Empreendedorismo

Guia Básico para Empreender Melhor

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 8 mins de leitura

Thiago Nigro, o Primo Rico, investidor e influenciador digital, lançou no seu canal do YouTube o vídeo Guia Básico para Empreender Melhor. E hoje você vai conhecer os 5 pilares que ele compartilhou e que vão te ajudar a empreender com sucesso. 

Thiago Nigro, o Primo Rico, investidor e influenciador digital, lançou no seu canal do YouTube o vídeo Guia Básico para Empreender Melhor. E hoje você vai conhecer os 5 pilares que ele compartilhou e que vão te ajudar a empreender com sucesso. 

 

O Primo Rico Holding é a empresa por trás de todos os negócios do Thiago Nigro. Eles possuem o canal no YouTube, linhas de receita vindas de publicidade, treinamentos e palestras, livros e materiais didáticos, parcerias com plataformas, sociedade em alguns outros negócios, e isso tudo forma um grande ecossistema. 

Estando na liderança do Primo Rico Holding, Thiago prioriza 5 pilares que acredita que fazem sentido para ele, especialmente para pequenas empresas e empresas que estão começando a crescer agora.

Os pilares são: pessoas, controle financeiro, inovação, pricing e processos

1. Pessoas

Estes são os sete pontos relacionados a pessoas que o Thiago lista:

a.  Líder
Pessoas precisam de um líder. Um bom líder traz harmonia ao grupo e consegue direcionar melhor os esforços de cada uma das pessoas dentro da empresa.

São aspectos de um bom líder: liderança pelo exemplo, feedbacks, alinhamento dos interesses do time (ou seja, alinha todo mundo para um mesmo objetivo) e conciliação. 

A principal diferença entre um chefe e um líder é que o chefe gera mais estresse do que harmonia para o negócio. O líder se importa não só que ele cresça, mas que todo o time cresça com ele.

b. Delegar
Uma empresa com pessoas sobrecarregadas perde eficiência: “você faz um machado bom ficar cego ao mesmo tempo que deixa uma motosserra ociosa”. Delegar significa dar projetos aos liderados com o objetivo de fazê-los crescer.

No time do Primo Rico, as pessoas tomam decisões, o que faz com que se formem outros líderes no time, já que o líder confiou a elas uma responsabilidade. 

c. Confiar
Não dá para delegar uma coisa para alguém e ficar constantemente desconfiado de que ela vai fazer bem feito, ou que vai satisfazer as suas expectativas, por isso confiar faz parte de delegar. 

Mas é importante delegar uma responsabilidade para a qual a pessoa esteja preparada ou se preparando, e jamais deixá-la a ver navios. Isso seria “delargar”, nas palavras de Thiago. Para obter resultado, você precisa acompanhar o projeto e auxiliar seu liderado.

d. Direção
Todas as pessoas da empresa devem caminhar na mesma direção. Thiago usa um exemplo do livro do Fred Kofman:

“Se você é dono de um time de futebol, e diz aos atacantes que o objetivo deles é marcar gols, enquanto diz pros defensores que o objetivo deles é não tomar gols, vai parecer certo mas eles estão desalinhados. Se o time estiver perdendo de 1 x 0 faltando 5 minutos para acabar o jogo e você disser para os defensores irem pro ataque, eles não vão entender ou concordar, porque o objetivo deles não é fazer gol, é não tomar.”

Por isso, o correto seria ensinar aos atacantes e defensores que o objetivo deles é fazer o time vencer

e. Meritocracia
Para Thiago, as pessoas que consistentemente agregam valor são melhores do que aquelas que simplesmente se esforçam mas não têm resultados. 

Ele usa o quadrante Motivação x Resultado para explicar melhor qual decisão tomar de acordo com o comportamento do seu colaborador: 

  • Pouca motivação e pouco resultado: demissão
  • Muita motivação e pouco resultado: treino
  • Muito resultado e pouca motivação: feedback
  • Muita motivação e muito resultado: promoção

f. Ambiente
O ambiente das pessoas dentro da empresa deve ser harmônico, e deve ser preservado. Por mais que uma pessoa possa gerar resultados ou ser muito motivada, se ela torna o ambiente da empresa muito pesado, isso deve ser reavaliado.

g. Cultura
Uma cultura forte que preze por todos esses pontos mencionados faz com que até pequenos times consigam, juntos, produzir mais. E são os líderes que determinam e disseminam essa cultura aos liderados.

2. Controle financeiro

Você sabe quem é seu maior cliente? Qual seu melhor produto ou serviço? Quanto você tem de custo fixo? Qual sua margem de lucro? Você sabe qual é o ROI do seu negócio?

Essas questões não precisam ser conhecidas por todos do seu negócio, mas, se fossem, o seu negócio teria mais resultado. Na Primo Rico Holding, os colaboradores sabem os big numbers da empresa (quanto ganham, quanto geram). Thiago Nigro conta que tem um time reduzido e que não esconde os números.

Ele alerta que você não terá controle sobre sua empresa se não tratá-la de forma profissional. Assim como na medicina, para você saber o tratamento ideal para deixar sua empresa saudável, você precisa antes de um diagnóstico.

O bom empreendedor, quando se trata de finanças, não é apaixonado, porque trata os números de forma racional. Na hora de administrar um negócio, não dá para inventar ou adivinhar números.

Por isso é muito importante você ter uma plataforma com os dados financeiros mais relevantes sempre à mão para tomar melhores decisões.

O DRE é um dos relatórios que você pode analisar para entender os principais números da sua empresa. 

Estrutura de um DRE simplificado
+ Receita Bruta (receita total adquirida com a venda do produto/serviço)
– Custo da mercadoria e impostos relativos ao produto/serviço vendido
+ Lucro Bruto
– Despesas gerais e outras contas operacionais (gastos com administrativo, mkt, etc.)
+ EBITDA
– Depreciação e amortização
+ EBIT (lucro operacional)
– Resultado Financeiro (ganho financeiro – pagamento de dívidas, etc.)
– Imposto
+ Lucro Líquido

Para você conseguir ver um DRE Gerencial como esse da sua empresa, você precisa primeiro ter a gestão da sua empresa.

Na Conta Azul, você controla suas vendas, compras, financeiro, tem relatórios diversos e se conecta com seu contador. 


3. Inovação

Para Thiago Nigro, existem 4 tipos de pessoas: Copiadores, Replicadores, Aprimoradores e Inovadores.

Copiadores: copiam um modelo que já existe e executam exatamente do mesmo jeito, para o mesmo tipo de público-alvo;

Replicadores: replicam algum modelo que já existe, mas com algumas mudanças estruturais (pode ser, por exemplo, para um público-alvo diferente, ou o mesmo modelo mas aplicado a um segmento diferente do modelo original).

Aprimoradores: aprimoram algum modelo que já existe, tornando-o melhor do que o modelo original. A ideia é um cerne da inovação tradicional do empreendedorismo: pegar algo que já existe e tornar ainda melhor (caso do que fez, por exemplo, a Uber).

Inovadores: criam um modelo completamente novo. Muito difícil de ser feito na prática, mas geralmente é um mix de aprimoramento e inovação de fato (ou seja: se pega a base de algum modelo que já existe, mas o torna em algo completamente diferente.

A inovação vem de: observação + ambiente + tentativa e erro + sacrificar perfeccionismo.

4. Pricing

Ter um bom pricing ou precificação significa ter uma estratégia bem definida de preço para os seus produtos ou serviços.

Aspectos para definição do Pricing:

a. O preço deve levar em conta os custos e despesas em geral (ou seja, deve ser um preço que pelo menos pague o operacional da empresa).

b. Deve levar em conta a melhor estratégia dado o segmento da sua empresa. Por exemplo: no segmento de supermercados, é muito comum que a estratégia de pricing envolva constante negociações com fornecedores para conseguir preços menores.

Dessa forma, os supermercados conseguem aumentar a margem bruta do negócio diminuindo os custos das mercadorias, e essa margem bruta é revertida em preços menores.

c. Deve também levar em conta os preços praticados por concorrentes;

d. E, por fim, deve também levar em conta o ciclo financeiro de pagamento dos clientes. Este ponto é importante porque, caso os clientes demorem para pagar, o seu capital de giro deverá ser adaptado a essa realidade. 

Para isso, talvez seja necessário pegar capital de giro emprestado. Lembre-se de que capital de giro emprestado é despesa financeira, o que gera ajuste no preço (relacionado ao ponto a da estratégia de pricing). 

5. Processos

Tenha uma estrutura de processos bem definidas na sua empresa.

Perceba que há muitas coisas a serem consideradas aqui, e principalmente na parte estratégica e executiva, pensar nos processos das coisas ajuda a criar um “roadmap”.

Exemplo na Primo Rico Holding: os roteiros de vídeos. O processo de roteirização sempre começa desta forma:

  • Escolha do Tema;
  • Criação da chamada do vídeo;
  • Escolha das palavras-chaves principais;
  • Diferencial de conteúdo;
  • Conteúdo bruto.

Esse processo para a roteirização de um vídeo ajuda a equipe do Thiago Nigro a conseguir performar melhor (muitas vezes eles têm um conteúdo para passar, mas sem um tema determinado e sem uma chamada boa para esse conteúdo, eles não levam o vídeo a diante porque já entenderam que não dará tanto resultado). 

Portanto, definir processos para os projetos da sua empresa é um passo muito importante para você e seu time não se distanciarem do objetivo do seu negócio. 

Gostou do conteúdo do Primo Rico? Comente quais dos pilares você já priorizou para a sua empresa. 

Leia também