Gestão do Negócio

Funcionalidades de um ERP: como e por que escolher um bom sistema de gestão para a sua empresa

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 11 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • As funcionalidades de um bom sistema ERP fazem toda a diferença para quem deseja integrar e otimizar a gestão do negócio;
  • Dentre as principais funções de um ERP, é possível encontrar módulos como controle financeiro, estoque, vendas, emissão de nota fiscal e integração contábil;
  • Feito sob medida para atender as necessidades dos pequenos empreendedores, a Conta Azul oferece o melhor sistema ERP do mercado: prático, eficiente e seguro.

Experimente grátis a Conta Azul!

Se a sua empresa já alcançou um determinado porte, não é mais possível fazer a gestão de maneira amadora. Você precisa monitorar o fluxo de caixa e as rotinas contábeis de maneira inteligente. É aí que surge a necessidade de um sistema integrado de gestão (ERP – Enterprise Resource Planning). Continue lendo para entender quais as funcionalidades do ERP e como elas facilitam a tomada de decisão.

É natural que empreendedores se interessem mais por aquilo que é o coração da empresa: o desenvolvimento do produto e/ou serviço. Contudo, os processos administrativos que dão apoio a ele são igualmente importantes. As rotinas contábeis podem não ser empolgantes, mas com certeza são essenciais:

  • garantem a gestão das obrigações fiscais;
  • estimulam o cumprimento da legislação, evitando dores de cabeça;
  • trazem insights cruciais à gestão financeira, identificando formas de tornar o negócio mais lucrativo.

Para isso, é fundamental que as informações necessárias à Contabilidade sejam facilmente acessíveis. Um bom ERP tratá elas de maneira intuitiva, automática, e escalável. Vamos conhecer as funcionalidades de ERPs para entender como ele impacta o seu negócio?

Diferenciar ERPs ajuda você a escolher comparar sistemas disponíveis para comprar o sistema que trará melhor retorno para a sua empresa. Com o apoio da Conta Azul, por exemplo, você otimiza a execução das tarefas, empodera as estratégias e acelera os resultados da sua empresa.

Os sistemas de gestão se tornaram indispensáveis para os negócios que desejam crescer de forma eficiente e segura.

Quando falamos de gestão, sabia que 33% dos donos de empresas utilizam somente planilhas e 7% anotam tudo à mão? Mas, essa realidade está mudando! Segundo a pesquisa da Capterra, 44% dos empreendedores já usam ERPs para cuidar da empresa de forma eficaz.

Além disso, ao contar com o apoio de um ERP, sua empresa pode crescer até 35% mais rápido. É o que revela uma pesquisa da IDG Research Services publicada no Terra.

Quer descobrir quais recursos tornam essa tecnologia tão atrativa e vantajosa? Como eles impactam os negócios no dia a dia? Qual a importância de conhecê-los? Confira as respostas dessas e outras questões sobre as funcionalidades do ERP ao longo deste artigo com os seguintes tópicos:

Boa leitura!

funcionalidades-de-um-erp-como-e-por-que-escolher

Principais funcionalidades do ERP

ERP é a sigla para Enterprise Resources Planning. No Brasil, a tradução seria Planejamento de Recursos Empresariais.

Popularmente chamado de sistema de gestão empresarial, o ERP é um sistema que integra e otimiza todo o gerenciamento de um negócio. Sua função é facilitar a gestão. Para isso, ele integra os principais setores da empresa. As funcionalidades do ERP tornam o trabalho mais prático e eliminam tarefas manuais. Assim, elas agregam mais eficiência, assertividade e ganho de tempo para os empreendedores.

Acompanhe abaixo e descubra como funciona um ERP e como suas funções facilitam o crescimento do seu negócio:

Controle financeiro

Todos sabem que um bom controle financeiro é vital para qualquer empresa. Esse tipo de controle define o futuro e a própria sobrevivência dos negócios.

Garantir uma visão completa das finanças muitas vezes é algo desafiador. Mais que manter o caixa em dia, é fundamental compreender em tempo real como anda a “saúde” das operações. Um dos principais motivos para utilizar um ERP é justamente a otimização que ele confere às demandas financeiras e a clareza que ele garante à tomada de decisão.

Isso porque o sistema mapeia todos os ganhos e despesas, automatiza o fluxo de caixa, organiza as contas a receber e pagar e ainda concilia as suas contas bancárias. De forma rápida e automática, você gera gráficos que apontam quais são as condições das finanças, tudo de forma intuitiva e voltada à sua melhor tomada de decisões.

Emissão fiscal

Outra grande vantagem do sistema ERP é a integração da plataforma ao emissor de notas fiscais da empresa.

Evidentemente, quando a emissão fiscal e o gerenciamento empresarial são unificados em um mesmo sistema, todos os controles se tornam mais eficazes e precisos.

Sempre que uma venda é feita, os setores financeiro, de vendas e de estoque são atualizados automaticamente. Isso não só otimiza tempo, como agrega precisão aos dados.

O melhor é que todas as notas ficam arquivadas em nuvem. Assim, você cumpre a lei (que exige o armazenamento por pelo menos 5 anos), evita qualquer perda ou vazamento e ainda poupa espaço físico.

Atualmente, os melhores ERPs do mercado permitem emitir os principais tipos de notas fiscais. Isso inclui NFC-e, CT-e, MDF-e, NFS-e, entre muitas outras.

Controle de estoque

Ter um controle pleno do seu estoque é indispensável para manter o bom andamento dos negócios.

Com produtos parados, você perde dinheiro e ainda gasta mais do que deveria. Já com produtos em falta, você perde seus prazos de venda e deixa os clientes insatisfeitos.

Na área de estoque, as funcionalidades do ERP permitem uma visão clara, realista e antecipada sobre a disponibilidade das mercadorias. Assim, você melhora o giro e a rentabilidade do estoque.

Para garantir os níveis ideais e mais viáveis de abastecimento, o ERP reúne diversas ferramentas importantes. As principais são a gestão de compras, o cálculo do giro de itens, o controle das entradas de produtos, além da própria integração com as notas fiscais.

Gestão de vendas

Como citamos acima, para garantir um gerenciamento completo, os controles financeiro, fiscal e de estoque devem ser integrados aos de vendas.

Por exemplo, quando o sistema sabe quais são os produtos mais vendidos, é mais fácil manter a quantidade ideal no estoque ou até prever e gerir os recursos para novas aquisições.

No sistema ERP, o módulo de vendas melhora a gestão sobre todas as comercializações feitas por sua empresa.

Isso facilita o controle de faturamento, integra as experiências do PDV e ainda amplia a produtividade do time de vendas, com análises de desempenho, sistemas de comissões, etc.

Integração com contador

O apoio de um escritório de contabilidade de confiança é muito importante para um pequeno negócio. Isso vale tanto para o cumprimento de obrigações, quanto para a tomada de decisões estratégicas.

As funcionalidades do ERP simplificam e aprimoram essa relação, pois estreitam o relacionamento com o contador e facilitam o acesso às informações.

Para começar, o envio demorado e trabalhoso de documentos impressos ou via e-mail é eliminado. Todos os dados passam a ser compartilhados automaticamente.

Com agilidade e transparência, a gestão contábil e financeira é integrada ao profissional de contabilidade, que se torna mais eficaz em suas atribuições e pode atuar também com foco consultivo.

Como um sistema ERP ajuda as empresas do dia a dia?

Como você pôde ver, as funcionalidades do ERP agregam inúmeras facilidades e benefícios aos empreendedores.

Inclusive, não é exagero afirmar que esse tipo de sistema se tornou um requisito para qualquer empresa que deseja crescer e se manter competitiva atualmente.

Estamos vivendo em uma era digital, e é praticamente impossível acompanhar seus avanços e novas exigências com controles baseados em planilhas manuais.

Com o sistema ERP, você ganha eficiência e agilidade ao reunir todas as demandas que precisa em um único sistema inteligente.

Além disso, a integração poupa tempo e livra você de retrabalhos. Isso é válido tanto para eventuais erros nos dados, quanto para a necessidade de preenchimento em locais diferentes.

Entretanto, a grande vantagem está na otimização dos processos. Isso porque as funcionalidades do ERP automatizam tarefas burocráticas e repetitivas.

Com a garantia de que tudo será feito na plataforma, de forma segura e assertiva, você tem mais tempo para se focar naquilo que julga mais importante para seu negócio crescer.

Como as operações ganham mais qualidade e capacidade de controle, você ainda minimiza desperdícios e perdas, potencializando os lucros e eliminando gargalos.

Por fim, ao contratar um ERP, você tem um fluxo de informações completo, realista e sempre atualizado sobre a sua empresa.

Com base em dados bem organizados e intuitivos, você sempre sabe como está o andamento dos negócios e quais são as suas perspectivas de crescimento.

Ou seja, os ganhos são enormes, tanto em termos gerenciais quanto operacionais. O resultado é mais controle e capacidade de crescimento, para que você realmente se destaque e prospere no mercado em que atua.

funcionalidades-de-um-erp-como-e-por-que-escolher-1

Por que conhecer todas as funcionalidades do ERP?

Na hora de escolher um ERP, você precisa ter cautela! Hoje em dia existem inúmeras opções disponíveis no mercado, mas nem todas são realmente boas para o seu negócio.

Para não errar na sua escolha, lembre-se que a função do ERP é integrar praticamente todas as áreas e atividades do seu negócio. Dessa maneira, é imprescindível que ele ofereça máxima qualidade para o uso cotidiano.

A lógica por trás disso é que o ERP deve ser um facilitador e tornar as rotinas da empresa mais práticas, eficientes, intuitivas e flexíveis. Por melhor que sejam as funcionalidades do ERP, não deixe também de verificar o suporte oferecido pelo desenvolvedor.

Mesmo quando a usabilidade é a melhor possível, você precisará se adaptar. Além disso, dúvidas ou possíveis atualizações podem surgir. Em todo caso, a empresa responsável deve atuar como uma parceira e sempre atender suas necessidades imediatamente.

Como já mencionado, conhecer as principais funcionalidades do ERP é indispensável para qualquer empreendedor.

Só dessa maneira, você saberá exatamente quais ferramentas deve ter para otimizar os processos da sua empresa e conseguirá determinar se o seu uso é realmente prático, vantajoso e alinhado à tudo aquilo que seu negócio mais precisa.

Funcionalidades do sistema ERP ideal para o seu negócio

Se você procura pelas melhores funcionalidades do ERP que citamos neste artigo, conheça o ERP Conta Azul.

Em um único lugar, você controla suas finanças e tarefas rotineiras, mantém uma visão clara sobre seu negócio e ainda conta com muita facilidade nos processos burocráticos.

Muito além de reunir as melhores funcionalidades de um ERP, a Conta Azul é feita sob medida para as suas necessidades pois foi desenvolvida em total alinhamento às demandas dos micro e pequenos empreendedores.

De um jeito simples, rápido e eficaz, você literalmente revoluciona a sua gestão e agrega todas as ferramentas que precisa para crescer com o seu negócio.

Quer conhecer todos os detalhes que tornam as funcionalidades do ERP Conta Azul referência no mercado?

Faça um teste grátis e veja como podemos simplificar seus controles financeiro, fiscal, contábil, comercial, de estoque e cobrança em um só lugar.

Leia também