Guia completo sobre venda online, e-commerce e infoprodutos!

Sobre o que estamos falando?

  • Venda online é toda a comercialização de produtos ou serviços através do comércio eletrônico, ou seja, é a versão digital do comércio físico;
  • Para ter sucesso nesse mercado, é necessário que o empreendedor conheça e estude as ferramentas de venda online como redes sociais, anúncios pagos e plataformas de infoprodutos, onde o negócio estará estruturado;
  • Além de entender tudo sobre vendas online, você precisa administrá-las de forma eficiente. Descubra como fazer isso com a Conta Azul Pro, uma plataforma que simplifica e otimiza a gestão do seu negócio.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

A venda online deveria fazer parte da realidade de quase todos os empreendedores atualmente, já que ela expande o público, otimiza os anúncios por entregá-los diretamente aos clientes, e aumenta significativamente a quantidade de ferramentas disponíveis para crescer.

Escolher seu tipo de negócio, conhecer o mercado, entender como funcionam as plataformas de divulgação e ter uma gestão financeira bem estruturada são os pilares fundamentais para ter sucesso no mundo digital e é isso que você aprenderá hoje.

Acompanhe os tópicos e boa leitura!

Como ingressar na venda online?

Ter um negócio online é similar a administrar um negócio físico. Em ambos, é preciso ter um bom produto ou serviço, ofertá-lo de maneira estratégica, utilizar ferramentas e colaboradores, emitir notas fiscais e fazer a gestão financeira da empresa.

No entanto, nas diferenças estão as respostas para o sucesso do seu negócio digital. E conhecê-las é o primeiro passo para começar com as vendas online. Confira abaixo quais são e afie as suas estratégias!

Como começar a vender online do zero?

Em teoria, você precisa escolher um produto/serviço, criar a conta em uma plataforma de vendas online, cadastrar o produto e começar a ofertá-lo. Porém, isso é o equivalente a montar um carrinho de cachorro-quente em qualquer lugar e esperar parado os clientes.

Para começar, você deve pesquisar quais são os principais produtos e serviços que mais vendem na internet. Pesquise também por produtos digitais, os chamados infoprodutos, como cursos e e-books.

Procure uma boa plataforma de vendas online ou monte o seu próprio site, essa escolha depende do tipo de produto/serviço que você irá ofertar e também da quantia que você deseja investir no começo do negócio.

Por fim, você precisa de uma boa estratégia de marketing digital e de captação de clientes. Para essa captação, conheça as ferramentas que a internet oferece. Nós ensinaremos algumas delas.

Descubra como fazer uma promoção de vendas com 4 dicas.

Como fazer a primeira venda online?

Para fazer a sua primeira venda, você precisará divulgar a sua loja online. Compartilhe posts, use as plataformas de anúncio pagas — Google e Facebook ADS, busque influenciadores digitais para parcerias e seja resiliente.

As primeiras vendas podem demorar a acontecer. Porém, elas irão gerar renda para você investir e vender ainda mais. No entanto, as estratégias e as ferramentas de venda online estão sempre em evolução. Não se frustre quando não conseguir, é preciso manter-se firme.

Principais desafios das primeiras vendas online

Dar uma boa visualização de negócios, adquirir e manter clientes e aumentar o quanto cada um deles gasta com você são alguns dos grandes desafios das vendas online

No entanto, todos eles passam pelo maior desafio de quem tem um negócio digital: ter uma boa estratégia de gestão sempre em evolução.

A parte da evolução é importantíssima. Não é porque sua estratégia funcionou em um mês que ela funcionará no outro. Afinal, o mundo digital está em constante mudança e de uma semana para outra uma nova rede social ou polêmica pode surgir e você precisará se adequar.


Depois disso, será só sucesso se você seguir nossas dicas de como aumentar as vendas em 2022.

Produtos mais vendidos na internet

Trouxemos abaixo 5 dos produtos mais vendidos na internet de diferentes nichos. Confira a lista, conheça os mercados desses produtos e pense no que o seu negócio irá ofertar.

Moda

Você sabia que 19% dos produtos que mais vendem na internet são do varejo de roupas, sapatos, bolsas e acessórios? A possibilidade de personalizar esses itens antes da compra em algumas lojas também é um diferencial que atrai.

Jogos

Tanto vídeo-games quanto jogos físicos como os de tabuleiro e de cartas, venderam muito nos últimos anos. É um mercado que antes era de nicho, mas se expandiu. A perspectiva para este ano é que se venda, no Brasil, o equivalente a 2,3 bilhões de dólares.

Cursos online

Um mercado que cresce bastante é a de venda de infoprodutos, que se refere a cursos digitais, e-books e similares. Vender conhecimento pode ser lucrativo. Só em 2020, a venda de infoprodutos cresceu 103%.

Conheça quais são os infoprodutos mais vendidos.

Quais as melhores redes sociais para divulgar sua empresa? 

Quem não é visto, não é lembrado. Manter-se presente nas redes sociais é fundamental para alavancar as vendas online. Afinal, a divulgação é um dos maiores pilares do marketing digital e as redes sociais é onde quase todo mundo está.

Entre as redes sociais, cinco delas são as mais importantes. Whatsapp, Facebook, Instagram, Linkedin e TikTok. Descubra as principais características de cada uma.

Whatsapp

O Whatsapp, além de plataforma de conversas, pode ser considerado uma mídia social também. E é uma ótima oportunidade para vender, ainda mais com as funcionalidades que recebeu recentemente.

É possível criar catálogos, definir horário de atendimento e vender diretamente através da rede. Tudo isso conversando com o cliente.

Entenda como o WhatsApp pode ser uma ótima ferramenta de venda online.

Facebook e Instagram

Facebook e Instagram são redes sociais que compartilham a mesma plataforma de anúncios. E são as redes sociais mais sólidas e antigas em vendas. 

Dá para anunciar em cada uma delas separadamente ou em conjunto. Entender os potenciais de cada uma é importante para a sua decisão.

Aprenda a escolher entre Facebook e Instagram.

LinkedIn

Por ser uma rede social corporativa, o LinkedIn possui uma grande variedade de pessoas querendo fazer negócios. Assim, divulgar suas vendas online — tanto por anúncios pagos quanto por artigos e publicações — pode ser uma ótima ideia. 

Descubra como usar o LinkedIn para aumentar a sua presença digital.

TikTok

O TikTok é uma rede social que apenas recentemente começou a disponibilizar que os usuários possam fazer anúncios pagos. Mas não é por isso que não era possível vender por lá. Ao fazer vídeos criativos na plataforma, você será compartilhado e chegará a muita gente sem pagar nada por isso.

Aprenda a fazer vídeos virais para vender mais no TikTok

Invista sempre em anúncios pagos

Sabe quando você está rolando o feed das redes sociais e aparece um post do nada? De uma página que você nem segue? Você está vendo um anúncio pago.

Sempre que você faz uma publicação no Instagram da sua empresa, por exemplo, a plataforma entrega a mensagem para uma porcentagem dos seus seguidores. Porém, você pode pagar para ela ser entregue a mais pessoas.

Anúncios pagos podem ser entregues a seguidores, pessoas que já visualizaram a sua página e não seguem ainda, e pessoas que nem sabem que você existe ainda. Também é possível separar por idade, gênero, região, classe social e interesses.

As plataformas mais comuns de anúncios pagos são o Google Ads, o Facebook Ads, o TikTok Ads e o LinkedIn Ads. Cada um deles serve para atingir um tipo de público diferente em momentos diferentes da vida.

Assim, anunciar — com estratégia —  nas redes sociais é uma das técnicas de vendas online fundamentais. Você chega ao seu público onde ele estiver.

Por exemplo, veja como funcionam os anúncios pagos do Mercado Livre.

E-mail marketing é um bom aliado

E-mail marketing é uma estratégia recorrente de marketing digital. Se for feito da forma certa, suas vendas online irão alavancar. Porém, é preciso manter em mente que não basta ter boas técnicas para vender com essa ferramenta, é preciso conhecer as boas e más práticas. 

Se seu e-mail marketing não for invasivo (como no caso de quem compra dados de clientes para enviar mensagens, por exemplo), sua empresa só tem a ganhar. Procure usar boas estratégias para conseguir vender bem.

Conheça as métricas de e-mail marketing que você precisa acompanhar no seu negócio.

Dicas (que realmente funcionam) para vender mais no e-commerce

As dicas a seguir funcionam para qualquer nicho de e-commerce. Porém, você precisa adequá-las à realidade do seu negócio. Afinal, o comportamento de quem compra um curso online e quem compra roupa em e-commerce tem semelhanças e diferenças.

Estude seu mercado e seu público-alvo

Estudar o mercado não significa copiar e colar a loja do seu concorrente. Você precisa entender onde eles estão errando e onde estão acertando. É aí que você entra, oferecendo o que eles não oferecem e fazendo melhor o que eles fazem.

Tudo isso, no entanto, deve considerar a perspectiva do público-alvo. Qual a necessidade que as pessoas têm e não está sendo sanada? Ou que ao menos possa receber mais atenção?

Aprenda a definir o público-alvo ideal para sua empresa.

Entregue o produto que gostaria de receber

Pense no bem-estar do seu público. Envie produtos em condições boas, conforme as prometidas ou até melhor, se conseguir. Uma embalagem segura que garanta a integridade do item é o mínimo, mas dá para ir além. Há lojas online que enviam mimos aos clientes, como cartinhas escritas à mão e brindes.

Conheça o básico com nosso Guia de Logística. 

Mantenha sua gestão financeira bem administrada

Não monitorar o dinheiro que entra e sai fará com que você perca o controle dos recursos que existem para investir mais no seu negócio de venda digital e expandi-la. Não supervisione apenas quando houver perda de dinheiro, o ganho precisa ser igualmente monitorado.

Que tal uma planilha de vendas de presente para você?

Veja como obter bons resultados em vendas com o novo episódio do Conta Azul CAst:

 

Por que as técnicas de vendas online são tão importantes?

Supondo que você tenha uma loja física de roupas na calçada. Em um sábado de sol, suas vendas podem crescer exponencialmente para todos que passem. E em um dia chuvoso? E restaurantes, que limites enfrentam por depender de pessoas irem até eles?

As vendas online — assim como as boas técnicas delas — permitem que você venda em dia de sol, de chuva, seja qual for. Você vende no seu bairro, mas também vende para a cidade toda, assim como para o resto do Brasil e quem sabe para fora dele.

Usar boas técnicas de venda online permite que você supere todas as barreiras que um negócio físico tem. Muitas empresas hoje em dia nem possuem mais loja física, apenas salas administrativas e espaços para armazenamento de produtos.

Vendas online: como funcionam, vantagens e por que investir.

Alerta tendência: o que são plataformas de vendas de infoprodutos e como atuar nesse canal

Infoprodutos são produtos digitais como cursos online, e-books e materiais didáticos. Esse tipo de negócio permite que você venda em grandes escalas, por não depender de fabricação contínua, além de não precisar pagar ICMS.

Geralmente, a venda online desses produtos é feita por plataformas específicas. Elas possuem estrutura pronta para você hospedar seu infoproduto e começar a divulgar. Além disso, dão acesso a muitas outras informações.

Por exemplo, ao utilizar essas plataformas, você acessa outros produtos vendidos por lá e pode analisar quem está na frente em cada nicho. Além disso, você tem acesso a afiliados, que são como vendedores online que recebem uma comissão sobre cada venda que fazem.

Confira abaixo as dicas para dar certo nesse mercado:

Tendências de negócios online: venda de infoproduto

Os infoprodutos que vendem mais geralmente são os voltados ao crescimento pessoal ou profissional. Por exemplo, o curso Masterclass Design de Álbuns, uma aula ofertada por um mestre da fotografia, é um sucesso no nicho.

Se quiser vender bem na internet, você precisa começar com o pé direito. E muita gente fala sobre o quão é bom ganhar dinheiro online, mas poucos realmente contam o que é importante para começar.

Preencha o formulário abaixo e descubra tudo o que não te falam sobre começar um negócio online em um e-book gratuito!

F

Como atuar no ramo de infoprodutos

Você pode atuar no ramo de infoprodutos por dois caminhos. O primeiro é pela produção própria ou a venda de produtos de terceiros. Em ambos os casos, é importante estudar os que vendem mais e o que os leva ao sucesso.

Conhecendo o potencial e os obstáculos dos infoprodutos, você sabe o que vender e para quem vender. Mas há muitos detalhes na administração de negócios online. 

Para ajudar você, oferecemos uma planilha gratuita de modelo pronto para lançamento de infoproduto! Preencha o formulário e garanta a sua.

5 dicas para fazer uma gestão das vendas online mais assertiva

Muitas pessoas pensam que o fluxo de um negócio começa na propaganda e termina na venda. Porém, essa mentalidade é ultrapassada e equivocada. Aprenda abaixo a importância do pós-venda para que seu negócio digital cresça de forma saudável.

1. Dê atenção à logística

Embalagens bem feitas e seguras, transporte eficaz, entrega no prazo e bom armazenamento são só o começo. Você precisa monitorar em tempo real as entregas e os recebimentos para garantir que está tudo indo para onde deve ir, da forma e na data certas.

2. Tenha ferramentas de gestão de vendas

Gerenciar as vendas é um processo cheio de etapas. Para uma boa administração, conte com o ERP da Conta Azul. Uma plataforma para a gestão de micro e pequenas empresas, que contempla do financeiro às vendas online.

Com a Conta Azul Pro você pode administrar a logística, criar uma conta digital PJ, emitir notas fiscais em poucos cliques, controlar entradas e saídas de dinheiro, manter seu contador bem informado de forma automática, e muitos outros benefícios.

3. Acompanhe o ticket médio das suas vendas online

É importante ficar de olho nos clientes, principalmente os recorrentes. Assim, você conhece quais as preferências de compra deles e controla melhor suas ofertas de produtos e serviços, assim como os preços. O ERP da Conta Azul oferece um cadastro de clientes otimizado.

4. Monitorar a emissão de nota fiscal é importante

Se esse não for o seu primeiro negócio, então você já conhece a dificuldade de emitir notas fiscais para cada venda, além de todos os detalhes legais envolvidos. Saiba que é possível contar com a emissão automática e descomplicada de notas fiscais com a Conta Azul Pro.

5. Tenha um contador para auxiliar sempre

A gestão financeira do seu negócio precisa contar com a ajuda de um contador. Ele monitora os números, minimiza riscos, propõe soluções e ajuda a honrar seus compromissos tributários. O ERP da Conta Azul mantém seu contador atualizado em tempo real.

Faça a gestão financeira das suas vendas online com a Conta Azul

A internet é um oceano de oportunidades de negócios. Você pode usá-la para simplesmente divulgar seu negócio físico ou como seu único local de operações, incluindo de produção de mercadorias. Porém, todas elas têm uma coisa em comum: precisam de uma boa gestão.

Se os negócios são digitais, nada melhor do que também administrá-los com uma plataforma de gestão digital, como por exemplo, a Conta Azul Pro. Essa é com certeza a sua grande oportunidade de crescer de forma organizada no mundo das vendas online.

O ERP da Conta Azul é capaz de automatizar e otimizar seu negócio digital. Dessa forma, você deixa as tarefas manuais para a plataforma e cuida do que realmente importa: as decisões estratégicas da sua empresa. 

Cuide do seu negócio e controle suas vendas online com a Conta Azul Pro. Clique aqui e teste grátis!

Leia mais:

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?