Gestão do Negócio

Gestão de pessoas: você sabe o que é o eSocial?

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura

Gestão de pessoas: você sabe o que é o eSocial?

Ele ainda nem entrou em vigor, mas já está deixando muita gente preocupada. O eSocial, que nos próximos meses será uma realidade para empresas e empregadores de mão de obra, promete uma revolução na área de Gestão de Pessoas. E, de fato, ele promoverá uma grande mudança.

A entrada do eSocial não quer dizer que os profissionais do setor tenham que aprender conceitos novos. Na teoria, nada muda pois as alterações serão sentidas na prática. A mudança é, sobretudo, cultural. Quer entender mais sobre o assunto? Acompanhe:

Um RH mais dinâmico

É impossível entender o impacto das mudanças promovidas pelo eSocial sem antes observar os procedimentos atualmente usados pelos departamentos pessoais. Uma série de obrigações, que devem ser comprovadamente cumpridas e entregues de acordo com cronogramas específicos é feita manualmente e dependem de apuração, que geralmente é feita próxima da entrega dos documentos. E o pior, muitas informações prestadas se repetem em novos envios. Isso porque mais de seis órgãos no Brasil dependem de dados trabalhistas a serem enviados pelas empresas.

Ao realizar esse processo no ambiente digital, como prevê o eSocial, responsáveis pelos envios não precisam mais remeter informações repetidamente. O novo projeto do governo está vinculado ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) – muito conhecido dos contadores – e congregará todas as informações de funcionários. E isso é um ganho, tanto para o poder público quanto para os empregadores, já que permite ter uma visão completa de todo processo de gestão de pessoas.

A partir da implantação do eSocial todas as informações, que muitas vezes eram produzidas ao longo de um mês ou de um ano inteiro, serão feitas em tempo real. A admissão de um funcionário, por exemplo, deverá ser registrada em um prazo máximo de 24 horas. Muitos comunicados, como o de acidente de trabalho, deverão ser feitos assim que notificados. Adaptar-se a um novo jeito de fazer as mesmas coisas sempre é trabalhoso, mas as chances de erros serão minimizadas com o novo processo.

Obrigações acessórias substituídas pelo e-Social

Além da possibilidade de menor ocorrência de erros, o fato de inserir dados no sistema em tempo real elimina uma série de obrigações, segundo projetam especialistas que realizam os testes do projeto. Entre as obrigações acessórias que serão dispensadas pelo eSocial estão:

  • Livro de registro de empregado;
  • Folha de pagamento;
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf);
  • Arquivos eletrônicos entregues à fiscalização (Manad);
  • Termo de rescisão e formulários do seguro desemprego;
  • Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (Gfip);
  • Perfil profissiográfico previdenciário;
  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged);
  • Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Adéque sua empresa ao eSocial

Sua empresa está preparada para essa mudança? É bom realizá-la o quanto antes. As empresas que ainda não iniciaram um processo de transição, mesmo quando adotarem programas específicos para cumprimento das exigências do eSocial podem ter bastante dificuldade. Não porque o ambiente digital do novo projeto do governo seja complexo, mas porque a rotina de trabalho ainda não estará adaptada com a agilidade necessária.

Rever os processos internos, estimulando que a equipe passe a ter a postura que futuramente será indispensável para uso do eSocial é fundamental. Será necessário se habituar a elencar e registrar informações em tempo real. Após essa fase, menos tempo e trabalho será gasto com a documentação relacionada à gestão de pessoas.

Ficou com dúvidas? Compartilhe conosco!

Leia também