Faça da gestão de recursos financeiros seu trampolim para crescer

gestão de recursos financeiros

A gestão de recursos financeiros é fundamental para manter uma empresa saudável economicamente e competitiva no mercado. É preciso desenvolver uma visão de longo alcance, permitindo se antecipar a fatores que podem resultar na perda de lucratividade. Neste artigo, você vai ver como fazer dessa estratégia o trampolim para seu crescimento.Experimente ContaAzul: Sistema de Gestão para pequenas empresas que pensam grande

Um olho no padre, outro na missa

O especialista em finanças Conrado Navarro disse, em uma de suas palestras, que “mais importante do que quanto você ganha, é como você gasta”. A frase, aparentemente aplicável apenas em nível pessoal, resume bem como deve ser o uso do dinheiro dentro de um negócio.

Uma empresa pode ser lucrativa hoje, mas e amanhã: será que tudo seguirá igual? A conjuntura externa, quando ignorada, pode ser fatal para a continuidade de um empreendimento.

Quem é mais experiente deve se lembrar do famigerado Plano Collor, que no início da década de 90 promoveu o confisco da poupança, levando milhões de brasileiros e muitas empresas à falência. O exemplo, por mais extremo e atípico que pareça, ilustra o que pode acontecer quando não se está preparado para o pior.

Isso não significa, no entanto, que um negócio deva ser tocado sem ousadia. Por mais recessiva que a economia esteja, sempre há espaço para inovar. Aliás, inovação, junto à gestão financeira, é imprescindível para se manter competitivo.

Em relação à gestão financeira, portanto, uma administração eficaz olha para a conjuntura externa, sem descuidar das questões internas. Isso implica manter os pagamentos de custos e despesas fixas em dia para conservar o capital de giro líquido em níveis saudáveis, entre outras medidas preditivas.

Desenvolver esse olhar atento ao que vem de fora, sem perder de vista o que ocorre dentro da empresa, só se torna possível com conhecimento e uma postura reflexiva. Saber fazer contas é bom e útil, mas melhor ainda é entender a diferença entre lucratividade e rentabilidade.

Não dá para agir no automático, sem compreender o porquê daquilo que está fazendo. Só assim a gestão de recursos financeiros fará sentido para você e sua empresa.

Poupe o máximo e gaste o estritamente necessário

Embora a frase acima possa dar a entender que a mão fechada é o segredo do sucesso, na verdade, ela serve para orientar em relação ao controle das finanças. Ser prudente e gastar com sabedoria é diferente de ser mão-de-vaca.

Uma das causas da perda de liquidez, principalmente em pequenas empresas, é a não distinção entre gastos pessoais de seus sócios e gestores com os do empreendimento. Separar contas é fundamental, mas espantosamente é comum (principalmente em negócios familiares) ver o caixa da empresa servindo como terminal de saques.

Fazer essa separação é um bom começo para gerenciar melhor as finanças. Assim, podem ser criadas as condições ideais para manter um negócio competitivo. Toda grande jornada começa com o primeiro passo. E, em se tratando de controle das finanças, essa mentalidade de fazer uma coisa de cada vez é fundamental.

Mantendo o controle, será possível visualizar o que se gasta, para que o máximo de recursos sejam poupados. É partindo desse princípio que um negócio se torna próspero, permitindo reinvestir em crescimento. Ou você acharia possível crescer sem a formação de uma reserva?

Toda empresa depende da gestão de recursos financeiros

Quando uma empresa abre, é necessário investir em estrutura física, por mínima que seja. Também devem ser recrutadas pessoas, afinal, ainda não estamos no futuro distópico do filme Exterminador do Futuro, em que as máquinas dominam o mundo.

Estrutura, pessoas, equipamentos, todos esses componentes, imprescindíveis para a formação e continuidade de um negócio, exigem um mesmo pré-requisito: recursos para pagar por eles.

Não há processo dentro de uma empresa que dispense o controle financeiro. Para ter pessoas colaborando, será necessário pagar salários. Para manter máquinas e equipamentos funcionando, é preciso garantir energia elétrica e peças de reposição.

Até mesmo o estoque, por mais aparentemente estático que seja, exige a reserva de valores para sua conservação. Experimente deixar produtos armazenados sem a supervisão de pessoas ou sem o apoio de um software de gestão de estoque para ver o que acontece.

Não é à toa que a contabilidade vem assumindo cada vez mais relevância no contexto da gestão. Tudo que uma empresa faz, do pagamento por uma simples caneta até a divisão dos lucros, passa pelo crivo dos contadores.

É por isso que se fala tanto em contabilidade estratégica. Não existe gestão que não parta de dados e informações concretas. Por isso, a figura do profissional de contabilidade vem ganhando relevância, pois é ele que detém o controle do conhecimento sobre o dinheiro.

Medidas de controle das finanças que podem ser adotadas

Falar de controle do dinheiro não é tão difícil quanto à sua realização. Por isso, é importante, no dia a dia, observar práticas que podem ser aprimoradas, levando a uma maior organização das finanças.

Planejamento

Arriscar-se a trilhar um caminho desconhecido sem um mapa é sempre arriscado. Com negócios é a mesma coisa, com a diferença de que esse mapa se chama planejamento.

Separe as contas

Já dissemos aqui, mas não custa relembrar. Para que não haja dúvidas, é importante definir antecipadamente um percentual a título de pró-labore.

Use ferramentas de controle

Não se pode confiar apenas na calculadora para controlar as finanças. Fluxo de caixa, balanço patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício são instrumentos que avaliam e medem as finanças. Para que sejam apurados com precisão, é necessário contar com o apoio da informática.

Mantenha a organização

Nessa parte, não tem muito mistério. Ter um calendário permanentemente atualizado, no nível de horas, dias e semanas, ajuda a não perder prazos, o que aumenta a eficiência na gestão de recursos financeiros e as contas em dia.

Software de gestão

Também já falamos dele, mas é importante ressaltar sua importância. Embora planilhas sejam úteis, a partir de um certo momento, é necessário evoluir na gestão, que só pode ser feita de forma eficaz com um sistema online.

Dedique-se à gestão de recursos financeiros

Parece bobo afirmar isso, mas não custa lembrar que empresa alguma se mantém sem dinheiro. Pois a forma como você cuida do capital do negócio faz toda a diferença na sua longevidade. Seja profissional e dedique-se à gestão de recursos financeiros. Os resultados certamente virão.Planilha Contas a Pagar  Preparamos uma planilha para ajudar a sua empresa a controlar as contas a pagar Baixar a planilha

 

E você, o que tem feito para controlar as finanças do seu negócio? Comente!

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente
novidades e dicas sobre controle financeiro e gestão.

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online   para você organizar sua empresa   <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>