes, preparamos um guia com dicas preciosas sobre atendimento, que aborda alguns importantes aspectos dessa atividade, como custos, mensuração de resultados e os canais mais adequados de relacionamento com o consumidor. Baixe gratuitamente o material e depois conta o que achou ali nos comentários.

Leia também