Gestão do Negócio

Gestão de performance: o que é e como aplicar na sua empresa?

Karin Von Hartenthal Karin Von Hartenthal | Atualizado em: 12/04/2024 | 10 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Com a gestão de performance, é possível acompanhar o dia a dia da empresa e analisar as rotinas e processos do negócio, além do desempenho dos funcionários;
  • Entenda quais são os benefícios que essa prática traz para a sua empresa;
  • Confira como implementar a gestão de performance no seu negócio.

Para que a sua empresa alcance resultados satisfatórios, é necessário saber o que é e como fazer uma gestão de performance eficiente. Com essa metodologia, será possível estabelecer objetivos alcançáveis para o seu negócio e traçar um plano para atingi-los em um prazo determinado.

A gestão de performance também tem como intuito analisar as rotinas e os processos da empresa. Dessa forma, será possível corrigir erros assim que eles surgirem e tomar decisões de uma maneira mais rápida e eficiente. 

Outro benefício dessa prática é o aumento da motivação dos colaboradores para atingir as metas estipuladas. Porém, para que isso aconteça, é necessário que o dono de negócio saiba avaliar o desempenho de uma empresa de forma estratégica.

Acompanhe os tópicos abaixo para entender como fazer isso na prática!:

Um homem trabalhando em frente ao seu computador

O que é gestão de performance?

Gestão de performance é um conjunto de processos e metodologias que buscam alinhar recursos, pessoas e competências para atingir objetivos de forma eficaz. Essas atividades podem ser aplicadas a qualquer processo, departamento e também nas avaliações dos colaboradores da empresa.

Para medir o desempenho do negócio, são utilizados vários indicadores-chave de desempenho (KPIs), que geram insights para promover melhorias em todos os aspectos. O propósito é elevar o nível de performance da empresa como um todo.

O que esperar da gestão de performance?

Com uma gestão de performance eficaz, é possível deixar toda a sua equipe alinhada para alcançar um objetivo específico. Isso fará com que os colaboradores saibam exatamente o que devem fazer para atingir as metas estabelecidas e qual o seu papel para o crescimento da empresa.

O acompanhamento de desempenho também  possibilita entender se o plano traçado para o atingimento de resultados está funcionando ou se ele precisa ser ajustado. Isso inclui a avaliação de rotinas e processos utilizados no negócio, para verificar se eles estão contribuindo ou não para a produtividade dos colaboradores e do negócio no geral.

Além disso, a gestão de performance proporciona  uma análise constante do desempenho das equipes e funcionários. Dessa forma, é possível analisar se os recursos humanos e financeiros estão sendo bem empregados e se os colaboradores estão conseguindo apresentar um bom nível de eficiência.

Com base nessas avaliações, a empresa pode obter benefícios como aumento de produtividade e lucratividade, desenvolvimento de estratégias motivacionais para manter os colaboradores engajados e decisões mais assertivas e baseadas em dados.

Como fazer gestão de performance?

Para fazer uma gestão de performance, é necessário definir um objetivo e traçar metas para alcançá-lo. Confira a seguir tudo o que é necessário para implementar essa metodologia na sua empresa. . 

1. Definição de metas

Qualquer iniciativa de gestão de performance parte dos objetivos do negócio, que devem estar claros para todos os membros da organização. 

Qual a missão que guia a empresa? Qual a visão para o futuro? Que objetivos devem ser alcançados em curto, médio e longo prazo?

Essas perguntas devem ser respondidas com base no todo e também em cada área da empresa, para extrair uma lista completa de objetivos que vão embasar os indicadores.

Após definir as metas gerais do seu negócio, será necessário desdobrá-las entre os times. Por exemplo, se um dos objetivos da sua empresa é dobrar o número de vendas, você pode definir metas de vendas para cada vendedor e estipular uma meta de captação de leads para o time de marketing.

2. Ferramentas e metodologias

Para conseguir avaliar o desempenho dos colaboradores e os processos da empresa de uma maneira eficiente, é preciso utilizar uma metodologia e alguns indicadores específicos. Uma das metodologias mais utilizadas é a OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave em português) , que consiste em estabelecer um objetivo macro e uma lista de resultados-chave necessários para alcançá-lo.

Outra metodologia muito empregada é o método PDCA, sigla em inglês para planejar, fazer, checar e agir. Esse método consiste em planejar ações para alcançar as metas estipuladas, executá-las, checar os resultados e corrigir eventuais falhas durante o processo.

Em relação aos indicadores que devem ser utilizados na gestão de performance, o ideal é definir marcadores específicos para cada departamento da empresa. Confira a seguir quais são os principais.

Indicadores financeiros

  • Fluxo de caixa;
  • Ponto de equilíbrio;
  • Margem de lucro;
  • Liquidez corrente;
  • Retorno sobre investimentos;
  • Resultado líquido.

Indicadores de vendas

  • Ticket médio;
  • Taxa de conversão;
  • Custo de aquisição por cliente (CAC);
  • Lifetime Value (LTV).

Indicadores de RH

  • Custo por admissão;
  • Taxa de turnover;
  • Velocidade da contratação.

Indicadores de marketing

  • Custo de aquisição de clientes;
  • Custo de captação de leads.

3. Acompanhamento do progresso

Para fazer uma gestão de performance eficiente, é necessário acompanhar o progresso das equipes. O gestor pode definir uma frequência específica para fazer isso, como semanalmente ou a cada 15 dias. 

É fundamental que os gestores façam esse acompanhamento para se certificar de que os colaboradores estejam desenvolvendo as tarefas de acordo com o planejamento e para corrigir eventuais falhas. 

4. Feedback

Dar feedbacks para os colaboradores também faz parte da gestão de performance e contribui para que os funcionários entendam como está seu desempenho e se estão agindo da forma certa para ajudar a empresa a atingir seus objetivos..

Caso o colaborador tenha tido uma boa performance no período analisado, é importante que o gestor destaque esse fato para manter o funcionário motivado. Contudo, se for necessário, o gestor deve fazer algumas críticas construtivas, para que o colaborador possa melhorar ainda mais o seu desempenho.

5. Desenvolvimento de talentos

Para que a empresa consiga alcançar os objetivos definidos, é fundamental contar com uma equipe qualificada. Para isso, é importante investir no desenvolvimento de talentos. Há várias formas de fazer isso, como:

  • Oferecendo treinamentos;
  • Investindo em cursos e palestras;
  • Oferecendo workshops para as lideranças. 

Leia também: Tipos de liderança empresarial: em qual deles você se encaixa?

Como colocar em prática?

Além de descobrir o que é gestão de performance e quais são os benefícios dessa ferramenta, é fundamental saber como colocá-la em prática na sua empresa para conseguir alcançar os objetivos definidos. 

Engajamento dos colaboradores

O primeiro passo para colocar a gestão de performance em prática é engajando os colaboradores. Para isso, é importante compartilhar com eles os objetivos e metas da empresa, apresentar o plano para alcançá-los e, se possível, estabelecer bonificações para quem conseguir cumpri-los. 

O gestor também deve manter a equipe informada sobre os processos e rotinas da empresa e os comportamentos esperados. Assim, eles  saberão exatamente como devem agir  para contribuir com a conquista dos objetivos traçados.

Para manter os colaboradores engajados, também é importante fornecer um feedback para cada um deles. O ideal é que isso seja feito no dia a dia, mas também é interessante que haja uma frequência pré-definida para esse momento, como a cada três ou seis meses.

Dessa forma, o funcionário vai saber se está fazendo um bom trabalho e quais ações pode tomar para melhorar o seu desempenho. 

Papel dos líderes 

Para que a equipe apresente uma boa performance, é fundamental contar com bons líderes. Um líder não é apenas um gestor que distribui tarefas, mas alguém que consegue enxergar o potencial de cada colaborador e motivar a equipe.

As empresas que querem se manter competitivas no mercado precisam investir em programas de formação de lideranças, para que os gestores saibam como conduzir os processos internos e motivar os colaboradores de uma forma eficiente e alinhada aos objetivos do negócio. 

Cultura organizacional

A cultura organizacional está relacionada à visão e aos objetivos do negócio, e ela influencia na maneira como a empresa lida com os seus clientes, fornecedores e colaboradores. 

O ideal é que a sua empresa adote uma cultura organizacional que seja coerente com os objetivos dela e que ofereça liberdade e autonomia para  que os funcionários possam realizar as tarefas do dia a dia da melhor maneira possível. 

Ao definir a cultura organizacional do seu negócio, será possível criar um ambiente de trabalho mais positivo e colaborativo, e será mais fácil deixar claro para cada funcionário qual é o papel dele dentro da empresa. 

Conte com o ERP da Conta Azul para melhorar a gestão de performance da sua empresa

Implementar a gestão de performance na sua empresa certamente vai contribuir para que os objetivos sejam alcançados de uma maneira muito mais rápida e eficiente.

A gestão de performance ainda pode contribuir para a redução de custos do seu negócio e para a identificação de talentos. Isso vai permitir que você aproveite melhor os recursos disponíveis na sua empresa.

Como acompanhamos neste conteúdo, a gestão de performance também envolve o acompanhamento de indicadores financeiros. Para isso, você pode contar com o ERP da Conta Azul, que centraliza os dados do seu negócio em um só lugar e disponibiliza relatórios para que você tome decisões baseadas em dados e aumente a eficiência da sua empresa.

Quer ver na prática como isso funciona? Faça um teste grátis de três dias!

Leia também