Gestão do Negócio

[GUIA] Como fazer um corte de custos inteligente em sua empresa

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 01/12/2023 | 3 mins de leitura

Guia de corte de custos

A busca da eficiência é um desafio para empresários de todos os portes. Nessa jornada, o corte de custos deve ser muito bem planejado. Caso contrário, baseado em decisões arbitrárias que não levam em conta a qualidade dos produtos e serviços, pode prejudicar o resultado da empresa em vez de elevar a rentabilidade.

É isso que atestam os empreendedores Shumeet Banerji, Paul Leinwand e Cesare Mainardi no livro Cut Costs, Grow Stronger (Corte Custos, Cresça Mais Forte, em tradução livre), obra que é considerada uma referência para administradores em todo o mundo.

“Se você reduzir despesas em um ataque de pânico, ignorando a estratégia empresarial, pode criar um grande problema para a competitividade da sua companhia”, escrevem os autores. “Mas, se você focar nas prioridades e no potencial da empresa, cortar custos pode ser o grande catalisador para as mudanças que devem ser feitas.”

Manual do Corte de Custos Inteligente

Para falar desse tipo de dilema, elaboramos um manual para ajudar você a descobrir quais custos cortar, quando fazer a redução de despesas e o que levar em consideração na tomada de decisão.

Neste material, nosso objetivo é detalhar os riscos de realizar o corte de custos sem estratégia, apresentar os conceitos de custos fixos e variáveis, explicando como a relação entre eles pode afetar a sua rentabilidade, e demonstrar, com exemplos práticos e casos de sucesso, algumas técnicas de redução que você pode adotar imediatamente.

Confira:

As chaves da eficiência

Abaixo, confira um resumo das orientações para cortar gastos sem perder competitividade:

  • Reduzir os custos é uma das principais alternativas para quem deseja aumentar a rentabilidade
  • Uma rentabilidade consistente é o que permite investir e expandir a empresa
  • Se afetar o desempenho e a imagem da empresa, a redução de custos pode significar uma derrocada do negócio
  • Para evitar problemas com a redução indevida de custos, é preciso analisar a empresa sob um panorama geral, medindo o retorno financeiro de cada área
  • O empresário deve se esforçar para transformar custos fixos em variáveis, a fim de vincular os gastos ao desempenho da empresa
  • Para lidar com os custos fixos que não podem ser relacionados ao desempenho, a palavra de ordem é otimização
  • Mesmo mudanças simples e pontuais podem promover efeitos significativos, principalmente analisando o cenário com foco no médio e longo prazo.

E você, está em dúvida sobre os atalhos para fazer um corte de custos na sua empresa? Deixe um comentário

Leia também