Ganhe tempo usando o ContaAzul como emissor de NF-e

ContaAzul como emissor de nota fiscal: veja como ganhar tempo

O processo de vendas em uma pequena empresa é formado por uma série de ações e a nota fiscal é uma das mais importantes delas. Com o uso do emissor de NF-e ContaAzul, tudo fica mais prático e fácil, mas é possível ir além, aproveitando os recursos adicionais que o sistema oferece. Vamos conhecê-los melhor?

Você está pronto para assumir o controle das notas fiscais de sua empresa? A  gente pode ajudar. ContaAzul é uma plataforma online fácil de usar que conecta  seu financeiro, nota fiscal e contabilidade. Quero receber uma ligação  <https://universidade.contaazul.com/lp-quero-receber-ligacao?utm_source=modal&utm_medium=cta&utm_campaign=modal-blog-controle-financeiro>

Agilidade no emissor de NF-e ContaAzul

Neste vídeo, Rodrigo Paiva, gerente de produto da ContaAzul, fala da emissão eletrônica de nota de vendas de produtos e serviços pelo sistema. Ele lembra que, em apenas um clique, é possível lançar a NF-e após importar dados dos cadastros de vendas e de clientes.

Outro destaque vai para a sugestão de impostos e alíquotas no documento fiscal, o que costuma agradar bastante aos usuários do sistema, pois traz agilidade: basta conferir os cálculos antes da emissão.

Se considerarmos apenas esses exemplos, já fica claro que é possível ganhar um tempo precioso na sua rotina ao utilizar o emissor de NF-e ContaAzul. Mas o sistema tem muito mais a oferecer para qualificar a gestão fiscal nas micro e pequenas empresas.

As notas do emissor ContaAzul

Você sabe quais são as notas fiscais lançadas pelo sistema da ContaAzul? Vamos detalhar agora, começando pelas tradicionais NF-e e NFS-e, mas destacando também documentos importantes e muito úteis em situações variadas.

NF-e

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) registra a venda de produtos, servindo principalmente para o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Gerada no sistema emissor, ela é enviada digitalmente para a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e suas informações ficam armazenadas em um arquivo XML. A mercadoria vai acompanhada do Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (Danfe), cuja chave de acesso com 44 números pode ser consultada no portal federal da NF-e para conferir a sua autenticidade.

NFS-e

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) registra a venda de serviços, sendo empregada no recolhimento do Imposto sobre Serviços (ISS). Por se tratar de um tributo municipal, a sua emissão é regulada pelas prefeituras.

Pelo ContaAzul, é possível emitir o documento fiscal nas cidades em que o software já recebeu homologação. Nesses casos, ocorre uma integração com o sistema da prefeitura. Um Recibo Provisório de Serviço (RPS) é gerado e ao contribuinte retorna um arquivo eletrônico XML.

Nota de compra

Também chamada de nota de entrada, o documento é emitido contra o seu CNPJ pelo fornecedor de uma mercadoria adquirida pela sua empresa. Representa o ingresso de um produto no seu estabelecimento, como equipamentos, máquinas ou peças. Também pode ser emitido pelo seu sistema, em substituição ao fornecedor pessoa física, por exemplo.

No ContaAzul, é possível importar as notas de compra de forma bastante fácil. A busca pelos arquivos XML é realizada de forma automática a partir do site da Receita Federal, desde que você possua um certificado digital A1 e um CNPJ ativo. Baixar a nota de entrada todo mês é importante, por exemplo, para realizar a Manifestação do Destinatário.

Nota de remessa

Quando uma mercadoria é movimentada em remessa simples, sem que uma venda tenha sido realizada, não há cobrança de tributos. Isso acontece porque a operação comercial em si acontece antes ou depois desse envio. Nesses casos, o documento que acompanha o produto é chamado de nota fiscal de remessa.

No ContaAzul, é possível fazer essa emissão de forma simplificada, selecionando algum dos motivos de remessa. São exemplos de movimentações do tipo a entrega de doações, brindes e amostras grátis, o envio para conserto, demonstração, consignação e também para um depósito externo da própria empresa.

Nota de retorno

Esse é um caso previsto quando uma mercadoria retorna sem estorno, não envolvendo o financeiro. A substituição do item ocasionada por problemas junto ao fornecedor é um exemplo, assim como ocorre com a volta do conserto, demonstração, consignação ou depósito.

Pelo ContaAzul, é possível emitir nota fiscal de retorno para produtos que chegaram com erro ou defeito até você. Já nos casos em que o equívoco foi da sua empresa, aí estamos falando de uma nota de devolução.

Nota de devolução

A nota de devolução tem como objetivo anular os efeitos da operação de compra e venda, quando há movimentação financeira. Ela informa aos órgãos de fiscalização que o produto retornou à sua empresa, seja por erro ou defeito na mercadoria ou atraso na entrega, por exemplo.

Ao emitir o documento, é importante informar o número, a data da emissão e o valor da operação original, assim como os impostos que se aplicam à operação.

Nota de exportação

Essa é outra facilidade oferecida pelo sistema emissor de NF-e. Empresas optantes pelo Simples Nacional que realizam vendas para o exterior precisam detalhar alguns dados específicos na nota fiscal. A boa notícia é que, no ContaAzul, ao informar que o endereço do cliente fica em outro país, automaticamente o software entende qual tipo de nota você precisa.

Entre as diferenças, está a inclusão do local de embarque da mercadoria para fora do país, em um porto ou aeroporto, por exemplo. Também é preciso indicar a situação tributária do ICMS e do IPI. Cada passo fica facilitado quando você usa o ContaAzul.

Nota complementar

Outro recurso previsto no sistema é a emissão de uma nota complementar, que se aplica quando há necessidade de acrescentar informações sobre a operação realizada, mas não alterá-las - o que exigiria o cancelamento (que também pode ser feito no ContaAzul).

Esse tipo de documento pode ser utilizado quando há modificação no preço da operação, no volume de mercadoria e no cálculo do tributo. Os demais campos precisam estar iguais à NF-e original, o que inclui dados sobre emitente e destinatário, além dos próprios produtos envolvidos.

Emita e organize suas notas

Neste artigo, explicamos como o emissor da ContaAzul facilita o lançamento de notas fiscais eletrônicas e pode representar um importante ganho de tempo para a sua empresa. Se você ainda não utiliza a solução, experimente grátis pelo período de testes. Caso já seja usuário, explore todos os seus recursos, organize seus arquivos XML e tenha mais tranquilidade na gestão fiscal.

Notas fiscais: tudo o que você precisa saber  Preparamos uma semana especial com webinars gratuitos sobre nota fiscal.  Aproveite para tirar todas as suas dúvidas: da emissão à gestão financeira. Assista agora

Ainda não sabe qual sistema de gestão online adotar? Experimente grátis o ContaAzul!

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente novidades e dicas sobre financeiro, nota fiscal e gestão selecionadas pela ContaAzul.

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online   para você organizar sua empresa   <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>