6 estratégias infalíveis para gestão de e-commerce

Sobre o que estamos falando?

  • A gestão de um e-commerce não é fácil como os gurus do marketing e do empreendedorismo fazem parecer. É preciso estudar e se dedicar muito para que um negócio digital atinja todo o potencial lucrativo;
  • É fácil se perder no meio de tanta informação e dicas de empreendedorismo na internet, porém há 6 estratégias infalíveis que realmente funcionam, sem apelar para o sensacionalismo;
  • Estratégia só dá certo com planejamento e monitoramento de resultados adequados e otimizados, por isso a Conta Azul Pro é a plataforma de gestão integrada mais importante para um empreendedor digital. Faça o teste grátis!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Tem muita gente boa no mercado digital. Mas nem por isso existe alguém que seja perfeito e sempre há uma lacuna de aprendizado a ser preenchida. Por isso, trouxemos 6 estratégias infalíveis para a gestão de um e-commerce para aprimorar seu conhecimento.

Nenhum empreendedor, independente do mercado, pode se dar o luxo de parar de evoluir na carreira. Não existe negócio estagnado por muito tempo. Quem não cresce, cai em algum momento. Por menor que seja a dificuldade, as consequências se acumulam.

É importante notar que as 6 estratégias abaixo não são mutuamente excludentes. O mais indicado é estudar, se aprimorar e aplicar todas elas, inclusive junto a outras utilizadas no dia a dia da empresa.

Por que a sua gestão de e-commerce precisa ser boa?

Segundo pesquisa do E-Commerce Brasil em parceria com a Nuvemshop, 87% dos empreendedores digitais não se sentem preparados para o futuro. Isso não é tão surpreendente assim, na verdade.

A burocracia de iniciar um negócio tem diminuído nos últimos anos. Com o tempo, as pessoas talvez não precisem mais do NIRE, por exemplo. Só que os obstáculos de planejamento e gerenciamento continuam existindo, e os s empreendedores precisam prestar atenção a esses aspectos importantíssimos da gestão de uma empresa.

As pessoas que se sentem preparadas (11%) conhecem, em média, 60% das tecnologias e modelos de venda digitais citados na pesquisa e usam apenas 20% delas nos negócios. Os números das que não se sentem preparadas são ainda mais alarmantes.

Agora, una esse cenário às pesquisas do SEBRAE e da UNESP,  cujos resultados mostram que 49,4% dos negócios brasileiros fecham em até 2 anos, geralmente devido a uma gestão financeira mal feita. Qual a conclusão em que conseguimos chegar? 

Que muitos empreendedores têm dificuldade de fazer a gestão de e-commerce de forma eficiente. Não conseguem planejar o financeiro nem abraçar tecnologias, devido a fatores como falta de tempo ou de conhecimento. Para se sobressair nesse mercado, é preciso investir muito em estudos e estratégias.

Logo, a resposta para a pergunta “por que a sua gestão de e-commerce precisa ser boa?” é simples. É porque você não quer cair nas estatísticas do fracasso e, sim, atingir os números do sucesso. Acreditamos em você e que todo empenho com conhecimento será recompensado.

O esforço, a criatividade e a inteligência são seus. Nós colaboraremos com conhecimentos e ferramentas digitais. Prossiga na leitura para conhecer 6 estratégias para um gerenciamento de e-commerce perfeito.

Baixe nosso ebook grátis "Tudo o que não te falam sobre como ser um infoprodutor".

6 estratégias para um gerenciamento perfeito

As estratégias abaixo não são alternativas. Ou seja, todas elas precisam ser praticadas para um gerenciamento perfeito do negócio.

Só há exceção quando elas não forem aplicáveis, como no caso de estoque e frete. Empresas de dropshipping e produtos digitais não utilizam esses recursos.

Estude essas estratégias com atenção. Depois, se aprofunde em nosso blog e conteúdos relacionados. O estudo e as formas de aplicação delas não têm fim. Negócio que não cresce, desaparece.

1. Construa processos de controle de estoque

Ter um estoque bem organizado e sempre alimentado é fundamental para qualquer e-commerce que trabalhe com produtos próprios. Perder-se entre as mercadorias e insumos de produção, reabastecer com quantidades erradas e permitir que itens vençam ou fiquem lá até se tornarem ultrapassados são claros indicativos de que você terá prejuízos.

O problema com o gerenciamento de estoque não é raro no Brasil. Por exemplo, em 2022, já houve registros de autuações do Procon por comercialização de produtos vencidos em cidades como Mogi das Cruzes, Campo Grande e Goiânia.

Sim, colocar o que está estragado à venda é mais que desorganização, mas deixar lotes chegarem nesse ponto é uma evidência de giro de estoque mal calculado.

Porém, aprendendo a calcular o rotacionamento e contando com ferramentas inteligentes, como nossa planilha gratuita de controle de estoque, previne-se muito bem problemas como esse.

2. Faça uma boa seleção dos canais de vendas

Sair vendendo em tudo que é lugar é como tentar equilibrar pratos. Talvez você mantenha alguns de pé, mas outros podem cair. 

Existem redes sociais, marketplaces, lojas próprias, WhatsApp, e-mails, enfim, muitos canais de vendas. Escolher a melhor plataforma, ou seja, adequada para o tipo de produto e estratégia de negócio, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

O melhor exemplo para ilustrar essa estratégia é a velha alegoria da garrafa de água. Quem a vende em um deserto tem mais chances de lucrar, e em maiores números, do que quem a vende do lado de um rio. 

Aprenda a usar e escolher os melhores marketplaces para o seu negócio digital.

3. Invista parte do seu retorno

Pode acontecer de empreendedores inexperientes acabem calculando a margem de lucro sem pensarem que a lucratividade é para o bolso da empresa, não para o pessoal

O ideal é que quem deseja ver o negócio prosperar, utilize parte dos faturamentos para reinvestir na própria empresa. Entre as áreas que precisam sempre de atenção está o marketing, contratação e treinamento de colaboradores, por exemplo. Quanto mais dinheiro for aplicado estrategicamente nessas áreas, mais escaláveis as vendas se tornarão.

4. Seja uma empresa que se baseia em dados

“É um erro crasso formular teorias antes de se obter dados. Na insensatez, começa-se a distorcer os fatos para atender às teorias, em vez de criar teorias para atender aos fatos”

Essa é uma fala do personagem Sherlock Holmes, de Sir Arthur Conan Doyle, no livro “A Scandal in Bohemia”, traduzido por Leonardo Alves no livro Escândalo na Boêmia e outros contos clássicos de Sherlock Holmes.

E essa fala traz muito para refletirmos no mundo dos negócios. Como você toma decisões estratégicas sem saber onde está pisando? Como um barco vai para o mar aberto sem saber o estado das velas?

Para tomar decisões assertivas, é necessário contar com apoio de informações concretas. E, os relatórios e dados são fundamentais para isso. 

5. Mantenha atenção com a logística de entrega 

Grandes empresas já sabem que dar atenção à logística de entrega é importantíssimo. Não à toa, marketplaces como a Shopee reembolsam os clientes imediatamente ao perceber danos causados pelo frete. E, depois, o lojista deve arcar com as consequências.

Escolher uma transportadora adequada é o primeiro ponto, pois garante a integridade das mercadorias enviadas. Porém, tempo de entrega também é crucial, e não adianta pensar apenas em culpar terceiros - é preciso refletir sobre a sua responsabilidade nessa questão.

Quando falamos de logística de entrega, no entanto, não estamos nos referindo apenas ao produto saindo da loja e indo até o cliente. Há diversas burocracias envolvidas nesse tipo de comércio, ainda mais nas operações de lojas virtuais que revendem importados.

Trazer produtos dos Estados Unidos, Japão, China, etc, pode ser muito lucrativo. A dor de cabeça está em não corresponder às exigências dos órgãos como a Receita Federal. Você já sabe como emitir uma nota fiscal de importação, por exemplo? Se não, ensinamos aqui!

6. Modernize processos com tecnologia

O mercado é rápido. Clientes querem produtos para ontem, fornecedores querem dinheiro para anteontem. Você também não quer ficar até de madrugada fazendo contas da gestão financeira. Como agradar a todos? Com tecnologia.

Ao modernizar a gestão, o empreendedor otimiza e reduz tempo e dinheiro investido em cada operação. Também é possível automatizar o recolhimento de dados da sua empresa. E a emissão de boletos e notas fiscais? Podem ser totalmente automáticas.

Por incrível que pareça, existem sistemas que compreendem toda a administração do negócio. São das plataformas de gestão integrada, conhecidas também como ERPs. O melhor exemplo disponível no mercado é a Conta Azul Pro.

Melhore a gestão do seu e-commerce com a Conta Azul Pro 

Você só conseguirá atingir o máximo potencial das estratégias mencionadas acima se construí-las em conjunto com plataformas inteligentes, robustas e, principalmente, simples e práticas. Isso significa que precisará de uma plataforma de gestão integrada.

Essa tecnologia é a solução para administrar qualquer loja virtual com máxima eficiência. E poderíamos falar mais sobre o conceito dessa ferramenta, mas vamos economizar seu tempo e falar diretamente do melhor ERP do mercado: a Conta Azul Pro.

Veja como ela pode ajudar na gestão de e-commerces:

  • Integração com os principais marketplaces e plataformas de comércio virtual, contabilizando cada venda automaticamente na sua conta;

  • Monitorar as movimentações financeiras do seu negócio, inclusive investimentos em marketing, colaboradores e compra de produtos para o seu estoque;

  • Automatização de operações financeiras e fiscais, como conciliação bancária e tributária, pagamento de contas, cobrança de clientes, envio de dados em tempo real para o contador, emissão de boletos e notas fiscais, entre outras;

  • Conexão com o App Conta Azul de Bolso, aplicativo gratuito que monitora seu estoque, compras e vendas, operações financeiras, cadastro de clientes e colaboradores, e diversas operações;

  • Controle de estoque inteligente, com direito a notificações sempre que algum produto chegar a uma quantidade mínima, para que você solicite abastecimento de estoque em tempo hábil e nenhum cliente fique sem mercadoria;

  • Cadastro otimizado e completo de clientes, produtos, serviços, transportadoras, fornecedores e colaboradores;

  • Integração com diversas soluções importantes para o comércio digital, como MailChimp e Hotmart;

  • E muito mais!

E, diferente de grandes estratégias, infalíveis ou não, você tem direito a experimentar a ferramenta e simular cenários. Faça o teste grátis agora da Conta Azul Pro!

Leia mais:

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar