Gestão do Negócio

Franquia ou negócio próprio: o passo a passo para essa decisão

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 01/12/2023 | 6 mins de leitura

Franquia ou negócio próprio

Quando empreender é uma convicção, só falta escolher qual caminho seguir. Entre franquia ou negócio próprio, qual é a melhor opção para você? Neste artigo, vamos explicar prós e contras de cada modelo e dar dicas para tornar a sua decisão mais fácil.

Franquia ou negócio próprio: decida em 5 passos

Abrir a primeira empresa, invariavelmente, alcança a discussão entre franquia ou negócio próprio. Ambos modelos têm pontos positivos e negativos. Assim, conhecê-los é o primeiro compromisso do futuro empreendedor antes de decidir qual escolher.

Confira agora quais são os aspectos a serem avaliados e tenha mais segurança para dar o pontapé inicial no sonho do empreendedorismo.

1. Você tem perfil empreendedor?

Pode soar estranho questionar a sua veia empreendedora quando o assunto já chegou à decisão sobre o modelo de negócio a adotar. Mas caso você não tenha refletido bastante sobre isso antes, corre o risco de embarcar em uma aventura com final nada feliz.

Na onda do desemprego, mais e mais brasileiros vêm decidindo empreender por necessidade. Não há certeza do fracasso nesse cenário, mas a falta de habilidade, conhecimento e planejamento para ter uma empresa costuma aparecer na morte precoce dela.

Prefira empreender por oportunidade ou vocação, ciente de que é isso que deseja para a sua vida profissional. Idealmente, que não se veja em nenhum outro lugar que não seja no comando de um negócio.

2. Compare os pontos positivos de cada modelo

Havendo a certeza de que abrir empresa é o que deseja, o próximo passo é analisar, entre as vantagens de uma franquia ou negócio próprio, aquelas que são mais importantes e prioritárias para você. Vamos a elas?

Vantagens da franquia

  • Há todo um suporte do franqueado que reduz as incertezas que marcam o início de qualquer empresa
  • O fato de outras pessoas apostarem na marca traz maior segurança ao empreendedor
  • Sua empresa já nasce com um marca conhecida, demandando menores investimentos em divulgação
  • As compras realizadas em conjunto permitem uma boa economia
  • O faturamento em franquias tende a iniciar mais rápido.

Vantagens do negócio próprio

  • A maior autonomia permite criar um negócio com a sua cara
  • O proprietário da empresa tem liberdade para criar e inovar
  • Com maior flexibilidade, a expansão da empresa fica mais próxima
  • Se o negócio não se mostra adequado ao perfil do seu público, você pode ajustar
  • O lucro é do empresário, sem precisar dividir parte dele com o franqueador.

3. Compare os pontos negativos de cada modelo

Depois de comparar as vantagens de parte a parte, é chegada a hora de avaliar aquilo que mais desagrada você entre os pontos negativos de cada modelo. Faça uma análise sobre os aspectos que mais o preocupam, veja se pode fazer algo para reduzir o prejuízo e se algum deles efetivamente inviabiliza a sua ideia de empresa.

Desvantagens da franquia

  • Se o franqueador não concordar com seu ponto comercial, você não poderá abrir a empresa
  • Não há como realizar nenhuma mudança no produto, serviço ou mesmo na estratégia de marketing do negócio
  • Há taxas no modelo de franquia que direcionam parte do seu lucro ao franqueador
  • O empreendedor fica preso a um contrato e precisa segui-lo à risca.

Desvantagens do negócio próprio

  • Para quem é inexperiente no ramo, pode ser difícil reunir a expertise necessária para abrir a primeira empresa
  • Todo o esforço de estudo de mercado compete ao empreendedor
  • Em geral, há maiores gastos e um prazo mais extenso até que o negócio comece a gerar lucro
  • Sozinho e sem boas ideias, pode ficar difícil se destacar em meio à multidão.

4. Tente encaixar sua atividade em um dos modelos

É verdade que existem franquias em praticamente todas as atividades, mas isso não significa que a empresa que povoa seus sonhos encontra o modelo ideal em uma delas. Da mesma forma, aquilo que planeja como negócio próprio talvez se encaixe melhor, com maior chance de sucesso, na forma de franquia.

O que você precisa avaliar é qual modelo atende melhor à sua ideia empreendedora. Se você quer iniciar um empreendimento na área de fast food, por exemplo, pode fazer toda a diferença começar amparado em uma marca mundialmente famosa. Já se deseja colocar em prática uma proposta realmente inovadora, talvez seja um desperdício não começar do zero.

É neste momento, quando o planejamento da sua futura empresa começa a ser construído, que a avaliação precisa ser mais rigorosa. Entre franquia ou negócio próprio, talvez não haja tempo para uma segunda chance.

5. Olhe para o seu orçamento

Que bom seria se a questão financeira fosse tranquila, sem despertar preocupações, não é mesmo? Em um cenário assim, no qual o dinheiro não se posiciona como um fator importante para a decisão, talvez o negócio próprio tivesse maior chance de ser o escolhido.

Mas não tem jeito: a não ser que você tenha uma ótima ideia de empresa que exija um investimento inicial baixo, abrir uma franquia é quase sempre mais econômico. É verdade que tudo depende da franquia, mas há opções baratas, muitas delas com aporte abaixo de R$ 10 mil para a abertura.

Além disso, é preciso considerar ainda que tomar um empréstimo como futuro franqueado costuma ser mais fácil, já que a própria marca funciona como garantia, descomplicando parte das exigências comuns a qualquer instituição financeira.

Então, vai de franquia ou negócio próprio?

Neste artigo, abordamos prós e contras e outros fatores a considerar em uma decisão por franquia ou negócio próprio para ter a sua empresa. É claro que há mais aspectos importantes além desses que citamos, mas você já tem agora um bom panorama sobre o que o aguarda no caminho pela melhor definição.

Seja qual for a sua escolha, jamais abra mão de um bom plano de negócios, preparando uma estratégia detalhada que o torne apto a enfrentar todo o tipo de cenário. Afinal, a ideia de abrir empresa não pode ser uma aventura passageira, mas a concretização de um sonho que mira a longevidade.

E para o seu caso, qual dos modelos se mostra o mais indicado? Franquia ou negócio próprio?

Leia também