Controle Financeiro

Fuja das planilhas! Como fazer a gestão de fornecedores da sua empresa com ajuda da tecnologia

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 01/12/2023 | 9 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Uma gestão de fornecedores eficiente é essencial para ter mais controle e previsibilidade do estoque e das entregas;

  • A tecnologia é vital neste processo, pois facilita a gestão de pedidos, integra as informações e favorece as negociações de prazo e preços;
  • A Conta Azul Pro tem os recursos mais completos para uma boa gestão de fornecedores. Monitore também o financeiro e suas vendas em tempo real.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

 

 

Você já perdeu o contato de algum fornecedor e ficou na mão por não ter as informações centralizadas em um só lugar? Se sim, saiba que uma gestão de fornecedores digital previne esse desafio e ainda ajuda a otimizar as negociações. 

As planilhas e caderninhos até ajudam, porém, com o passar do tempo, as vendas aumentam e, como consequência, o número de fornecedores também. Dessa forma, contar com recursos manuais para controlar este processo pode ser bastante arriscado.

Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo para esclarecer a importância da tecnologia na gestão de fornecedores e o que é preciso levar em consideração para dar o próximo passo: escolher um bom sistema ERP para atender às suas demandas. Confira! 

Gestão de fornecedores

Por que a tecnologia é uma boa aliada na gestão de fornecedores? 

Até alguns anos atrás, a gestão de relacionamento com o fornecedor não era tão prioritária nos negócios. Ou seja, com esses parceiros comerciais, a relação era basicamente de compra e venda. E nada mais. 

Entretanto, graças à evolução cultural e à crescente competitividade do mercado, uma boa gestão de fornecedores tornou-se vital para o planejamento estratégico de qualquer empresa.

Isso porque este processo se provou decisivo para o controle financeiro e até mesmo para garantir uma boa experiência aos clientes no que diz respeito à logística de entrega. 

Com uma boa organização, o empreendedor consegue ter mais agilidade e previsibilidade nas suas demandas. E, quando esse aspecto é aliado a um bom relacionamento com o fornecedor, negociar melhores prazos e condições de pagamento também fica mais fácil. 

Evidentemente, para que a gestão estratégica de fornecedores e contratos seja uma realidade, todas as operações do negócio devem ser integradas: do estoque ao financeiro, todos devem estar na mesma página. 

O caminho mais assertivo para que este processo seja eficiente é apostar na tecnologia. Veja as principais vantagens de aplicá-la:

Facilita a gestão de pedidos

Uma boa gestão de fornecedores elimina desafios no controle de estoque, como comprometer a produção pela falta de produtos.

Nesse sentido, a tecnologia é importante porque identifica a quantidade ideal de itens e alerta quando novos pedidos precisam ser feitos. Assim, você consegue se planejar para fazer as solicitações em tempo hábil, livrando-se de atrasos e indisponibilidades.

Possibilidade conseguir melhores descontos e prazos

Ao planejar sua demanda, o gestor consegue entrar em contato com cada fornecedor com antecedência. Como resultado, sua empresa tem mais chances de conseguir melhores descontos e prazos de pagamento

Esse é um ponto que influencia a gestão financeira de maneira mais direta. Contudo, o gerenciamento de fornecedores acaba impactando a viabilidade das operações como um todo.

Isso porque, sem produtos, não há entrega e nem produção, sem contar com os clientes insatisfeitos. Até o marketing fica comprometido, pois como fará a divulgação de uma oferta sem o item no estoque?

Permite armazenar os dados dos fornecedores 

Quando o gestor conta com um sistema de gestão para armazenar os dados dos fornecedores, pode acessar todas as informações em um só lugar. Isso mantém os registros sempre protegidos e evita longas pesquisas em planilhas ou materiais impressos.

Outras vantagens são estreitar os relacionamentos, como enviar as felicitações no dia do aniversário do parceiro comercial e sempre ter a quem recorrer diante de imprevistos. Afinal, em uma plataforma automatizada, é possível registrar informações de vários fornecedores.  

Por fim, a tecnologia também permite o acompanhamento da documentação de cadastro, para garantir que ela esteja atualizada. 

Otimiza o recebimento de mercadorias

As melhores tecnologias disponibilizam relatórios e informações em tempo real sobre as operações. Com isso, há mais agilidade na conferência dos pedidos. Inclusive, algumas soluções emitem as notas fiscais, o que também otimiza o recebimento.

Como você pôde conferir, uma plataforma eficiente de gestão de fornecedores consegue potencializar as demandas mais relevantes de toda a cadeia de suprimentos. Mas afinal, como garantir a solução mais adequada para meu negócio? Descubra abaixo.

Como encontrar uma boa ferramenta para gerenciar o relacionamento com o fornecedor? 

Tão importante quanto acertar na seleção de fornecedores, é promover uma gestão estratégica dessas parcerias. Isso porque, com um controle ágil e centralizado, sua empresa garante um melhor desempenho operacional e negociações mais vantajosas.

Agora que você já sabe que a tecnologia é fundamental para isso, é importante garantir a solução ideal para a realidade da sua empresa. Por isso, ao implementar uma plataforma de gestão de fornecedores, atenha-se aos seguintes pontos:

Faça um levantamento das suas necessidades

Analisar as necessidades do seu negócio significa detectar os gargalos existentes e as possibilidades de aprimoramento. Isso é importante para entender como a tecnologia pode ajudar e quais funcionalidades podem agregar mais.

Portanto, avalie os departamentos envolvidos na gestão de fornecedores e seus fluxos de trabalho. Converse com os gestores, levante as principais demandas internas e priorize ferramentas alinhadas à realidade dos seus processos.

Pesquise bastante

Se o gerenciamento e a avaliação de fornecedores são tão importantes, o mesmo vale para a própria ferramenta de gestão. Até porque, hoje há uma infinidade de tecnologias no mercado, mas seu foco deve ser garantir a melhor para a sua equipe.

Por isso, pesquise pelas empresas que oferecem esse tipo de plataforma, sua reputação e a avaliação de outros usuários. A ideia é encontrar um serviço de qualidade e que esteja de acordo com as necessidades levantadas na etapa anterior. 

Busque referências

Ao pesquisar pelas plataformas mais adequadas às suas demandas, busque referências. Isso porque ninguém é melhor para indicar se uma tecnologia realmente é boa do que outras empresas com necessidades semelhantes que já utilizam tal serviço.

Sendo assim, entre no site da empresa, acesse a rede social e busque pelo nome do sistema em plataformas de reputação de marcas, como o Reclame Aqui.  

Depois, liste quais são as mais populares deste mercado, compare seus diferenciais e pondere o que outros usuários apontam sobre ela. 

Analise o suporte, o atendimento e demais benefícios oferecidos

Depois de buscar pelas principais referências das plataformas de gestão de fornecedores, só comece a sua negociação depois de avaliar a qualidade do suporte e do atendimento e oferecidos por cada plataforma.

Afinal, por melhor que seja a ferramenta, sempre podem ocorrer falhas ou dificuldades de adaptação entre certos membros da equipe. Assim, é essencial ter um suporte prático e disponível para lhe atender quando necessário.

Verifique a possibilidade de realizar um teste gratuito

Quanto aos diferenciais da plataforma, vale a pena avaliar questões como a facilidade no uso. Independente da vantagem que mais faz diferença para seu time, procure analisá-la na prática.

Para isso, prefira soluções de gestão de fornecedores que ofereçam justamente os testes gratuitos. Ao utilizar a tecnologia por alguns dias, você consegue analisar como ela se comporta já inserida na empresa, quais seus pontos fortes e se a aquisição é mesmo vantajosa.

Gestão de fornecedores

Faça a gestão de todos os seus fornecedores com uma plataforma inteligente 

Digitalizar a gestão de fornecedores é essencial para manter suas informações sempre ao alcance, evitar erros manuais no processo e garantir melhores condições de negociação.

Com tecnologias de ponta, você facilita o gerenciamento de pedidos, otimiza o recebimento e a compra das mercadorias. Contudo, essas vantagens só são possíveis quando a plataforma é, de fato, completa. 

Nesse sentido, a Conta Azul Pro oferece tudo que você precisa para potencializar seus resultados estratégicos. Nosso ERP Online conta com recursos para você gerenciar seus fornecedores e contratos de maneira inteligente, integrando o estoque, o financeiro e as vendas.

Com a Conta Azul Pro, dentre outras facilidades, você:

  • Centraliza os cadastros de fornecedores, clientes e demais parceiros;
  • Emite facilmente as notas fiscais de entrada e pode importar esses documentos diretamente do site da Sefaz.
  • Controla o estoque de maneira online;
  • Monitora o fluxo de caixa;
  • Gera relatórios completos e fáceis de entender; 
  • Recebe alertas de estoque mínimo e muito mais!  

Quer economizar tempo e dinheiro com uma gestão de fornecedores mais eficiente? Conheça a Conta Azul Pro agora: clique aqui para testar grátis, sem compromisso!

Leia mais

Leia também