5 dicas para uma gestão fiscal eficiente e produtiva

Acompanhe o nosso guia e descubra qual a importância de uma gestão fiscal de qualidade no seu negócio e como ela pode impactar nas decisões finais.

Envio de relatórios, armazenamento de arquivos, emissão de informes e consulta de notas fiscais, organização, planejamento, obrigações tributárias. Essa só algumas palavras dentro de um dicionário de tantas outras que acabam gerando preocupação para os empresários.

É válido ressaltar, que a legislação tributária brasileira não é a das mais fáceis de se compreender, na verdade, temos uma das mais complexas leis do mundo quando o assunto é o setor fiscal.

Diante dessa realidade, precisamos atentar a um tema muito importante, a gestão fiscal. É a partir desse conceito que será possível desburocratizar esse cenário e te ajudar a sobreviver nesse meio, eliminando suas preocupações e impulsionando suas vendas.

Com a leitura deste post, você irá descobrir que a gestão fiscal pode, de fato, ser uma grande aliada das empresas, facilitando a administração e as tomadas de decisões.

E, além disso, ficará também por dentro das 5 principais dicas para uma gestão fiscal eficiente e produtiva. Então, será que você faz uma boa gestão fiscal?

Continue com a gente e tire a prova!

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

O que é gestão fiscal?

A gestão fiscal trata-se das estratégias tomadas pelas empresas para suprir as exigências correspondentes aos aspectos tributários da legislação.

Entre os assuntos abordados temos, por exemplo, o recolhimento de impostos, a sustentabilidade do empreendimento e o planejamento fiscal do negócio (utilização de benefícios, créditos fiscais, redução de tributos, etc.).

Ao implementar essa técnica, você estará dando um passo em direção ao seu crescimento, uma vez que estar por dentro da legalidade é requisito básico para o sucesso.

Em outras palavras, podemos dizer, que é da gestão fiscal a responsabilidade de atender as demandas da legislação, estimulando o desenvolvimento econômico, quitando impostos e proporcionando uma maior organização financeira.

E tem mais. Se você procura ter uma gestão fiscal e tributária sólida e produtiva, o caminho é utilizar ferramentas para automação de processos.

Isso pois, com a ajuda desses softwares, você poupará tempo para desempenhar certas atividades e levantar dados relevantes capazes de facilitar boas chamadas de decisões.

Quais são os resultados de uma boa gestão fiscal?

Além da otimização do tempo, como citamos no tópico acima, você terá mais segurança para desenvolver os seus serviços e ficar livre de processos burocráticos. Entre outros benefícios, podemos mencionar, por exemplo:

  • Maior organização dos documentos;
  • Serviço de contabilidade sempre em dia;
  • Facilidade na emissão de notas fiscais;
  • Controle financeiro eficiente;
  • Redução de custos;
  • Ganho de credibilidade no mercado.

Por fim, diante de tantas vantagens, você não vai querer dar bobeira para concorrência e deixar de evoluir o seu negócio, não é mesmo?

ContaAzul é um sistema de gestão para controlar as contas a pagar de sua empresa

Quais são as principais dicas para uma gestão fiscal em um negócio?

Como já falamos anteriormente, para que você consiga atender de modo eficiente as necessidades do seu negócio em todos os setores, o ideal é contar com um sistema de automação comercial.

A partir disso, você poderá atingir, dependendo do ERP escolhido, boa parte das dicas que vamos listar aqui.

Se você não dispõe de um sistema desse tipo ou não conhece o impacto que ele pode trazer para sua empresa, então confira agora as 5 principais dicas para uma gestão fiscal eficiente e produtiva:

1. Conheça os modelos de notas fiscais

Estar por dentro sobre os principais tipos de notas fiscais é essencial para garantir uma boa estratégia de negócio e irá te auxiliar no cumprimento da lei.

Entre os principais modelos temos:

  • Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e): é um comprovante que serve para autenticar a venda de mercadorias em e-commerces ou lojas físicas. Portanto, infoprodutos e produtos digitais não fazem parte dessa categoria.
  • Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e): Essa nota documenta as transações comerciais de venda e substitui a emissão do cupom fiscal, muito utilizado no setor de varejo.
  • Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e):é utilizada quando ocorre alguma prestação de serviço — independentemente do tipo, tamanho e regime tributário do seu negócio.

Vale lembrar que, cada nota possui uma regulamentação própria e, além disso, há também legislações específicas (estaduais/municipais) que trazem as diretrizes de uso.

Portanto, para evitar problemas fiscais, você deve conhecer qual tipo de nota pertence ao segmento do seu estilo de negócio.

2. Emitia nota fiscal automaticamente

A partir do momento que você dispõe de um sistema emissor de notas fiscais, você não mais terá dor de cabeça com essa burocracia que cerca o processo de emissão dos documentos fiscais.

É preciso ressaltar que a emissão desses comprovantes é uma obrigação para quase todos os contribuintes que atuam no comércio atualmente.

Assim, não perca tempo com esse quesito, busque por um software que supra suas necessidades e que te ajude a escalar sua empresa a nível nacional!

Além de manter o negócio legalizado, você não precisará se preocupar em emitir cada documento manualmente. E acredite: isso pode ser um grande problema já que, quanto maior for o seu número de vendas, maior será a quantidade de notas geradas.

Então, evite usar planilhas e processos manuais para emitir notas fiscais — principalmente se você utiliza o MFE no Ceará.ContaAzul é um sistema de gestão com controle de clientes, do cadastro às vendas

3. Conte com o serviço de contabilidade especializado

Ao contar com o auxílio de um contador, você terá maior tranquilidade e conseguirá contornar dúvidas, gerando melhores decisões para a empresa.

Entre os obstáculos que você será capaz de ultrapassar e as vantagens de ter a ajuda desse profissional, temos:

  • Evita a inadimplência por falta de conhecimento tributário (sonegação fiscal);
  • Elimina a carência de acompanhamento financeiro;
  • Estabelece maior controle dos impostos a pagar;
  • Planejamento financeiro mais assertivo;
  • Garantia da regularidade fiscal;
  • Melhora o fluxo de caixa;

Se os serviços contábeis são bem prestados, sua empresa só tem a ganhar com a transmissão de credibilidade e transparência.

4. Entenda o básico sobre contabilidade e impostos

Se o ramo comercial faz parte da sua área de atuação, então, é fundamental que você busque entender o mínimo a respeito de contabilidade e os impostos previstos para o seu setor como, por exemplo, o Imposto sobre Serviço (ISS).

Outra dica é ficar por dentro de termos importantes como o Código de Situação da Operação do Simples Nacional (CSOSN) e o Código Especificador da Substituição Tributária (CEST).

Desta forma, você conseguirá tomar atitudes mais acertadas por ter uma visão um pouco mais clara da situação.

Além disso, é uma forma também de estar por dentro das novidades do mercado e de ter uma consciência maior do que está sendo feito na empresa.

5. Disponha de um ERP eficiente

O ERP é um sistema que integra todos os processos da mecânica comercial, desde o controle de estoque, até a geração de uma nota fiscal eletrônica.

Com esse facilitador de tarefas, você conseguirá atingir um nível de produção mais alto, em menos tempo e com maior qualidade.

Entre outras vantagens de usar esse tipo de sistema estão:

  • Integração de todos os setores
  • Redução de erros
  • Transparência dos processos
  • Lucros potencializados
  • Melhor controle financeiro

Encontre uma solução que está integrado ao SAT Fiscal em São Paulo. Saiba que a Conta Azul já oferece essa funcionalidade, facilitando ainda mais a vida de seus usuários. Entenda mais com este artigo.

Planilha Fluxo de Caixa Mensal  Com esta planilha você faz o controle mensal do caixa da sua empresa Baixar a planilha agoraConclusão
Neste post, você pôde compreender o conceito e os benefícios da gestão fiscal e, ainda, garantiu 5 dicas de como realizá-la de como eficiente e produtiva.

Não resta dúvidas que para além de tantos benefícios, essa é uma forma estratégica de passar à frente da concorrência e impulsionar ainda mais o crescimento da sua empresa.

Agora que você já entendeu o que é a gestão fiscal e descobriu a importância de mantê-la na sua organização, aproveite e descubra como escolher a melhor API para nota fiscal!

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>