Gestão de redes sociais: como humanizar a marca e vender mais

Uma boa gestão de redes sociais é primordial para a presença digital da empresa. Confira como se conectar melhor com o seu público.

Uma boa gestão de redes sociais é primordial para a presença digital da empresa.

Com mídias como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, a organização pode dialogar diretamente com seu público-alvo, humanizar a marca, aumentar a exposição da marca e vender mais.

Mas uma estratégia de redes sociais não é simples de aplicar na prática, porque as mídias estão sempre em evolução, com novos recursos e características.

Uso de inteligência artificial, influenciadores digitais e métricas são algumas tendências que já não podem mais ficar de fora.

Então, fazer o básico na gestão de redes sociais não é mais suficiente, e se torna cada vez mais desafiador interagir com os clientes.

Ou seja: é bastante coisa para dominar, e você precisa entender as dinâmicas desses ambientes para posicionar a empresa de forma inteligente.

Por isso, este guia vai abordar as tendências e dicas mais importantes que você deve conhecer em 2019.

Afinal, como fazer uma gestão de redes sociais eficiente?

É o que você vai descobrir neste texto.

Guia de Marketing Digital para Pequenas Empresas  Preparamos um guia sobre como utilizar ferramentas digitais para se aproximar  do público Baixar o guia agora

O que é gestão de redes sociais

Gestão de redes sociais é o planejamento estratégico, a administração e a execução de ações voltadas ao crescimento, ao reforço de autoridade, à humanização da marca e às vendas da empresa nesses espaços digitais.

Essas ações seguem diferentes etapas, que englobam desde a escolha das redes sociais da empresa ao gerenciamento do conteúdo publicado nelas.

Essa gestão requer que a empresa interaja e engaje pessoas, crie uma estratégia de conteúdo de qualidade, faça campanhas e anúncios, mantenha presença digital e identidade de marca e analise métricas.

Cada atividade é importante para garantir uma boa atuação da empresa nas redes.

Esse conjunto deve ser aplicado por empresas de todos os portes e segmentos.

Hoje em dia, estar nas redes sociais já não é mais um diferencial, e sim uma obrigação para qualquer marca que busca o crescimento.

Confira alguns dos benefícios:

  • Aumento de vendas
  • Divulgação de marca
  • Criação de consciência de marca e autoridade
  • Conversão de leads de venda
  • Relacionamento com o cliente
  • Posicionamento de marca.

Gestão de redes sociais em 2019

Quer iniciar a gestão de redes sociais das empresa?

Nos próximos tópicos, você vai conhecer aspectos importantes e tendências de 2019 para obter sucesso.

Transparência com o público

A humanização da sua marca exige transparência.

O ano passado foi marcado pela discussão sobre o uso de dados de usuários por plataformas digitais.

Um dos exemplos mais emblemáticos foi o envolvimento do Facebook na polêmica das eleições norte-americanas de 2016 e da empresa de análise de dados Cambridge Analytica.

Por isso, a transparência das marcas com o público nas redes sociais é uma das tendências de 2019 apontadas pela empresa Sprout Social.

De acordo com um estudo da plataforma, 55% dos clientes entrevistados consideram as marcas pouco transparentes nas redes sociais.

No entanto, a geração millennial espera essa característica das marcas, com exigência maior do que em relação a amigos e políticos, por exemplo.

Stories

Se a sua marca estiver presente no Instagram, a dica é apostar na ferramenta de Stories (publicações que desaparecem depois de 24 horas).

Essa estratégia é útil para criar proximidade com o consumidor, uma vez que permite à marca mostrar seus bastidores.

Segundo a Hootsuite, a utilização de Stories é uma das cinco principais tendências de 2019, porque as postagens parecem reais, imediatas e intensamente pessoais.

O benefício é que você não precisa de investimento para fazer isso.

Basta fazer fotos e vídeos com o smartphone, postar e interagir com os clientes no Instagram.

Ações com influenciadores digitais

Divulgar a empresa a partir de influenciadores digitais é uma estratégia que será cada vez mais relevante e, por isso, essencial na gestão da redes sociais.

Seguindo essa lógica, a marca alcança espaços ainda mais amplos, uma vez que vai parar nas páginas dos influenciadores.

Claro que, dependendo da personalidade, os custos para fazer publicidade são altos.

Uma opção para quem tem orçamento baixo é enviar produtos para os influenciadores como presentes, pois eles geralmente mostram o recebido para os seguidores de forma orgânica.

Grupos e comunidades em redes sociais

Em um artigo para a revista Forbes, o estrategista de marketing JD Prater destaca que, em 2019, a gestão das redes sociais deve incluir a atuação da empresa em grupos virtuais.

A tendência é de que as pessoas gastem menos tempo postando e mais tempo em bate-papos em grupos.

“Em 2019, as marcas vão procurar fazer parte da conversa criando e cultivando grupos construídos ao lado de sua marca”, afirma Prater.

Essas comunidades são espaços onde as marcas podem compartilhar histórias, por exemplo, e se conectar com grupos menores dedicados de pessoas com ideias mais afins, ao invés de tentar alcançar a todos.

Os grupos do Facebook são um exemplo clássico, que oferece maior alcance orgânico do que as publicações das páginas.

Chatbots

Chatbots são ferramentas que simulam serem humanos na interação com as pessoas em serviços digitais.

A empresa de consultoria Gartner prevê que os chatbots vão alimentar 85% de todas as interações de atendimento ao cliente

Essa tendência também pode fazer parte da gestão de redes sociais da sua empresa de maneira mais simples do que você imagina.

Plataformas como o Facebook já oferecem, por exemplo, a possibilidade de responder a mensagens de usuários automaticamente.

E-mail marketing ainda relevante

O e-mail marketing não é uma rede social, mas algumas ações podem ser coordenadas em simultâneo.

Ele pode ser uma extensão  interessante para as vendas.

Uma possibilidade é encaminhar e-mail para usuários que clicaram em anúncios nas redes sociais, por exemplo.

A boa notícia é que a relevância do e-mail marketing será cada vez maior.

De acordo com um relatório de 2016 do The Radicati Group, em 2020, três bilhões de pessoas no mundo utilizarão essa ferramenta.

Como fazer a gestão das redes sociais na empresa

Depois de conferir as principais tendências para 2019, é hora de iniciar a gestão de redes sociais da sua marca.

Para facilitar, criamos um passo a passo com oito etapas fundamentais. Confira.

1. Defina a estratégia

O primeiro passo é elaborar uma estratégia, começando pela definição das redes sociais em que você vai atuar.

Lembre-se de que é preciso estar no mesmo lugar que o seu público e que cada plataforma possui particularidades e linguagens específicas.

A estratégia também requer a definição do seu objetivo para a atuação nas redes.

É vender mais? Fidelizar e se relacionar com clientes? Converter leads de venda? Criar identidade e autoridade para a marca?

Mapeie a sua meta principal, aquilo que você deseja alcançar por meio das mídias, pois isso ajudará a direcionar as postagens e interações com o público.

O ideal é que o objetivo seja compatível com o momento da empresa.

Por exemplo: se a sua empresa está andando os primeiros passos, um bom objetivo é criar uma identidade e aumentar a consciência de marca entre o público.

2. Crie uma persona

A persona é uma representação imaginária do seu público-alvo e descreve as principais características, necessidades, hábitos de consumo, dores e desejos do consumidor que você deseja atingir e engajar nas redes.

Essa ferramenta ajuda na criação de uma comunicação eficiente, permitindo que você fale diretamente com as necessidades do cliente a partir de uma linguagem que ele conhece e utiliza.

3. Foque no conteúdo de qualidade

Esse cuidado é essencial, porque não adianta postar apenas para movimentar a página da empresa.

Cada post deve ter um propósito, como aumentar a exposição da marca para determinado público, elevar o engajamento, reforçar os downloads de um e-book, captar leads a partir de uma landing page, etc.

Para isso, o conteúdo precisa ser, de fato, relevante para o público, apresentando um padrão mínimo de qualidade.

Alguns formatos possíveis são vídeos com os bastidores da empresa, memes, mensagens em datas comemorativas e publicações de conteúdos do blog ou canal de YouTube da empresa.

4. Estabeleça a frequência de postagens

O ideal é que você encontre um ponto de equilíbrio, sem excesso ou escassez de postagens.

Crie um cronograma de postagens, de preferência, estabelecendo dias e horários em que elas serão feitas.

Além de permitir uma reflexão sobre o conteúdo que será postado, essa estratégia ajuda na organização relativa à produção e publicação do material nas redes sociais.

5. Aposte em campanhas de anúncios pagos

Reserve um valor, mesmo que baixo, para investir nesse tipo de anúncio, que é focado em propaganda e venda e aparece no feed dos usuários na seção de postagens patrocinadas.

Eles permitem segmentar bem o público que receberá as postagens e, assim, aumentar as chances de conversão de leads de vendas pelas redes sociais.

Para isso, utilize as ferramentas de anúncios das próprias redes sociais, como o Facebook Ads, por exemplo.

6. Construa relacionamentos

Em um artigo para o blog da Hootsuite, Christina Newberry aponta que uma das vantagens das redes sociais, em comparação a outros canais de marketing, é a possibilidade de falar diretamente com os consumidores.

Por isso, se torna possível para a marca construir relacionamentos com o tempo.

“Quando as pessoas se envolvem com seu conteúdo ou anúncios, você pode entrar e responder, ajudando a criar confiança e a formar os estágios iniciais de um relacionamento gratificante com o cliente”, afirma a autora.

7. Analise métricas

Essa etapa é primordial, pois ajuda a identificar se a sua estratégia está funcionando e quais alterações precisam ser feitas para conquistar o objetivo traçado inicialmente.

Métricas de interações, engajamento e alcance de publicações, por exemplo, são essenciais para avaliar os resultados da gestão de redes sociais.

“Ao implementar sua estratégia social, é importante acompanhar o que funciona e o que não funciona para que você possa ajustar seus esforços e melhorar seus resultados”, destaca Newberry.

8. Use ferramentas de automação de tarefas

Ferramentas que automatizam processos nas redes sociais são grandes aliadas da produtividade do gestor ou analista de social media.

Com elas, é possível agendar publicações e campanhas, criar mensagens automáticas (os chatbots) e até mesmo gerar relatórios de performance.

Todas essas atividades demandam um tempo que poderia ser usado para tarefas mais complexas, como a análise dos relatórios, por exemplo.

Por isso, utilize  ferramentas de automação, como Hootsuite, Buffer e Rival IQ.

Guia de Marketing Digital para Pequenas Empresas  Preparamos um guia sobre como utilizar ferramentas digitais para se aproximar  do público Baixar o guia agora

E aí, gostou das dicas?

Então é hora de arregaçar as mangas e aplicar todo o conhecimento adquirido neste artigo para garantir uma boa gestão de redes sociais e melhorar os resultados da empresa.

Não esqueça de compartilhar este post com seus amigos e deixar um comentário abaixo contando sua experiência com esse tipo de mídia.

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente novidades e dicas sobre financeiro, nota fiscal e gestão selecionadas pela ContaAzul.

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online   para você organizar sua empresa   <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>