Controle Financeiro

[Guia] Controle orçamentário: do planejamento ao fluxo de caixa

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 01/12/2023 | 3 mins de leitura | ← voltar

Controle orçamentário: do planejamento ao fluxo de caixa

Na administração de uma empresa, existem diversas tarefas importantes, entre elas o planejamento financeiro. Sem isso é como ter um objetivo, mas andar no escuro, sem saber ao certo para onde está indo e qual a consequência de cada um dos passos que são dados. Para dar um norte às finanças e ajudar com a orientação na caminhada, existe o controle orçamentário, uma forma de aplicação prática no dia a dia, para conhecer e acompanhar gastos com segurança. É este o tema do guia que preparamos para você.

Para entender melhor, imagine a reforma de um escritório. Uma empresa expandiu e será necessário ampliar a sede, dando mais espaço para o crescimento. Os gestores iniciam a obra sem elaborar um orçamento. Empolgados com o projeto, apenas saem comprando materiais, objetos de decoração e alguns outros itens. No entanto, chega a hora em que é necessário comprar os equipamentos e percebe-se que quase toda a verba disponível foi gasta e sobram poucos recursos.

Agora pense em uma empresa que adota a mesma prática em relação às suas atividades. Ela começa a operar sem antes fazer um planejamento e construir um orçamento bem estruturado. Despesas fixas, variáveis, custos com pessoal ou a reforma da sede que citamos não são listados. Os gestores podem chegar na metade do ano perdidos, com contas que não batem e encontrando o caixa desregulado.

Controle orçamentário em uma empresa

O controle orçamentário em uma empresa significa acompanhar e comparar os valores executados (registrados pela contabilidade) aos plenajados inicialmente. Esse processo permite avaliar se as ações, gastos e receitas orçados realmente se efetivaram.

Há vários modelos de orçamento empresarial, que servem justamente para estimar as receitas e identificar quais serão os custos e investimentos necessários para executar as atividades em um determinado período, que costuma ser de um ano. A partir daí é possível traçar um planejamento e fazer uma projeção da situação do empreendimento.

Bom, é perceptível a importância de usar o orçamento na prática, não é mesmo? Pensando nisso, preparamos um guia para explicar melhor o que é e como funciona essa ferramenta financeira. Também mostramos neste material como o orçamento pode, e deve, ser aplicado no dia a dia e sua a relação direta com o fluxo de caixa.

Confira o material e fique à vontade para tirar dúvidas e conversar mais sobre o assunto. A ContaAzul está aqui para ajudar você a ter a melhor experiência possível com as finanças da sua empresa.

Leia também