Controle de Estoque

O que é estoque?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 7 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • O estoque abrange todos os produtos para venda, insumos para produção e materiais de consumo interno que o empreendedor armazena;

  • Geralmente, o gestor é o responsável por fazer o controle de estoque ou delegar esta função para algum colaborador, conforme o planejamento estratégico;

  • Muitos donos de negócio ainda perdem tempo e dinheiro fazendo gestão de estoque e gestão financeira no papel. Não seja um deles: faça o teste grátis da Conta Azul Pro agora!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Responder o que é estoque, como faz um dicionário, não é difícil. Mas seria irresponsável da nossa parte não alertar que há mais informações que você precisa saber. Elas vão além do armazenamento correto de insumos e produtos.

Isso porque a gestão de estoque deve estar alinhada com o controle financeiro do seu negócio. Imagina comprar a mais e acabar desperdiçando dinheiro com produtos vencidos, por exemplo? 

Por isso, preparamos um material completo para ajudar você a organizar o seu estoque com eficiência. 

Confira os tópicos:

Estoque o que é

O que é estoque?

Dentro de uma empresa, o estoque se refere ao armazenamento de todos os produtos. Isso inclui mercadorias prontas para venda, insumos de produção e materiais de consumo. Da caneta ao papel higiênico.

Mantê-lo organizado é dever de qualquer negócio, independente de tamanho ou segmento. O gerenciamento do estoque é fundamental para evitar perdas financeiras com mercadorias paradas, em falta ou próximas da data de validade. 

Além disso, ao cuidar deste setor, você consegue fazer um bom planejamento para negociar melhores prazos e preços com os fornecedores.   

Como fazer planejamento e gestão de estoque?

O controle de estoque pode ser feito de várias formas. 

Você pode usar um sistema automatizado, papel e caneta ou uma planilha. As duas últimas opções podem ser uma boa solução quando você está começando a se organizar. Mas, com o crescimento da empresa, elas se tornarão ineficientes, e o melhor é optar por uma plataforma de gestão integrada.

Independente de como você fizer, seguir as dicas abaixo é fundamental para não ter problemas. Confira o passo a passo:

  • Faça um inventário de estoque: anote tudo o que tem lá em tipo e quantidade. Registre também os dados de fluxo de caixa, as datas de movimentação esperadas e efetivas;

  • Analise o seu giro de estoque: ou seja, o tempo que os itens ficam armazenados  na empresa. Assim, você consegue se planejar melhor, evitando que os produtos fiquem parados por muito tempo. O que é fundamental quando se trabalha com perecíveis; 

  • Capacite seus colaboradores: todos os envolvidos no controle de estoque devem entender a importância das regras de organização e como colocá-las em prática;

  • Faça a otimização do estoque: a quantidade de produtos armazenados deve ser ajustada para nunca faltar ou sobrar, sem esquecer dos períodos sazonais;

  • Estabeleça margem de perdas e danos: todo estoque está sujeito a perdas e atrasos. Defina uma margem tolerável para esses imprevistos;

  • Calcule os custos de armazenamento: escolha espaços que tenham um custo compatível com a sua necessidade, mas se atente à qualidade;

  • Promova os produtos parados: promoções e descontos são uma possibilidade. O lucro pode não ser de 100%, mas o prejuízo também não será;

  • Cuidado ao preparar o envio de produtos: é nesse momento que muitos problemas acontecem.

BANNER PLANILHA ESTOQUE

Quais vantagens de ter uma boa gestão de estoque?

Os benefícios de uma gestão de estoque eficiente podem ser percebidos em vários setores da empresa. O principal deles é o financeiro pois, esse controle, quando bem feito, evita que o negócio perca dinheiro com produtos parados ou que estragam.

Os efeitos também podem ser percebidos em áreas como satisfação do cliente e vendas e no fluxo produtivo da equipe. Abaixo, explicamos melhor esses pontos:

Comprar os itens nas quantidades certas

Uma padaria não pode deixar faltar os ingredientes para o pão, que é o produto mais vendido. 

Mas comprar uma grande quantidade de morangos para fazer uma torta, se ela não tiver tanta saída, não é uma boa ideia, já que eles poderão estragar antes mesmo de serem usados.

Quando você conhece o seu giro de estoque, fazer as compras nas quantidades certas é muito mais simples. Assim, é possível evitar perdas.

Não ficar com itens parados

Estoque parado é sinônimo de perda de dinheiro. Ao gerenciar este setor, você não só compra nas quantidades certas como também evita que os itens com pouca saída se acumulem. 

Isso significa que, ao monitorar as quantidades vendidas, você consegue pensar em uma boa estratégia em tempo hábil. 

Redução de preço na compra de grandes quantidades

A precisão no giro de estoque permite planejar compras únicas de grandes quantidades. E, nesse momento, muitos fornecedores oferecem diversos descontos e vantagens. Alguns conseguem até exclusividade de revenda, por exemplo.

Proteger a empresa contra perdas e roubos

Com o estoque organizado e bem gerenciado, será mais rápido identificar e monitorar divergências nas quantidades. O que é fundamental para afastar pessoas mal intencionadas, que possam vir a desviar os itens.  

Aprenda a elaborar a melhor estratégia de reposição de estoque para sua empresa

Evitar atrasos nas entregas

O estoque organizado agiliza todo o processo de entrega. Seus colaboradores não ficarão perdidos com cada pedido que sua empresa recebe. Em vez disso, saberão onde está cada produto ou insumo.

Qual a diferença entre gestão e controle de estoque?

Em termos gerais, gestão e controle de estoque são quase a mesma coisa. Ambos os termos são usados como sinônimos, inclusive. A pequena diferença é que o controle geralmente remete às operações práticas, diárias, enquanto a gestão engloba o todo.

Ou seja, quando falamos de gestão, nos referimos ao planejamento, negociação com fornecedores, estratégias promocionais para itens com baixa saída, etc. 

Já o controle é mais voltado para o monitoramento das entradas e saídas dos produtos ou insumos, com foco em garantir um estoque abastecido.Estoque

Monitore seu estoque de forma eficiente com a Conta Azul Pro

Muito melhor do que papel e caneta ou planilhas de controle, a Conta Azul Pro é uma plataforma de gestão integrada. Isso significa que ela conecta todas as áreas administrativas da sua empresa, inclusive o estoque.

Emitir relatórios de rotatividade de estoque com poucoscliques é uma das vantagens. Assim, você não precisa se perder em números de movimentações e documentos ao fazer o cálculo no final do período.

A Conta Azul Pro também envia alertas sempre que algum insumo de produção, mercadoria ou material de consumo interno chegar a uma quantidade mínima. Dessa forma, nenhum item zera e seus processos não param.

Ainda se integra com o App Conta Azul de Bolso, para você ter o controle de estoque, compras, vendas e fluxo de caixa na palma da sua mão, no seu celular. As vantagens não param e você pode conhecer todas elas clicando aqui!

Tome as rédeas do estoque e de toda gestão da empresa. Faça o teste grátis da Conta Azul Pro agora!

Leia mais

Leia também