Gateway de pagamento: como ele ajuda seu negócio a vender mais

O gateway de pagamento agiliza os pagamentos digitais no seu e-commerce com total segurança. Veja como escolher o melhor.

O gateway de pagamento é uma ferramenta essencial para agilizar os pagamentos digitais no seu e-commerce

Ele funciona como uma ponte que conecta clientes, bancos e operadoras de cartões para garantir uma transação rápida e segura pela internet.

Com essa solução, seus clientes poderão escolher a forma de pagamento que quiserem e concluir as compras em poucos segundos, sem precisar sair do seu site em nenhum momento.

Se você ainda não tem um gateway de pagamento, vale a pena acompanhar os seguintes tópicos do texto:

Quer vender mais no e-commerce? Então, siga a leitura e escolha a solução de pagamentos ideal para o seu negócio. 

Como otimizar as rotinas recorrentes do caixa de uma empresa

O que é gateway de pagamento?

Gateway de pagamento é um sistema de pagamento digital que conecta consumidores, bancos e operadoras de cartões. 

O termo gateway significa “portal” em português, indicando que se trata de uma tecnologia que serve como “passagem” entre diferentes redes.

Uma forma simples de entender o que é gateway de pagamento é encará-lo como uma “maquininha de cartão digital”, onde é possível fazer pagamentos com diferentes bandeiras de cartão em um mesmo sistema. 

Assim, quando o e-commerce utiliza essa solução, o consumidor pode escolher entre várias formas de pagamento na hora de fechar seu pedido. 

Basta selecionar um gateway e fazer a conexão com as adquirentes, que são as empresas que conectam bandeiras aos bancos, tais como Cielo, RedeCard, GetNet e Elavon. 

Então, podemos compreender esse sistema como uma tecnologia unificadora de pagamentos online, que captura e processa dados de cartões para realizar transações pela internet.

Para que serve o gateway de pagamento

O gateway de pagamento serve, basicamente, para viabilizar os pagamentos digitais em uma loja online

Ele realiza a transação financeira com os dados do cartão do cliente e garante que a loja receba o dinheiro por meio da operadora ou banco credenciado.

Para isso, o gateway armazena os dados financeiros e os transmite às adquirentes para autorizar a operação - tudo em poucos segundos, se a compra for aprovada. 

Além disso, o software reúne vários recursos de autenticação, mecanismos antifraude e ferramentas de criptografia, proporcionando uma compra segura e ágil para o consumidor. 

No mercado, existem várias opções de gateways de pagamento que as empresas podem integrar aos seus e-commerces.

Inclusive, alguns contam com recursos adicionais de controle financeiro e cobrança para fornecer uma solução mais completa ao empreendedor.

Como funciona um gateway

Veja como funciona uma transação por meio do gateway de pagamento, passo a passo:

  • O cliente escolhe os produtos na loja online e vai para a página de checkout (finalização do carrinho) para concluir a compra
  • Se o gateway oferecer o chamado checkout transparente, o consumidor poderá finalizar a compra na mesma página, sem precisar sair do seu site
  • O cliente faz login ou se cadastra na hora e escolhe a forma de pagamento (como cartão de crédito parcelado, cartão de crédito à vista, boleto bancário, etc.)
  • Assim que o cliente clica em finalizar compra, o gateway cria o pedido e envia os dados imediatamente para a adquirente responsável processar a transação 
  • A adquirente, então, se comunica com as bandeiras (Visa, Mastercard, Elo, etc.) e com os bancos para verificar se as informações do cliente estão corretas e se há saldo ou limite disponível para confirmar o pagamento 
  • Se estiver tudo certo, a transação é autorizada e o gateway recebe uma confirmação da adquirente. Se houver algum problema com o saldo ou suspeita de fraude, o pagamento é negado e o gateway recebe a recusa
  • O gateway repassa ao cliente uma mensagem de confirmação do pagamento ou recusa
  • Com o pagamento confirmado, o cliente recebe a mensagem de pedido aprovado e em separação para envio, ou outras etapas, dependendo do processo de cada e-commerce. 

Lembrando que tudo isso ocorre em poucos segundos quando o cliente tem saldo ou limite suficiente para a transação. 

Receba dos seus clientes em dia  Facilite a cobrança com o Conta Azul Receba Fácil Boleto. Esqueça a burocracia  do banco e pague apenas por boleto compensado. Experimente grátis  Sem cartão e sem compromissos

Com certeza, você já fez uma compra online e constatou a rapidez com que chegam os e-mails de confirmação do pagamento e pedido. 

Quem deve usar essa tecnologia de pagamento?

Toda empresa que vende online pode utilizar um gateway de pagamento para agilizar seus pagamentos digitais, mas é preciso analisar se é a melhor solução. 

No caso dos negócios recorrentes, que trabalham com modelo de assinatura e mensalidade, por exemplo, o sistema é muito útil para automatizar os pagamentos e oferecer maior controle das transações. 

Como os pagamentos se repetem continuamente e em períodos padronizados (mensalmente, trimestralmente, semanalmente, etc.), fica mais fácil organizar o processo com um gateway integrado à loja virtual

Veja algumas vantagens e desvantagens de utilizar essa tecnologia. 

Vantagens

Uma das principais vantagens do gateway de pagamento é que se trata de uma solução de pagamentos mais aberta, que permite maior controle do lojista.

Como o sistema faz a conexão direta com bancos e adquirentes, o empreendedor tem a liberdade de negociar os contratos e chegar a taxas mais vantajosas, dependendo do volume de transações. 

Em resumo, estes são os motivos para escolher o gateway:

  • Maior abertura para negociação de taxas com adquirentes
  • Multiadquirência garantida para ampliar as opções de pagamento 
  • Redução de despesas com terceirização de pagamentos digitais
  • Checkout transparente para aumentar a confiabilidade da loja e vencer o receio do consumidor
  • Recursos de criptografia para proteger os dados financeiros 
  • Independência para gerenciar os pagamentos e integrar ferramentas e mecanismos de segurança.

A alternativa aos gateways são subadquirentes que intermediam os pagamentos e já vêm com contratos fechados e taxas próprias, como PagSeguro, Mercado Pago e PayPal. 

Nesse caso, a vantagem de ter um sistema próprio é a capacidade de customização e autonomia para gerenciar as transações.

Mas é claro que isso também significa ter mais responsabilidade sobre os pagamentos e assumir riscos maiores. 

Desvantagens

O gateway de pagamento também tem suas desvantagens, principalmente para quem não tem muita experiência com esse tipo de sistema.

Isso porque o software precisa ser integrado por meio de uma API (Application Programming Interface) e exige a participação de desenvolvedores

Para empreendedores digitais de primeira viagem, a solução mais prática é um intermediador de pagamentos, pois já vem pronta para ser integrada à loja e não exige conhecimento na área. 

Você tem uma empresa?  Controle sua gestão em um único lugar: finanças, vendas, notas fiscais e muito  mais. Conheça a Conta Azul Pro. Experimente grátis  Não precisa de cartão, nem de cadastros complexos

Além disso, é importante confiar na reputação do fornecedor do gateway de pagamento, pois é a privacidade dos dados financeiros de clientes que está em jogo. 

Como escolher o melhor gateway de pagamento

Existem vários gateways de pagamento no mercado e cabe a você decidir qual atende melhor seu e-commerce.

Veja algumas dicas para escolher certo.

1. Analise suas necessidades

A escolha do gateway de pagamento deve partir das necessidades da empresa. 

Você precisa de uma ferramenta mais robusta para lidar com um grande volume de pedidos

Quer funcionalidades para ajudar na cobrança recorrente? 

Ou apenas precisa de uma interface de pagamentos simples para começar seu negócio online?

Dependendo do perfil do e-commerce, você pode precisar de uma solução mais completa ou uma ferramenta mais básica.

2. Veja se é fácil de integrar

Outro ponto importante para analisar em um gateway de pagamento é a facilidade de integração ao seu ambiente web.

Dê preferência para sistemas com API amigável e documentação mais prática. 

3. Avalie as funcionalidades

Como vimos, os gateways podem ter diversas funcionalidades.

O mais importante é que haja suporte para as principais formas de pagamento do mercado e opções de automatização das transações. 

Como lembramos antes, algumas soluções mais completas oferecem plataformas de gestão de cobrança, gestão de assinaturas e controle financeiro. 

4. Considere o suporte

É fundamental que o seu gateway ofereça um bom suporte - de preferência, 24 horas.

Afinal, a loja online tem uma rotina dinâmica e qualquer instabilidade no sistema pode gerar prejuízos significativos e abalar a reputação do e-commerce no mercado. 

5. Priorize a segurança e transparência

A segurança da informação é uma preocupação central na escolha do gateway de pagamento, pois você precisa garantir a proteção dos dados dos clientes e mecanismos antifraude.

O ideal é que o sistema seja certificado com padrões internacionais, como o PCI DSS, que atesta a segurança das transações com cartões de crédito. 

Além disso, é importante que o gateway ofereça o recurso de checkout transparente para que o cliente não tenha que sair do seu site para finalizar o pagamento. 

Venda de forma recorrente com a ContaAzul

Depois de escolher um gateway, você também precisa de uma solução digital para gerenciar seus pagamentos recorrentes

Com a plataforma 100% online da Conta Azul, você tem um módulo exclusivo para gestão de contratos que permite o cadastro e automatização das vendas recorrentes.

Basta cadastrar a venda uma única vez para repetir a operação todo mês (ou semana, semestre, trimestre, etc.) sem complicações. 

Além disso, você conta com a emissão automática e envio por e-mail de nota fiscal e boleto de cobrança para o cliente. 

Com a integração entre o financeiro e o comercial, os pagamentos vão direto para as contas a receber e você já faz o controle financeiro no mesmo sistema. 

Simplifique a gestão financeira da sua empresa  Controle as finanças online e em poucos cliques na Conta Azul Pro. Experimente grátis  Não precisa de cartão, nem de cadastros complexos

Entendeu o que é um gateway de pagamento e como ele ajuda seu negócio a vender mais?

Então, deixe seu comentário contando se pretende adotar esse sistema no seu e-commerce. 

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?