O imposto de renda é um dos mais importantes tributos do país, sendo de competência federal, de forma que sua declaração é obrigatória para todas as pessoas que tenham recebido ganhos acima de um valor mínimo, pré-determinado pelo órgão fiscal encarregado.
A declaração de ajuste anual deve ser feita para se analisar possíveis créditos ou débitos e fazer a devida restituição do imposto. O cálculo do imposto de renda é realizado com base na sua renda, sendo os valores da alíquota proporcionais a ela. As pessoas que possuírem renda inferior ao valor mínimo determinado para a declaração são consideradas isentas. Para fazer a declaração do imposto de renda você deve acessar a página da receita federal e baixar o programa declarando os seus dados através da internet.

Principal função
A declaração de impostos é um dever de todo e qualquer cidadão, pois eles são importantes para o crescimento e desenvolvimento do país. A declaração anual de impostos é utilizada pelo governo federal e uma boa parte é distribuída entre estados e municípios.
Os impostos devem ser destinados à saúde, educação, segurança pública e também aos programas sociais criados pelo governo, que promovem inclusão social e diminuição do desemprego e da pobreza. Alguns dos programas geradores de empregos, nos quais os recursos são investidos são o plano de reforma agrária, plano de construção de habitação popular, saneamento e reurbanização de áreas degradadas nas cidades, entre outros.
Boa parte dos impostos também é destinada a recuperação e construção de novas estradas, construção de obras públicas, incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico, estímulo a cultura e ao esporte e muitos outros projetos.
Para declarar seu imposto de renda, acesse ao link da Receita Federal: http://www.receita.fazenda.gov.br/. O estado também possui o dever de declarar os setores onde estão sendo realizados os investimentos e também os valores investidos em cada área.