E-commerce

Fotos incríveis de produtos para loja virtual com baixo custo

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 02/04/2024 | 7 mins de leitura

Fotos para loja virtual: dicas práticas

Quem vende pela internet sabe da importância de expor seus produtos com imagens bonitas e nos ângulos adequados. Afinal, se ele não pode ser tocado, que o cliente ao menos possa visualizá-lo em detalhes. Isso não significa que conseguir boas fotos para loja virtual custe caro. Com algumas dicas, dá para fazer você mesmo e com ótimos resultados.

Capriche nas fotos para loja virtual

Coloque-se no lugar do seu cliente. O que exatamente ele vê ao acessar a sua loja virtual? As fotos de produtos parecem atrativas, capazes de convencer o usuário quanto à sua qualidade? Ou será que o deixa em dúvidas?

Além da descrição, a imagem da mercadoria é o que o consumidor online possui para avaliar se ela atende à sua necessidade de compra. Se falta capricho nas fotos para loja virtual, ou o produto passará despercebido ou deixará uma impressão errada não apenas sobre ele, como também sobre a sua empresa.

Há pelo menos duas boas razões para expor em seu site de vendas fotos de qualidade: aumento nas vendas e diminuição das devoluções. Nos dois casos, isso se justifica porque o cliente sabe o que está comprando e se sente mais seguro para clicar no botão “comprar”.

OK, você já entendeu bem que a imagem é tudo, mas sua preocupação agora é outra: quanto isso vai lhe custar? Se contratar profissionais especializados está fora do orçamento, que tal você mesmo tirar as fotos? Acredite: com o avanço da tecnologia, qualquer pessoa com as dicas certas e foco na tarefa pode conseguir registros perfeitos para aquilo que se destinam.

Então, mãos à obra!

Leia Também: Exemplos de fachada de loja e 7 dicas para montar a sua

Acerte ao tirar fotos de produtos

Pronto para vencer esse desafio? Veja o que não pode faltar para preparar uma espécie de miniestúdio, dos equipamentos à preparação do ambiente. Depois, é só unir dedicação e criatividade para alcançar bons resultados.

Câmera

Os celulares evoluíram bastante e hoje suas câmeras oferecem imagens em alta resolução e com qualidade tão boa ou até melhor que muitas das máquinas fotográficas disponíveis no mercado. Então, em um primeiro momento, o aparelho pode ser suficiente para tirar fotos dos produtos.

É claro que ele não substitui todos os recursos existentes em um equipamento projetado para essa função específica. Conforme aumentar a sua necessidade de obter registros mais profissionais e detalhados, uma boa câmera vira um investimento interessante. Há opções para todos os gostos e bolsos, dos modelos compactos aos semiprofissionais com a tecnologia DSLR.

Se não puder gastar muito, não se preocupe. A câmera é apenas uma etapa na busca da foto perfeita. Vários outros passos ajudam a compor a imagem que deseja.

Estabilização

Outro item importante é o tripé, cuja função será a de estabilizar a câmera, garantindo um disparo facilitado e sem que o movimento da sua mão provoque distorções ou desfoque a imagem. Se não puder adquirir esse equipamento, tente usar livros ou outro material para criar uma superfície plana para apoiar a máquina fotográfica.

Também para garantir essa estabilidade, veja se a sua câmera não conta com ajuste de timer, o que permite programá-la para efetuar o disparo sozinha dentro de alguns segundos. Isso evita que a foto acabe tremida no momento em que o botão é tocado.

Iluminação

Um bom ajuste de iluminação é fundamental para dar o destaque que você deseja a cada produto fotografado. Sempre que puder, utilize a luz natural. Ou seja, prefira fazer as fotos durante o dia e não use o flash da câmera, pois isso criaria reflexos e sombras com os quais você não saberia lidar por não ser um profissional da área.

A luz precisa estar distribuída de forma correta e suave, iluminando de maneira uniforme o objeto fotografado. Não existe uma receita única para alcançar essa condição, pois cada produto tem seu tamanho, forma e características. Ainda assim, um bom recurso para controlar a luz é montar uma espécie de caixa – falaremos sobre ela no próximo tópico.

Composição

Você sabe como tirar fotos com fundo branco? Esse é o padrão na maioria das lojas virtuais, pois permite que se destaque somente o produto à venda – o efeito é resultado de uma técnica chamada de “curva infinita”. Ela pode ser alcançada com o uso de uma cartolina branca ou um tecido da mesma cor, que deve estar preso na parte superior, formando uma leve curva.

Outra possibilidade, como comentamos antes, é construir uma caixa branca para fotografar os objetos dentro dela. É algo bem simples de fazer:

  • Pegue uma caixa de papelão em tamanho suficiente para acomodar seus objetos
  • Recorte as laterais e a área superior da caixa, formando três grandes janelas
  • Cubra essas janelas com tecido branco ou TNT na mesma cor
  • Revista a área de papelão restante também com tecido branco ou papel
  • Instale essa estrutura sobre uma mesa
  • Direcione às janelas pontos de luz fria, como das lâmpadas fluorescentes
  • Crie o efeito de curva infinita no local onde o objeto ficará e ao fundo da caixa.

Essa estrutura extremamente barata e fácil de ser montada em qualquer lugar permitirá distribuir a luz e alcançar suavidade sem sombras. Também promoverá a profundidade necessária para destacar os detalhes do objeto.

Na internet, pesquisando por “lightbox”, você encontra diversos tutoriais para construir a sua caixa, inclusive com o uso de outros materiais. Deixamos como sugestão o vídeo abaixo, que resume o método em apenas um minuto:

7 dicas bônus para acertar na foto

  1. Tire fotos de diferentes ângulos para que o cliente possa ver o máximo de detalhes do produto
  2. Prefira fotos em alta resolução para que a função zoom (que amplia a imagem no site) faça sentido
  3. Falando em zoom, use apenas o zoom óptico e nunca o zoom digital da câmera, pois ele reduz a qualidade da imagem
  4. Se o produto tiver disponibilidade de outras cores, fotografe cada uma delas
  5. Use a função “macro” na câmera para fotografar objetos muito pequenos, como joias, ou detalhes deles
  6. Avalie a estratégia de fotografar uma pessoa usando o produto, o que pode humanizar a imagem
  7. Ainda que a foto fique perfeita, ela precisará de retoques em um programa de edição.

Pratique a fotografia

Este artigo trouxe dicas para tirar fotos de produtos para exibição em sua loja virtual sem gastar muito. Acreditamos que você tenha agora informações para obter boas imagens e facilitar o processo de conversão dos acessos ao site em vendas.

Como dica final, é válido entender que a fotografia é uma arte e, como tal, depende não apenas de talento, mas da prática. Quanto mais você exercitar, mais satisfeito ficará com os resultados.

Você também tem uma boa dica para fazer fotos para loja virtual? Comente!

Leia também