Gestão estratégica de Custos com a Conta Azul Pro

Sobre o que estamos falando?

  • Fazer a gestão estratégica de custos em uma plataforma de gestão integrada otimiza a administração de um negócio, indo contra a realidade de vários empreendedores, que se perdem no caos de tantos dados e sistemas;
  • Essa operação ajuda a reduzir custos e a precificar com mais inteligência, melhora as tomadas de decisão, facilita o alcance de metas, otimiza o controle financeiro e, como consequência disso tudo, ainda aumenta a lucratividade da empresa;
  • A Conta Azul Pro é uma plataforma de gestão integrada completa, ideal para estratégias de custo, precificação, vendas, organização de estoque, quitação tributária e qualquer outra área do seu negócio. Faça o teste grátis!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Construir um negócio de sucesso leva tempo e pede resiliência. Entendemos que prejuízos podem ser desanimadores, mas ninguém empreende por ser fácil. Por isso, a Conta Azul sempre auxilia os leitores com lições, como esta sobre gestão estratégica de custos.

Muitos começam um negócio sem qualquer plano financeiro. Aqueles que sabem fazer uma gestão estratégica de custos, então, são pouquíssimos. Porém, nunca é tarde para dar um passo atrás para repensar processos e um salto à frente com a Conta Azul.

Descubra quais são os benefícios de uma gestão estratégica de custos e como a Conta Azul Pro pode ajudar nessa e muitas outras operações. É fácil e rápido de ler e mais ainda de fazer. O melhor de tudo é que você pode colocar à prova sem gastar nada.

Faça uma boa leitura!

Benefícios da gestão estratégica de custos

O encarecimento de combustíveis e material de produção mostrou para muitos empreendedores que não se brinca com custos. Fazer as contas de todos os gastos do negócio, sejam fixos, variáveis, diretos ou indiretos, é imprescindível para a saúde financeira

No entanto, isso não significa que gerenciamento de custos serve apenas para conter ou prevenir crises. Tem muita coisa boa que essa operação traz, ajudando as empresas a crescerem cada vez mais. Não é só uma questão de perder ou não, mas sim, também, do quanto se deixa de ganhar quando a gestão de custos não é bem feita.

Boas ferramentas ajudam nesse processo. Uma que indicamos bastante é a nossa planilha de custos de produção, totalmente gratuita, que ajuda nessa parte da gestão estratégica. Mas claro, a melhor que temos para você é a Conta Azul Pro, que potencializa todos esses benefícios:

Redução de custos

Quando o empreendedor planeja os custos, fica muito mais fácil reduzi-los. Um exemplo é ao adquirir matérias-primas para produção, caso o negócio seja de produtos. O planejamento e a gestão estratégica permitem escolher com mais tempo o fornecedor com as melhores ofertas de preço.

A previsão estratégica também permite pensar em caixas de reserva, planos B e prevenção para problemas que, se resolvidos de última hora, ficam muito mais caros. A gestão de custos, então, reduz o quanto você paga e, por consequência, aumenta quanto ganha.

No entanto, é preciso saber cortar os custos certos. Temos um vídeo curto para indicar que ajuda a se aprofundar no tema e ele é oferecido pelo Marcio Andrade, Controller da Conta Azul. Assista abaixo:

 

Precificação eficaz

Todos os custos entram como valores importantíssimos para calcular o markup, margem de lucro e preço das mercadorias e serviços. É preciso saber quanto se paga antes de decidir quanto cobrar. Não só pelo lucro, mas para garantir que terá caixa para investir em crescimento e segurar crises.

Muitos empresários, inclusive, calculam errado os preços. Em vez de colocar na conta todos os gastos com energia elétrica, internet, marketing, salário de colaboradores, etc, pensam apenas nos insumos usados em cada unidade. A gestão estratégica de custos ajuda a prevenir esse erro.

Inclusive, pense sempre nos custos variáveis também. Qualquer negócio pode enfrentar acidentes, imprevistos e flutuações nos gastos em geral, mesmo aqueles que, em teoria, seriam fixos. 

Se aprofunde nesse assunto com nosso infográfico: “preço baixo é o melhor negócio?”

Melhoria na tomada de decisão

Navegar no escuro, sem mapa, sem luneta, sem bússola, sem sol e sem estrelas é coisa de quem tem muita fé mesmo. Não há racionalidade nenhuma em capitanear um barco se o comandante não sabe para que lado sopra o vento, nem os percalços entre você e seus objetivos.

A gestão estratégica de custos ajuda a clarear a situação. Sabendo quanto precisará gastar em cada período da administração, permite prever quanto dinheiro separar de cada mês para manutenção, quanto pode usar para investir em expansão e, por fim, pensar no lucro.

Intuição e fé são bons, mas intuição, fé e dados, juntos, são melhores ainda. Seja um empreendedor estratégico sabendo onde pisa ao fazer uma gestão estratégica de custos bem feita com a Conta Azul Pro.

A previsibilidade de custos é um passo importantíssimo na tabela 5W2H. Aprenda a fazer!

Alcance de metas

O passo mais importante para alcançar as metas é estabelecer quais são elas. Inventar objetivos inadequados para o momento pode causar frustrações ou redução de resultados, se for muito acima ou muito abaixo da realidade do negócio. Nos dois casos, a produtividade e o faturamento serão reduzidos.

Uma gestão estratégica de custos bem feita mostra quais objetivos são realistas e alcançáveis. Assim, evita-se tanto as frustrações de não alcançar o que queria ou de descobrir que podia ter ido muito mais longe, se tivesse mirado mais alto.

Se quiser um aliado administrativo para a gestão estratégica de custos no alcance de metas, use os KPIs. Os Key Performance Indicators, também conhecidos como indicadores-chave de desempenho, ajudam a acompanhar as metas da empresa.

Aprenda mais no nosso e-book gratuito dedicado a KPIs. 

Otimização do controle financeiro

Aprimore e otimize a gestão financeira da empresa com o gerenciamento estratégico de custos. As duas operações básicas de um fluxo de caixa são administração de entrada e saída de dinheiro. Não seja um espectador, seja um protagonista e opere de forma estratégica nesses trabalhos.

Lembre-se de que não há dinheiro que entra mais fácil do que aquele que você deixou de jogar fora. Se o controle financeiro da empresa for uma tubulação, os custos são vazamentos ou problemas no fluxo. A partir do momento em que se ajeita as peças, economiza-se muito dinheiro.

Existem outras técnicas que, junto à gestão estratégica de custos, podem auxiliar na otimização e no aumento de recursos disponíveis no controle financeiro. Uma delas é utilizar uma planilha adequada para esse fim. No caso, temos uma grátis para você.

A outra, mais efetiva e completa, é o uso de uma plataforma de gestão integrada, como a Conta Azul Pro. Entenda como a Conta Azul ajuda no controle financeiro da sua empresa.

Aumento da lucratividade

A grosso modo, lucro é o quanto que se ganha menos o que se paga. A gestão estratégica de custos diminui o valor dos pagamentos. Logo, o lucro aumenta. Por isso, uma operação administrativa como essa diminui a saída de dinheiro atual e garante um futuro mais lucrativo para a empresa.

A Conta Azul Pro, nesse sentido, é como a varinha de condão do Mickey no filme Fantasia, lembra? Todo movimento é uma nota, coordenando uma orquestra mágica e incrível, onde as cortinas dos espetáculos de cada dia se fecham com lucro.

Entre os recursos disponíveis, está a geração facilitada do Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) Gerencial. Esse relatório é extremamente útil, serve como uma espécie de raio-x da empresa e ajuda a entender se houve lucro ou prejuízo em um período específico.

Leia mais sobre o DRE Gerencial da Conta Azul Pro.

Como realizar a gestão de custos na Conta Azul Pro

A plataforma de gestão integrada Conta Azul Pro é extremamente eficiente no controle financeiro de qualquer empresa. Visualizar de forma dinâmica e facilitada todos os dados e transações feitas e por acontecer dá ao empreendedor o controle total sobre o negócio.

Para mostrar como a plataforma é poderosa, vamos às funções que estão diretamente relacionadas a custos. Mas toda parte de uma gestão é uma engrenagem de uma grande máquina e a Conta Azul Pro é o melhor conjunto de peças. Leia abaixo:

Centro de custo

Ferramenta utilizada para associar custos e pagamentos arrecadados, como projetos, departamentos e filiais de um negócio. Ao agrupar esses dados, pode-se entender os efeitos de cada segmento dentro da empresa, facilitando a tomada de decisões utilizando os dados financeiros como base.

Gestão de custos

O controle de custos da Conta Azul Pro ajuda a mapear as áreas, etapas e projetos que mais consomem recursos ou que mais trazem retorno. Assim, você identifica gargalos, vazamentos e oportunidades em potencial.

Centro de custos de uma empresa

Empresas de grande e médio porte associam os centros de custos a departamentos, as de micro e pequenas fazem esse controle conforme setor. Em ambos os casos, essa funcionalidade ajuda a classificar e distribuir lançamentos financeiros por categoria, conforme classificação específica e diferente do plano de contas financeiro.

Relatório por centro de custos

Ter uma visão geral das despesas é ótimo, mas poder visualizá-las agrupadas por centro de custo é melhor ainda. Esse tipo de controle gerencial fica ainda melhor com relatórios otimizados.

Análise de custos por clientes ou categoria

Esse relatório deve estar sempre à mão, por ajudar a identificar cada valor a pagar. Dessa forma, pode-se saber exatamente quanto se gasta por período desejado e navega-se por filtros a partir de descrição, categoria do plano de contas financeiro, centro de custo e nome do cliente ou fornecedor.

Filtros e Navegação Facilitada

Não dá para planejar custos sem saber quanto dinheiro se tem em caixa e quanto está para receber. Os relatórios facilitados da Conta Azul Pro ajudam a identificar lançamentos e fazer relatórios a partir de descrição, categoria do plano de contas financeiro, centro de custo e nome do cliente ou fornecedor. 

A Conta Azul Pro é a parceira perfeita para todo tipo de gestão

Agora, vem a mágica. A Conta Azul Pro não tem só centenas de funcionalidades que ajudam na gestão estratégica de custos e em demais operações da administração financeira. Tem muita coisa que ela pode fazer por você, como:

  • Gestão de estoque otimizada, com direito a emitir notificações sempre que um produto chegar a quantidades mínimas;

  • Automatização de operações como conciliação bancária e tributária, envio de dados em tempo real para seu contador, monitoramento de negociações e outros;

  • Emissão de relatórios de todos os tipos, para todos os gostos, com apenas alguns cliques;

  • Integração com soluções incríveis, como Receba Fácil e o App Conta Azul de Bolso, aplicativo onde você acompanha diversos indicadores de caixa, transações e estoque;

  • E muito mais!

Em qualquer planejamento estratégico de custos, seu caixa fica melhor com a Conta Azul Pro! Faça o teste grátis agora!

Leia mais:

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar