Gestão do Negócio

ERP para imobiliárias: como as plataformas de gestão podem ajudar?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 6 mins de leitura

 

Pensando em aperfeiçoar a gestão financeira da sua imobiliária e abandonar as anotações em planilhas e blocos de notas? Implementar o ERP para imobiliárias é uma ótima alternativa para organizar o fluxo de caixa, integrar áreas diferentes da empresa e acompanhar os resultados com precisão.

A sigla ERP significa Enterprise Resources Planning, normalmente traduzida como Sistema de Recursos Empresariais ou Sistema Integrado de Gestão. Esse tipo de programa, também conhecido como software ou plataforma de gestão, permite que o empreendedor integre informações de diversos setores e reúna, em um único sistema, toda a gestão financeira da empresa.

banner-ca-pro (1)

Adotar o ERP traz benefícios como otimização de tempo, aumento do controle e economia de recursos para qualquer empresa de pequeno, médio e grande porte. Com as imobiliárias,  não é diferente.

Se você é dono de uma imobiliária, provavelmente tem conhecimento aprofundado sobre a rede de imóveis de sua região. O seu negócio é encontrar oportunidades, oferecer residências, salas, apartamentos e terrenos que atendam às necessidades dos seus clientes, seja para aluguel, locação, compra ou venda.

Assim, é natural que funções secundárias ao sucesso da sua empresa, como questões administrativas e contábeis, não sejam tão sedutoras.

A má notícia é que não há como gerenciar uma imobiliária negligenciando contas a pagar, ordens de serviço, emissão de notas fiscais, controle de pagamentos e recolhimento de impostos.

E a boa notícia é que o ERP para imobiliárias facilita essa gestão financeira e dá mais tempo para que você se dedique à expansão dos negócios.

5 vantagens do ERP para imobiliárias

Ainda não ficou convencido de que precisa de um ERP para sua imobiliária? Confira, a seguir, algumas vantagens:

1. Organização

Quem é o corretor que mostrou a casa ao cliente que está na linha? Onde estão os recibos das ordens de serviço que o síndico está cobrando? Qual o desconto pré-aprovado para negociar aluguéis? Se você tem dezenas de clientes, terá centenas de informações para tabular, somar e comparar.

O sistema ERP aumenta a organização porque permite agregar essas informações e reuni-las em um mesmo local, acessado pela internet. Isso nos leva ao próximo tópico.

2. Acesso

Coloque-se no lugar do cliente. É frustrante ser atendido por um corretor que precisa, a todo momento, consultar informações em outro computador, solicitar dados por e-mail ou fazer ligações para confirmar determinada característica de um contrato.

Com o ERP para imobiliárias, todos os funcionários têm acesso ao sistema, o que agiliza o fluxo de informações, melhora a comunicação interna e aumenta a assertividade do atendimento.

3. Controle

Para gerir uma imobiliária, não basta entender tudo de imóveis e encontrar as melhores oportunidades. É preciso controlar e acompanhar com frequência o desempenho dos seus corretores e vendedores.

Com o ERP, as informações ficam integradas, ao alcance de um clique. Você saberá quais funcionários estão rendendo mais e quais estão sobrecarregados, por exemplo.

4. Segurança

não se trata de ser pessimista, mas planejar-se para o pior. Imagine que você tem informações internas da sua empresa armazenadas nos discos rígidos do escritório. Arquivos como registro de imóveis, contratos de locação, ordens de serviço, tudo armazenado nos servidores internos.

De repente, falta energia elétrica durante uma atualização do sistema, e você não tem um backup dos documentos. Soa desesperador, não é?

O problema passará despercebido se você implementar um sistema ERP: os dados ficam armazenados na nuvem, não podem ser extraviados, e o acesso é permitido de qualquer lugar.

5. Produtividade

Organizar as informações significa facilitar os processos. Com processos facilitados, o tempo é otimizado. Quando sobra tempo, a produtividade aumenta.

Na sua imobiliária, você vai perceber o acréscimo de produtividade quando deixar de se dedicar a tarefas burocráticas e operacionais, que estarão a cargo do sistema ERP. São mais clientes atendidos, mais visitas realizadas, mais tempo negociando, mais propostas emitidas e, é claro, mais dinheiro no seu bolso.

Como utilizar um ERP na imobiliária

Ao aderir ao sistema ERP na sua imobiliária, você conseguirá controlar a gestão financeira, como fluxo de caixa, despesas, receitas, contas a pagar e a receber.

Para isso, o primeiro passo é sincronizar a conta corrente da sua imobiliária com o sistema ERP. Não é preciso ter medo de transferências não autorizadas, porque a autorização solicitada será apenas para visualizar os dados.

Mas a imobiliária não se resume aos recursos financeiros, certo? Para implementar o ERP com sucesso, você precisará cadastrar os clientes que você atende, para vincular, no futuro, os contratos relacionados a cada um deles. Esta parte, mais técnica, é essencial para a fluidez do sistema na hora de atender o seu cliente.

Depois, basta inserir as funções de administração, como locação e venda, além do estoque, ou seja: os imóveis disponíveis na sua imobiliária.

Com essas informações, você terá um controle integral sobre todos os sistemas da imobiliária e poderá, por exemplo, oferecer ao seu cliente a opção de imóvel mais adequada, de acordo com a viabilidade financeira e os critérios exigidos.

Como escolher o ERP para a imobiliária

Agora que você já está convencido da necessidade de implementar um ERP na sua imobiliária, chegou a hora de partir para a prática, comparar as opções disponíveis no mercado e calcular o melhor custo-benefício para os seus objetivos.

Para isso, você precisa ter em mente que alguns de seus funcionários utilizarão o sistema, porque ele integra funções de diferentes áreas. Isso significa que o sistema ERP não pode ser extremamente complexo de utilizar, algo que demande horas de treinamento. Priorize sistemas simples, objetivos, claros e intuitivos.

Tendo isso em mente, o primeiro passo é fazer uma lista das funcionalidades das quais você não abre mão, como acesso via internet, integração de funções, sincronização com o seu banco e emissão de notas fiscais.

Com essas informações em mãos, faça uma pesquisa para conhecer as opções disponíveis no mercado e selecione aquelas que atendam às suas exigências.

Feito esse filtro, é hora de comparar os serviços e tomar a decisão final, levando em consideração não apenas o preço do ERP para imobiliárias, mas a qualidade e disponibilidade do suporte, a reputação do sistema na área (leia as recomendações de outros clientes) e a credibilidade da empresa e do sistema de uma maneira geral. 

Imobiliárias - Desktop

Leia também