Controle Financeiro

[Guia] Controle de contas bancárias e lançamentos financeiros

Marcos Perillo Marcos Perillo | Atualizado em: 07/07/2023 | 4 mins de leitura | ← voltar

Como sincronizar conta bancária da empresa

Se você não faz um bom controle de contas, está correndo riscos desnecessários em sua jornada empreendedora. Abaixo, você vai entender como sincronizar a conta bancária melhora a saúde financeira da empresa e como ajustar esse processo para prevenir acidentes de percurso e retomar as rédeas do negócio.

banner-ca-pro (1)

Gerir uma empresa é difícil em qualquer país, mas no Brasil esse desafio pode ser ainda maior. De acordo com o relatório Doing Business, elaborado pelo Banco Mundial para medir a facilidade para empreender em nível global, o país ocupa a 116ª posição em um ranking com 189 nações.

O mesmo tipo de conclusão aparece em outros estudos. O Termômetro ContaAzul, produzido com dados de micro e pequenas empresas do país, mostra desafios relacionados à gestão, planejamento tributário, capital de giro e acesso a crédito.

Para saber mais sobre a importância do controle financeiro e como dar os primeiros passos em direção a ele, assista ao nosso vídeo:

 

Por que sincronizar conta bancária da empresa

Além de identificar uma oportunidade de negócio, selecionar e treinar a equipe e montar sua estrutura física, você precisa superar a burocracia para colocar a empresa em operação, desvendar a rede de impostos nacional e gerir os recursos financeiros em busca da eficiência para garantir que sua produtividade seja melhor do que a dos concorrentes.

Em um contexto tão nebuloso, não é surpresa que tantas empresas encerrem suas operações antes de completar cinco anos de vida. De acordo com a pesquisa Demografia das Empresas, divulgada pelo IBGE em 2015, mais da metade das empresas fundadas no Brasil em 2009 fechou as portas após quatro anos de atividade. Das 694 mil empresas que nasceram em 2009, apenas 47,5% ainda estavam em funcionamento em 2013.

Esses dados não têm a intenção de desanimá-lo, e sim de criar um alerta: no Brasil, quem se dispõe a empreender precisa redobrar a atenção para aquilo que está ao seu alcance, em uma tentativa de compensar as dificuldades que estão alheias a sua alçada.

E é aí que surge a importância de um devido controle de suas contas. Considerada um dos processos mais importantes na gestão financeira, a conciliação bancária é a conferência entre os dados lançados no sistema com as movimentações dos extratos bancárias. Na prática, funciona como a validação de todos os recebimentos e pagamentos executados pelo banco com os lançados no sistema.

“É uma rotina indispensável para que se tenha o domínio da situação financeira da pequena empresa”, afirma a conselheira do Conselho Federal de Contabilidade, Sandra Batista. Para ela, a conciliação é relevante principalmente porque traz informações sobre o saldo disponível e o valor do capital de giro do dia a dia com exatidão.

Guia da conciliação bancária

A gestão das contas bancárias pode ser um desafio. Pensando nisso, elaboramos um Guia da Conciliação Bancária, para ajudar você a fazer a gestão apropriada dos recursos financeiros da sua empresa, evitando distorções, fraudes e o temido desequilíbrio do fluxo de caixa.

Neste material, nosso objetivo é explicar como funciona o controle de contas correntes, do banco e do caixinha, detalhar a importância desse processo para a sobrevivência da sua empresa, apresentar um passo a passo para você colocar a teoria em prática e discutir boas medidas que podem ser adotadas de imediato.

Com ele, você vai aprender mais sobre:

  • A gestão apropriada dos recursos financeiros da sua empresa, evitando distorções, fraudes e o temido desequilíbrio do fluxo de caixa.
  • A disciplina no controle das contas bancárias, que é a única maneira de garantir a sustentabilidade de uma empresa no médio e longo prazo.
  • Controle das contas passo a passo: definição de responsabilidades, periodicidade, ferramentas, lançamentos, conferência e correções.
  • As melhores práticas para adotar: cultura de prestação de contas, caixinha, monitoramento diário, software financeiro e auxílio de especialistas.

Ficou interessado? Confira:

E você, tem a prática de sincronizar conta bancária no dia a dia? Comente. 

Leia também