Gestão do Negócio

Gestão de oficina mecânica na prática: 7 dicas que vão transformar o seu negócio

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 9 mins de leitura | ← voltar

 

Sobre o que estamos falando?

  • Uma boa gestão de oficina mecânica requer, além dos conhecimentos técnicos, entendimento sobre controle financeiro;

  • Para alcançar sucesso, também é indispensável criar processos, ter uma boa divulgação e ouvir os clientes;

  • Confira outras dicas importantes como realizar o gerenciamento de oficina mecânica e aumentar o lucro de negócios neste segmento. 

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

O sucesso na gestão de oficina mecânica envolve mais do que conhecimentos sobre manutenção técnica de veículos. Sim, esse tipo de saber é fundamental para atrair e manter clientes. Porém, a falta de um gerenciamento financeiro, organização de processos e planejamento de estratégias podem comprometer o futuro do negócio, por mais lucrativo que seja.

Isso acontece porque, por trás de um conserto em um carro ou moto, existem uma série de atividades que influenciam na qualidade do serviço oferecido. Monitoramento do estoque, limpeza do espaço físico e pós-vendas eficiente são exemplos. 

Se você enfrenta esses desafios na sua oficina mecânica, este conteúdo vai ajudar. Nos próximos tópicos, entenda como lidar com as principais dificuldades vindas deste segmento. Veja também dicas para otimizar a gestão e aumentar os lucros do negócio. 

Acompanhe!

Gestão de oficina mecânica

Principais desafios na gestão de oficina mecânica

Identificar as dificuldades no gerenciamento da oficina mecânica é fundamental para encontrar soluções duradouras. Isso significa analisar as raízes dos desafios para superá-los de maneira definitiva. A seguir, apontamos os principais. Confira.  

Encontrar mão-de-obra qualificada

Criar uma equipe com bons profissionais (terceirizados ou não) é o melhor caminho para a entrega de serviços de qualidade. Mas contratar mão-de-obra não é tão simples.  

Afinal, além de entender sobre o operacional, você, como empreendedor e dono de uma oficina mecânica, centro automotivo ou de estética automotiva, precisa encontrar colaboradores que ofereçam um bom atendimento, saibam se comunicar bem com os clientes e demais colegas de trabalho. 

Portanto, uma alternativa interessante é divulgar as vagas internas em sites e plataformas de emprego ou redes sociais. 

Acompanhar e cumprir prazos

Não cumprir os prazos de entrega dos serviços é uma das principais razões para a insatisfação dos consumidores. No geral, esse desafio cresce à medida que a oficina absorve uma demanda maior e não está preparada.

Para lidar com essa dificuldade, é fundamental ter um bom planejamento da agenda. Nesse aspecto, a dica principal é sempre alinhar as expectativas, analisar o volume de atendimentos, negociar com a equipe e com o próprio cliente. 

Leia também: A arte da negociação

Manter a limpeza e a organização

A falta de limpeza e organização na oficina não causa uma boa impressão nos clientes. Na verdade, transmite inclusive uma sensação de que o carro não será bem cuidado e que os serviços terão um baixo nível de qualidade. Para lidar com isso, o ideal é ter uma equipe ou colaborador responsável pela limpeza interna. 

Ter uma precificação assertiva

Uma precificação justa e competitiva atrai clientes e diferencia a oficina da concorrência. Para ter preços assertivos, é interessante avaliar o tempo de execução do serviço e despesas relacionadas à estrutura do negócio (salário da equipe, manutenção de ferramentas e contas de consumo).

Reduzir tempo com processos manuais

Hoje, existem tecnologias que realizam demandas gerenciais. Alguns exemplos são o controle do estoque, emissão de notas fiscais e acompanhamento do fluxo de caixa. 

Os sistemas ERP online permitem que você automatize tarefas manuais e assim possa alocar os seus colaboradores em atividades mais estratégicas, como analisar a satisfação do cliente no pós-vendas. 

Baixe grátis planilha de fluxo de caixa diário e mensal

Desperdícios de insumos e perda de ferramentas

Sem o controle dos insumos e um inventário das ferramentas, a oficina pode sofrer grandes prejuízos financeiros. O melhor modo de evitar essa consequência é implantar um rigoroso processo interno de verificação de estoque. Também é preciso descobrir se existem desperdícios.

Um ERP online ajuda bastante neste processo. Com essa plataforma, cada saída e entrada é registrada automaticamente, sem contar com a geração de relatórios que fornecem uma visão geral.

Como fazer controle de estoque: o que é, dicas, importância e sistemas

Atrair e manter os clientes

Entre os fatores que mais pesam na atração e fidelização de clientes está a confiança nos serviços. Quando existe esse sentimento, é muito difícil que o consumidor migre para a concorrência. Pelo contrário: muitos permanecem décadas ou nunca mudam de oficina.

Acontece que, para isso, o trabalho deve ser de qualidade do início ao fim: desde o agendamento do horário até a entrega do carro ou moto, a clientela precisa se sentir acolhida. 

7 dicas para otimizar o gerenciamento de uma oficina mecânica

Para facilitar ainda mais a gestão da oficina mecânica, a seguir, elencamos dicas importantes. Elas são como um checklist que otimiza os resultados internos. 

1. Organize os processos da oficina e defina responsáveis

Analise a rotina dos seus colaboradores e as tarefas desenvolvidas na oficina mecânica para criar os processos e definir os responsáveis. Tenha cuidado para que ninguém fique sobrecarregado. O ideal é que as atividades sejam divididas de maneira equilibrada.

Além disso, é importante que você reserve um tempo durante a semana para conversar com os líderes. O objetivo é entender como está o desempenho de cada área e verificar se existe algum gargalo que precisa ser solucionado. 

2. Não misture as contas pessoais com as da empresa

Sem uma divisão clara entre as finanças da oficina e as pessoais, o resultado é o descontrole financeiro. Também ficará difícil entender o fluxo de caixa (entradas, saídas e lucros) do negócio.

Para evitar isso, é indispensável criar contas bancárias específicas e manter registros separados. A definição de um pró-labore para você e demais sócios, se tiver, é fundamental. 

Confira: Passo a passo de como separar despesas pessoais das contas da empresa

3. Organize os dados dos seus clientes

Com a ajuda de tecnologias, fica mais fácil manter um histórico do relacionamento com os clientes. Dessa maneira, é possível criar um atendimento personalizado.

Esse registro permite que a empresa avise ao consumidor quando é preciso fazer uma revisão ou troca de óleo, por exemplo. Sem dúvidas, essa prática reforça a fidelização e a satisfação da clientela.

4.  Monitore o estoque e evite desperdícios

Saber exatamente os itens que estão armazenados e que entraram ou saíram do estoque evita prejuízos financeiros. Isso impede também que produtos percam a validade por não serem utilizados.

Para monitorar o estoque, a oficina pode implantar um bom sistema de gestão. Essa ferramenta ajudará também na identificação da necessidade (ou não) de comprar mais insumos, de maneira automática. 

5. Tenha várias opções de fornecedores

Quando a oficina lida com vários fornecedores, obtêm muitos benefícios. Um deles é a possibilidade de negociar preços, prazos de entrega e tipos de produtos em busca do melhor custo-benefício. Outra vantagem é ter sempre uma segunda opção, caso um parceiro não tenha o produto desejado. 

6. Faça planejamentos

Todas as áreas internas da oficina devem ter o hábito de se planejar. Isso significa fazer previsões orçamentárias, de demanda e de aquisição de equipamentos, além de elaborar projeções de vendas e definir estratégias comerciais de curto, médio e longo prazo.

7. Aposte na tecnologia para controlar o financeiro

A gestão financeira pode ser mais simples com a implantação de um sistema capaz de automatizar tarefas como o, monitoramento de entradas e saídas de dinheiro e a integração bancária, por exemplo Essas plataformas, como mencionamos, oferecem relatórios, sem a necessidade de os gestores consultarem várias planilhas. 

Dependendo da ferramenta escolhida, outras áreas internas podem ser automatizadas e integradas, como: gestão de contratos, envio de dados para a contabilidade, controle de vendas e emissão de notas fiscais

Bônus: como aumentar o lucro de uma oficina em 5 passos

O desejo do gestor da oficina mecânica (como de todo empreendedor) é obter lucros. No entanto, a lucratividade é o resultado de uma série de práticas eficientes. A seguir, elencamos algumas delas.

Faça uma boa divulgação nas redes sociais

A divulgação dos serviços da oficina impulsiona os lucros. Atualmente, as redes sociais são os principais canais utilizados. Para aproveitar essas mídias, o gestor pode criar uma página no Instagram e/ou Facebook.

Após isso, é importante trabalhar bem o conteúdo, tirar dúvidas, mostrar os bastidores e anunciar as promoções. 

Ofereça capacitações de atendimento aos seus colaboradores

Quanto mais capacitados forem os profissionais internos, melhor será a qualidade no atendimento aos clientes. Sendo assim, o gestor deve programar treinamentos regulares que ensinam como lidar, encantar e satisfazer as necessidades dos que buscam os serviços da oficina.

Estude as tendências de mercado e fique de olho na concorrência

Vez por outra, a oficina precisa realizar um processo de benchmarking. Isso significa estudar os valores, serviços, projetos e estratégias comerciais praticadas pela concorrência. Em seguida, é importante descobrir quais aspectos podem ser implantados e ajustados no seu negócio, conforme a realidade dele. 

Gestão de oficina mecânica

Ouça, analise e registre a opinião dos seus clientes

Uma das práticas mais eficientes para melhorar os serviços e o nível de satisfação dos clientes são os feedbacks. Quando a oficina dá “voz” aos consumidores (e valoriza as suas opiniões), gera um sentimento de gratidão e reforça o relacionamento entre eles e o negócio.

Para isso, a empresa pode realizar pesquisas rápidas de satisfação, perguntar diretamente ou pedir que escrevam o que acharam dos serviços prestados. Essas respostas devem ser arquivadas e analisadas pelos gestores. 

Com certeza, o gerenciamento de oficina mecânica é composto de muitas demandas. O segredo do sucesso está na aplicação das dicas que foram dadas nos tópicos anteriores. Fazendo assim, a empresa terá um crescimento sustentável e um futuro sólido no mercado em que atua.

Gostou do conteúdo? Queremos ajudar você a otimizar ainda mais a administração do seu negócio. Confira agora o artigo “Entenda as quatro funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar”.

Leia mais

Leia também